O que o Pai Natal pode trazer no sapatinho? | FC Porto

Querido Pai Natal, como qualquer adepto de Futebol, chego à época natalícia e para além dos desejos habituais para mim e para os meus também me vem ao pensamento o que o FC Porto pode alterar para melhorar.

Em primeiro lugar no campo, há uma necessidade que se repete há vários anos sem que haja vontade ou mesmo consciência de alterar: o reforço efetivo dos defesas laterais do Porto. Zaidu ultrapassa constantemente os limites de velocidade, João Mário não perde o jeito para os cruzamentos que vem desde os tempos de extremo, Rodrigo Conceição é um pouco mais assertivo em termos defensivos e Manafá já está disponível para os ziguezagues no corredor…

Contudo, é necessário contratar dois laterais que cumpram em termos defensivos e ofensivos e se possível também com capacidade de finalização. Para o bem coletivo e individual, o Pêpe precisa jogar a extremo para a equipa ter mais criatividade. Desde Alex Telles à esquerda e Ricardo do lado direito que há um défice nessa posição com várias adaptações de centrais e de extremos às laterais.

Se for ainda possível acrescentar à lista, mas não com a mesma urgência: um médio box-to-box que se destaque na qualidade de passe e em pautar os tempos de jogo no momento de posse e no movimento ofensivo. Neste aspeto, o treinador Sérgio Conceição soube adaptar Eustáquio ao onze, apesar de não ser o mesmo tipo de jogador e de se notar a falta de Vitinha nos jogos grandes. Talvez Pai Natal para ser mais específico, basta um médio jovem com muito potencial para trabalhar e que não seja para lançar no onze já esta época.

Por último em relação ao plantel, tenta que o Gonçalo Borges tenha mais oportunidades porque tem muito talento e está numa altura em que se não jogar na equipa principal, vai continuar a estagnar. Em alternativa, podes arranjar um empréstimo num clube onde jogue e ganhe as ferramentas em campo para explodir futebolisticamente falando.

Em segundo lugar, peço um pouco de calma ao treinador Sérgio Conceição para que consiga acabar no banco todos os jogos e continue a mostrar a sua qualidade dentro do campo. Para além disso, se for possível, dá-lhe discernimento para que compareça nas conferências de imprensa para que os sócios e adeptos portistas oiçam o que o seu treinador tenha para dizer e é preciso dizê-lo várias vezes marca pela diferença relativamente a outros colegas de profissão.

Por fim, peço para que dês à administração o realismo e humildade suficiente para perceber que o Porto precisa das contas equilibradas e não pode entrar em loucuras como nos anos de Lopetegui com “Ferraris parados” sem que isso comprometa o investimento necessário na equipa. Uribe é importante e o clube deve tentar mantê-lo, mas não se pode entrar em loucuras.

Que oiçam sempre o treinador Sérgio Conceição (e neste caso envolvam-no sempre nas decisões!), a sua equipa técnica e o scouting.

Obrigado e bom trabalho para ti. Desejo-te um feliz natal e um excelente 2023, tal como a todos os adeptos de futebol sejam azuis e brancos ou de outras cores. Já agora se puderes voltar ao azul do teu traje original, seria uma boa ideia. As colas gaseificadas já não se lembram de ti nos anúncios….

P.S. Se for possível, faz com que o Benfica escorregue várias vezes para que se abra uma via azul e branca para o título agradeço e que ainda dê para o Porto chegar mais longe na Liga dos Campeões. E já agora tem cuidado com a velocidade do trenó porque o céu vai estar molhado e a aquaplanagem também deve ocorrer lá por cima…

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #90 – Especial Entrevista com Marcão (Marcos Nangi)

O "Papo de Bola" desta semana conta com uma entrevista ao ex-avançado Marcos Nangi, mais conhecido como Marcão

Juventus anuncia Damien Comolli como novo diretor geral

A Juventus oficializou a contratação de Damien Comolli como o seu novo diretor geral. Era o presidente do Toulouse desde 2020.

Mitchell van der Gaag oficializado como novo treinador do Zurique

O Zurich anunciou a contratação de Mitchell van der Gaag como o seu novo treinador. O antigo treinador de Marítimo e Belenenses assinou até 2027.

AEK oficializa a saída de Bruno Alves

O AEK anunciou a saída de Bruno Alves do clube grego. O antigo internacional português era diretor desportivo do clube grego desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick eleito treinador do ano da La Liga

Hansi Flick foi eleito o melhor treinador da temporada 2025/26 da La Liga. O técnico levou a equipa do Barcelona ao título.

Youtuber Miguel Paraíso elogia temporada do Benfica e pede continuidade de Bruno Lage: «É a pessoa certa»

Miguel Paraíso falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Benfica elogiou Bruno Lage e falou da época das águias.

Marco Costa enaltece título do Sporting e elogia Frederico Varandas: «É o mais medalhado de todos»

Marco Costa falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Sporting falou da época dos leões e elogiou Frederico Varandas.