Darwin Nuñez | A flecha encarnada à espera de explodir

    Numa época muito irregular para o SL Benfica, em que já praticamente todos os jogadores do plantel tiveram tanto bons como maus momentos de forma, a decisão de escolher O jogador mais perigoso da equipa não foi nada fácil. Não há falta de qualidade na equipa da Luz, muito pelo contrário, mas a dificuldade de brilhar consistentemente tem também sido uma realidade.

    Mas então, quem é realmente o jogador mais perigoso das Águias? Podia ser Rafa, que quando inspirado é imparável, podia ser Grimaldo, o melhor jogador do SLB no último clássico, ou mesmo Pizzi, apesar de estar a fazer uma época abaixo das expetativas. A minha escolha recaiu em Darwin Nuñez. O talento do avançado uruguaio é inegável, mas esperava-se mais depois do início de campeonato. Mas na verdade o mesmo pode ser dito para grande parte do plantel benfiquista.

    Darwin é aquele jogador que pode sempre causar perigo, não precisa de fazer um grande jogo para ser sempre uma ameaça à baliza contrária. O seu estilo de jogo, físico e vertiginoso, explica isso mesmo. E se este tem sentido dificuldades, é porque o SL Benfica nem sempre tem o espaço atrás das costas do adversário que Nuñez precisa para mostrar toda a sua qualidade. Mas esse não será o caso contra o FC Porto. Claro que a defesa portista também será melhor do que praticamente qualquer outra que as Águias enfrentam (apesar de também já ter mostrado fragilidades), mas haverá certamente espaço para Darwin explorar.

    O curioso com o avançado é que, nesta temporada, até tem feito mais assistências do que golos. Imaginava-se que fosse o caso com Waldschmidt, um segundo-avançado por natureza, mas a verdade é que tem sido o alemão a marcar mais golos. Na minha opinião, não se deve ao facto do uruguaio ser particularmente forte no passe, na visão de jogo ou no tratamento da bola em espaços curtos, mas sim devido a uma falta de confiança por parte de Darwin. Já foram várias as vezes que vi Nuñez a passar a bola para o colega do lado assistir quando podia perfeitamente finalizar ele próprio.

     Mas esta falta de crença nas suas próprias capacidades é, na verdade, uma espécie de espelho do que tem sido a época para a maior parte dos jogadores do SL Benfica. Se calhar por terem sido colocadas expetativas e exigências muito altas depois do mercado de transferências, se calhar porque entraram muitos jogadores novos na equipa, dificultando uma rápida coesão. Não temos bem a certeza. O que sabemos ao certo é que este SL Benfica não é aquele que esperávamos no início da época. Acho que nem os portistas mais otimistas esperavam uma época tão aquém dos maiores rivais.

    Mas também há outra coisa que já vimos: o melhor Benfica surge quando o melhor Darwin Nuñez aparece. Quando este combina com Luca no centro do ataque para se lançar a si próprio ou outro qualquer dos colegas. Todos nós nos lembramos do jogo em Famalicão onde os dois avançados fizeram o que queriam da defesa contrária. Esse SL Benfica também existe, tem sido mais difícil de encontrar, mas existe. Infelizmente para uns e felizmente para outros, não tem aparecido muitas vezes, mas quem sabe se não voltará no clássico deste sexta-feira contra o FC Porto. Certamente que não haveria melhor jogo para o fazerem.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Alexandre Matos
    Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
    O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Leeds United vence Stoke City e está de regresso à Premier League

    O Leeds United conquistou esta segunda-feira o acesso à Premier League, depois de derrotado o Stoke City por seis bolas a zero.

    Hansi Flick fala sobre situação de Ansu Fati: «Fui um jogador profissional e compreendo-os»

    Hansi Flick falou sobre Ansu Fati, atual jogador do Barcelona. O extremo não tem tido espaço nas ideias do treinador alemão.

    Chelsea prepara 40 milhões de euros por jogador do Barcelona

    O Chelsea está interessado em garantir a contratação de Fermín López, jogador que pertence aos quadros do Barcelona.

    Petit antevê encontro frente ao Sporting: «A esperança é dar a volta à eliminatória»

    Petit realizou esta segunda-feira a antevisão do encontro entre o Sporting e o Rio Ave, relativo às meias finais da Taça de Portugal.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    CEO do Bayer Leverkusen confirma acordo “de cavalheiros” com Xabi Alonso caso apareça o Real Madrid

    Fernando Carro falou durante o dia da entrega dos prémios Laureus 2025 e abordou a possível saída de Xabi Alonso do Bayer Leverkusen.

    Liverpool identifica sucessor de Trent Alexander-Arnold e conta com pesada concorrência

    O Liverpool deverá ver Trent Alexander-Arnold partir no final da temporada. Ola Aina é o nome desejado para ocupar o seu posto.

    Luís Figo fala do talento de Lamine Yamal: «Se fossem todos como ele…»

    Luís Figo falou durante o dia da entrega dos prémios Laureus 2025. O Bola na Rede esteve no evento que se realizou em Madrid.

    Manchester United de Ruben Amorim segue antigo pupilo que custa 48 milhões de euros

    O Manchester United está a acompanhar a evolução de Anthony Elanga, extremo que pertence aos quadros do Nottingham Forest.

    WWE WrestleMania (noite 2): Começou tão bem para acabar assim

    Depois de uma primeira noite de WrestleMania que teve os seus pontos altos e baixos, mas deixou a desejar no geral, a segunda noite foi mais ou menos igual.

    Boavista ‘obrigado’ a preparar jogo contra o Sporting fora do Bessa

    O Boavista começou a preparar o encontro frente ao Sporting no terreno do Esmoriz, já que o conjunto do Bessa está sem eletricidade.

    Ruud Gullit e Fabio Capello perspetivam meias-finais da Champions League: «Estamos felizes»

    Fabio Capello e Ruud Gullit estiveram no dia da entrega dos prémios Laureus 2025. O Bola na Rede esteve no evento que se realizou em Madrid.

    Ángel Di María dá boas notícias ao Benfica e razões a Bruno Lage para sorrir

    Ángel Di María não se encontra lesionado, apesar de ter saído com queixas da partida entre o Benfica e o Vitória SC.

    Fabio Capello defende Carlo Ancelotti e pede calma por Lamine Yamal: «Não pode chegar ao nível de Messi, nem de Maradona»

    Fabio Capello falou durante o dia da entrega dos prémios Laureus 2025. O Bola na Rede esteve no evento que se realizou em Madrid.

    Rafael Leão e a temporada do AC Milan: «Nós tentamos sempre dar o nosso melhor, mas depois não controlamos tudo»

    Rafael Leão assumiu que a temporada do AC Milan está a ser abaixo das expetativas, mas assumiu que a equipa ainda pode melhorar.