É época natalícia no Dragão

dragaoaopeito

A uma semana do Natal, presentes são pensados, idealizados e comprados; no Porto começam a ser dados os primeiros passos para um bom Natal em família.

Começando pela Liga

O Porto não fez um excelente jogo contra o Rio Ave nem está num patamar exibicional brutal, de todo; aquilo que critico mais nos adeptos de outros clubes é a ânsia de começar a achar que as equipas “digivoluiram” de um momento para o outro, e isso não faço. O Porto está fraco ainda, continua a depender em demasia de Danilo e Alex Sandro (os grandes desequilibradores desta equipa), mas pelo menos um outrora peão na equipa B começa a assumir-se no plantel principal do Porto – Carlos Eduardo, um falso 10, que provou numa excelente 2ª parte com o Braga ser uma opção para esta equipa.

O triângulo inverteu? É a pergunta cuja resposta todos os adeptos querem saber. Nunca antes no futebol português se falou tanto de tal figura geométrica; de repente, todos passámos a ser analistas técnico-tácticos de futebol, argumentando factos geométricos para explicar o insucesso do actual Futebol Clube do Porto. Aparentemente sim, inverteu (de 2-1 para 1-2). Fernando foi pivot defensivo e Lucho e Carlos Eduardo os médios interiores, com este segundo a assumir um papel de um falso 10, aparecendo no centro e nas alas com uma polivalência e técnica impressionantes, prometendo muito para esta equipa.

De realçar a ausência na convocatória de Quintero (sendo convocado para o jogo da B contra o Atlético), um elemento que neste “novo” sistema de jogo de Paulo Fonseca poderia lutar pelo lugar com Carlos Eduardo, neste momento assumidamente titular no Futebol Clube de Porto. Realço também a excelente entrada de Kelvin em campo, tendo tido uma entrada gradual no plantel (começou na B, tem sido convocado ultimamente e jogou cerca de 20 minutos contra o Rio Ave) e assumindo-se cada vez mais como uma hipótese (à frente de Ricardo, por exemplo, mas ainda atrás de Licá, que continua a merecer a confiança do treinador – presumo que deva treinar bem e esforçadamente…).

Jackson Martinez tem sido o grande artilheiro do Porto Fonte:Maisfutebol.iol.pt
Jackson Martinez tem sido o grande artilheiro do Porto
Fonte:Maisfutebol.iol.pt

Liga Europa

Entre vários pequenos tubarões da Europa, acaba por calhar ao Porto uma equipa acessível, de seu nome Eintracht Frankfurt. Esta equipa alemã é a actual 15ª classificada da Bundesliga, muito longe do valor das principais equipas alemãs (este ano já perdeu fora por 6-1 com Hertha de Berlim para a Bundesliga e por 4-1 com o Maccabi Tel Aviv), tendo até ao momento oito derrotas, cinco empates e apenas três vitórias na principal liga de futebol alemã.

A primeira mão joga-se no Dragão e talvez seja essa a única desvantagem para este Porto, que é, a meu ver, a par de Benfica, Juventus, Nápoles e Tottenham, um dos favoritos para sair de Turim com o troféu. De salientar ainda que, ao passar estes dezasseisavos de final, o Porto irá apanhar o vencedor do jogo entre Nápoles e Swansea City, sendo que para muitos a equipa italiana é a grande favorita a vencer a Liga Europa (não esquecer que Nápoles fez doze pontos na fase de grupos da Champions e mesmo assim não passou) e a grande fava que poderia calhar às equipas portuguesas.

 

A passagem de ano não chega depois do Natal

Depois do Natal há Sporting-Porto, todos sabemos. Eu sou um apologista de que esta competição está claramente a mais no panorama nacional de futebol, daí querer uma equipa constituída por jogadores menos regulares no Porto contra um Sporting que aparenta ser grande mas que está a competir unicamente em duas frentes.

Não vai acontecer, mas gostava de ver finalmente Ghilas a jogar mais de 10 minutos, Kelvin a ter uma oportunidade clara de mostrar o seu valor, de ver Quintero a poder finalmente provar o seu talento, e até, quem sabe, de ver Reyes a marcar Montero.

Para a semana irei falar dos presentes que o Porto irá receber, assim como dos presentes que vai (ou devia) vender ou emprestar a outros clubes. Até lá, esperar que no fim-de-semana se cante no estádio do Dragão “A todos um bom Natal”, com uma boa exibição para adeptos que não estão de todo habituados a derrotas nem empates – se possível com triângulo 1-2 com Fernando, Lucho e Carlos Eduardo, e com Kelvin em vez de Licá.

Subscreve!

Artigos Populares

Christian Horner despedido da Red Bull com efeito imediato após 20 anos

Christian Horner foi despedido da Red Bull após 20 anos na equipa. Decisão tomada após o GP da Grã-Bretanha.

Oficial: Gabriel Gudmundsson é reforço do Leeds United

O Leeds anunciou a contratação de Gabriel Gudmundsson. O defesa sueco deixou o Lille e assinou até 2029 com o clube inglês.

Dusan Vlahovic prepara saída da Juventus e já escolheu destino na Premier League

A Juventus planeia rescindir contrato com Dusan Vlahovic e o avançado sérvio quer juntar-se ao Manchester United de Ruben Amorim.

Benfica tem princípio de acordo com Thiago Almada e já são conhecidos os detalhes

Thiago Almada está mais perto do Benfica. Médio argentino já tem princípio de acordo com o clube português.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG x Real Madrid: Antevisão, Estatísticas e Dica de Aposta para a meia-final do Mundial de Clubes

PSG e Real Madrid têm encontro marcado para a segunda meia-final do Mundial de Clubes da FIFA. O reencontro de Kylian Mbappé com a sua antiga equipa.

Manchester United de Ruben Amorim vai receber mais de 9 milhões de euros com jogador que já não está na equipa

O Manchester United vai receber parte da verba da transferência de Anthony Elanga para o Newcastle. Extremo passou pelos red devils.

Liverpool define avançado do PSG como alternativa a Luis Díaz

O Liverpool está a considerar Khvicha Kvaratskhelia como possível substituto de Luis Díaz, caso o colombiano deixe Anfield neste mercado de verão.