Dragão com uma veia goleadora mais estreita | FC Porto

- Advertisement -

Golos… o grande desejo dos adeptos. O auge de um jogo de futebol. O grande objetivo do futebol baseia-se em marcar golos e evitar sofrê-los, mas o lendário Bobby Robson dizia, e bem, que a melhor defesa é o ataque. No FC Porto, na atual temporada, os golos não têm aparecido tão facilmente como nas épocas anteriores. A quatro partidas do fim da época desportiva, os dragões levam 94 golos marcados em todas as provas. Em 2019/2020 terminaram com 115, o que significa que as redes da baliza adversária balançaram mais 21 vezes do que na atual temporada, até ao momento. O porquê? Vamos analisar alguns aspetos.

Na temporada passada, o FC Porto conseguiu rentabilizar as bolas paradas ao máximo, o que se deve também à presença de Alex Telles na equipa. O lateral esquerdo tinha o dom de saber colocar a bola no sítio certo, seja de pontapé de livre para a área ou de grande penalidade. No campeonato 2019/2020, dos 74 golos que os azuis e brancos fizeram, 35 foram provenientes de lances de bola parada. Nesta temporada, apesar de Sérgio Oliveira ser um excelente batedor de pontapés de livres e penáltis, vimos um decréscimo de golos provenientes deste tipo de lances.

Contudo, a culpa de uma maior escassez de golos não pode ser depositada apenas nos avançados do FC Porto. Embora os quatro homens do setor mais ofensivo tenham marcado menos golos do que os da época passada, faltando quatro jornadas para o término do campeonato, podem ainda ultrapassar essa marca. Taremi (20) e Marega (12), Toni Martínez (cinco) e Evanilson (quatro), juntos levam 41 golos marcados em todas as competições, o que equivale a uma percentagem a rondar os 44% do total de golos da equipa. Já Moussa Marega (15) de 2019/2020, Tiquinho Soares (21), Zé Luís (10), Aboubakar (dois) e Fábio Silva (três), as cinco referências da frente na época transata, juntos fizeram 51 golos dos 115 marcados no total, ou seja, também cerca de 44% do total de golos.

Isto significa que 56% dos golos marcados pelo FC Porto acontecem por intermédio de jogadores que não pontas-de-lança. Sérgio Oliveira é o segundo melhor marcador do plantel e um dos principais contribuintes para esta estatística. O centrocampista português já leva 19 golos arrecadados em todas as competições (20% do total), ficando apenas atrás de Mehdi Taremi. 11 das 19 vezes que fez gosto ao pé foram através de grande penalidade. O que nos faz recordar outro caso da época passada, nomeadamente o de Alex Telles. O lateral-esquerdo ex-FC Porto era o especialista das bolas paradas e encarregou-se por fazer balançar as redes adversárias por 13 vezes, nove delas de grande penalidade.

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ainda assim, as grandes razões para a falta de golos do FC Porto foram a falta de criação de oportunidades e a baixa concretização. Frente ao FC Famalicão, os dragões venceram por 3-2, marcando mais de dois golos na partida. Algo que já não acontecia desde o encontro com o CD Nacional a 12 de janeiro de 2021, em que os portistas saíram vitoriosos por 2-4. Foram 24 partidas sem marcar mais de dois golos, o que acaba por refletir um número mais baixo de golos marcados. Poderá ser este indicador um alerta para a necessidade de caras novas na próxima época do FC Porto? Só Sérgio Conceição e a equipa técnica portista saberá.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.