📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Diogo Leite | O novo patrão da defesa dos Dragões

- Advertisement -

Durante esta época, houve até alturas em que Diogo Leite era preterido por Malang Sarr. O francês pode até ser um jogador com mais experiência sénior, mas a verdade é que não impressionava de uma forma indiscutível, e não é um jogador detido pelo FC Porto. Aliás, está no Dragão emprestado e sem opção de compra.

Diogo Leite apenas reentrou na equipa no encontro contra o Manchester City FC, devido à mudança tática de Sérgio Conceição que estruturou a equipa num sistema de três centrais. Foi provavelmente o melhor central do FC Porto nesse jogo, mas voltou ao banco no seguinte. Jogou outra vez no embate contra o Olympiacos CFP, num encontro em que Sérgio Conceição rodou completamente a equipa por já ter conquistado a passagem na fase de grupos.

Voltou a ser titular nos dois jogos seguintes, mas, por serem jogos da Taça de Portugal e da Taça da Liga, restava perceber realmente se havia finalmente ganho a titularidade. As exibições que tinha feito nesses jogos, desde o encontro contra o Manchester City, mereciam isso mesmo, a meu ver.

Felizmente, Sérgio Conceição não conseguiu ignorar a realidade, e Diogo Leite foi já titular nos últimos três jogos a contar para a Primeira Liga. Tem mostrado muito mais confiança e, por consequência, mais segurança também. Tem uma qualidade com a bola nos pés que mais nenhum central portista tem, o que é sempre importante para uma equipa grande que passa grande parte do jogo com a bola. É alto, rápido e faz muito bem as coberturas. Posiciona-se quase sempre bem, e tem uma capacidade de antecipação muito acima da média.

Para além de tudo isso, é um líder. Notei particularmente no jogo contra o Manchester City que estava em constante comunicação com os seus colegas, sempre a tentar manter a sua linha defensiva alinhada, aspeto especialmente importante nesse jogo devido ao facto de a equipa não estar habituada a jogar com três centrais e por ter jogado no meio dos seus dois companheiros. Este é um facto já evidenciado por Sérgio Conceição também, que tem confiado a braçadeira de capitão em Diogo Leite nos últimos jogos quando Sérgio Oliveira é substituído.

O jovem portista tem sido peça fundamental na seleção sub-21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Como muitos outros jovens antes dele, e como muitos ainda por vir, é só preciso uma aposta real no jogador para que este comece a mostrar toda a sua qualidade. E uma aposta real significa deixar os jovens fazer erros, e continuar a dar-lhes confiança, continuar a dar-lhes minutos.

O que queima os jovens não é pô-los a jogar em encontros difíceis e este mostrarem algumas dificuldades. O que queima os jovens é, depois desses jogos, relegá-los para o banco ou para a segunda equipa. Felizmente, Diogo Leite ainda foi a tempo de se mostrar a alto nível, e ainda vai a tempo de mostrar ainda mais no futuro próximo.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.