Europa League, 3.ª jornada: quinta-feira, 24 de outubro de 2024, 20h00.
A ANTEVISÃO: DRAGÕES
AINDA À PROCURA DA AFIRMAÇÃO EUROPEIA
Depois de um empate e de uma derrota, o FC Porto recebe os alemães do Hoffenheim na terceira jornada da Liga Europa. O cenário não é ideal para os dragões uma vez que ao fim de duas jornadas só somam um ponto na competição e defrontam agora um adversário que permanece invicto e que tem quatro pontos somados ao iniciar a terceira jornada
Apesar do percurso invicto nos primeiros jogos da competição europeia, o clube liderado pelo norte-americano Pellegrino Matarazzo já sofreu quatro derrotas na Bundesliga ocupando neste momento o 14.º lugar da prova doméstica. No entanto, a turma alemã conta com um plantel experiente e com alguns jogadores que a equipa de Vítor Bruno terá que vigiar. O croata Andrej Kramaric é o nome mais sonante do plantel e é mesmo o melhor marcador da equipa contabilizando já cinco golos na presente época. A equipa alemã costuma atuar num sistema em 3-4-3 com os laterais Alexander Prass e Tom Bishoff a terem liberdade nas linhas para dar mais caudal ofensivo à equipa. Visitam o Estádio do Dragão depois de na última jornada obterem uma vitória caseira contra o Bochum por 3-1.
Já os portistas precisam mesmo de uma vitória nesta edição da Liga Europa. Com apenas um ponto conquistado, a turma liderada por Vítor Bruno ocupa um dos últimos lugares da fase da liga. Depois da passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal após vitória contra o Sintrense, os azuis e brancos têm o primeiro teste de fogo pós-paragem seleções. Samu teve em grande ao serviço da seleção sub-21 de Espanha ao marcar o primeiro póquer da carreira contra a seleção da Malta. O jovem avançado é o jogador em destaque da equipa portista e já leva três golos nesta edição da Liga Europa, depois de bisar contra o Manchester United.
O FC Porto terá que assumir, obrigatoriamente, as despesas do jogo por jogar em casa e precisar de pontuar. A equipa da cidade Invicta é favorita para este jogo uma vez que tem melhores individualidades e apresenta um futebol mais estável e vistoso. No entanto, Vítor Bruno terá que ser atento ao Hoffenheim uma vez que a equipa alemã finalmente encontrou o seu ritmo, depois de um mau começo de época, e já leva três jogos sem derrotas. O árbitro do jogo será o polaco Damian Sylwestrzak.
10 DADOS RÁPIDOS
- FC Porto e Hoffenheim nunca se defrontaram em jogos oficiais
- David Jurasek, conhecido pelos adeptos benfiquistas, está a jogar ao serviço da equipa alemã
- Os portistas têm mostrado mais veia goleadora com 30 golos marcados contra 18 dos alemães
- Apesar do FC Porto ter mais golos marcados que a equipa alemã na Liga Europa (5×3), está bem pior posicionado (24º x 9º)
- O árbitro que vai ajuizar o jogo já apitou uma equipa portuguesa esta época: derrota do SC Braga na Grécia por 0-3 contra o Olympiacos
- O Hoffenheim, ao contrário dos portistas, nunca ganhou uma competição europeia
- A equipa alemã terminou em 7.º lugar na edição anterior da Bundesliga tendo um incrível saldo de 0 (!) golos (66 golos marcados e 66 golos sofridos)
- Em 12 jogos oficiais durante a presente época, os dragões já chegaram aos 30 golos. Na época passada, com o mesmo número de jogos, os portistas contabilizavam 16
- Andrej Kramaric é mesmo o maior goleador da história da equipa alemã, seguido pelos bósnios Salihovic e Ibisevic
- O guarda-redes recém internacional alemão, Oliver Baumann, também é um dos históricos do clube alemão. Já entra no top-4 de jogadores com mais jogos somados ao serviço da equipa (375 jogos)
JOGADORES A TER EM CONTA
Wenderson Galeno – A equipa alemã joga com os laterais muito projetados e o jogador brasileiro pode ter espaço para explorar nas costas da defesa. Acredito que pode ser o jogador mais desequilibrador da equipa portista.
Andrej Kramaric – O croata é o jogador mais influente da equipa alemã. Já soma mais de 200 jogos e mais de 100 golos ao serviço do Hoffenheim e é um jogador que Vítor Bruno terá que ter debaixo de olho.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Perez, Tiago Djaló, Francisco Moura, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico Gonzalez, Galeno, Pepê e Samu;
Treinador: Vítor Bruno
«Mau arranque na Liga Europa? Não tem impacto nenhum, claro que só temos um ponto ao fim de duas jornadas, mas há que atacar o jogo desta quinta-feira e isso é o mais importante».
Hoffenheim: Oliver Baumann, Arthur Chaves, Stach, Akpoguma, Bischof, Grillitsch, Valentin Gendrey, Alexander Prass, Andrej Kramaric, Marius Bulter e Adam Hlozek
Treinador: Pellegrino Matarazzo
«Temos de recuperar o atraso na Bundesliga, mas estamos a ir muito bem na Liga Europa e gostaríamos de continuar assim».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 4-1 Hoffenheim