«Infelizmente não partilhei balneário com Sérgio Conceição, mas para quem esteve com o Co Adriaanse…» – Entrevista BnR com Helton Arruda

    «Se tiver a oportunidade e qualidade de chegar diretamente a um clube grande, porquê também não?»

    Bola na Rede: Voltando ao teu percurso futebolístico, depois da saída do FC Porto, tiveste uma pausa de 5 anos na tua carreira, e aceitaste o desafio de voltar aos relvados com um regresso ao UD Leiria. Foi um misto de saudades e de ajudar o clube que te abriu portas quando chegaste a Portugal?

    Helton: Foi sim, foi um pedido do sr. Amando Marques, através de um grande amigo que eu tenho, para que lá estivesse para ajudar o clube. E eu por gratidão regressei.

    Bola na Rede: Num balanço destas duas passagens por Leiria, se pudesses voltar atrás antes de vires para Portugal, terias escolhido de novo este clube como porta de entrada?

    Helton: Não podemos escolher, são oportunidades que criamos. Naquele momento foi o UD Leiria. Era para vir para o FC Porto diretamente, mas cheguei aqui e encontrei essa mudança, mas não trem qualquer problema, tenho de me orgulhar.

    Bola na Rede: Sentes que até foi bom antes passares por um clube como o UD Leiria antes de dares o salto para a invicta?

    Helton: Não vejo diferença alguma, porque eu comecei no Vasco da Gama, fui campeão brasileiro, da Libertadores, campeão carioca, campeão de S. Paulo, campeão da América do Sul… Não tenho qualquer problema. Graças a Deus, eu não tenho esse problema de dizer assim: se tiver essa oportunidade de passar por um clube mais mediano, para ter experiência, é ótimo. Mas se tiver a oportunidade e qualidade de chegar diretamente a um clube grande, porquê também não? Não temos de ter medo. As apostas também são assim, não devem ser somente pela idade e pela experiência que já se teve. Eu tenho um caso desses. Já passei pelo Freamunde como treinador e o presidente colocou a mão na cabeça a perguntar porque é que eu ia apostar num miúdo que era dos Juniores. E eu disse-lhe que esse miúdo que estava nos Juniores, que tem 17 anos, estava a jogar muito bem, a trabalhar muito bem e estava-me a dar uma garantia de trabalho. Terminou a época e foi vendido para o FC Vizela. Hoje ele [o presidente] agradece-me por isso.

    Bola na Rede: E podemos voltar a ver o Helton como treinador?

    Helton: Não sei (risos)

    Bola na Rede: E a experiência, como foi?

    Helton: Foi ótima, não estive só lá no Freamunde, estive em mais dos clubes e foi ótimo.

    Bola na Rede: Qual é o papel mais difícil, ser treinador e comandar uma equipa ou ser a ordem do treinador enquanto jogador?

    Helton: A diferença é muito pouca, a responsabilidade é a mesma (risos)

    Bola na Rede: Regressando ao UD Leiria, tendo em conta aquilo que já conheces sobre o projeto, acreditas que, a médio longo-prazo, este clube pode estar de regresso à primeira liga?

    Helton: No momento eu não conheço o projeto, saí há um ano e o projeto acaba por ser outro, todos os anos se muda. Mas espero que sim, que tenha novas oportunidades de estar na primeira liga, porque foi lá onde encontrei o Leiria quando cá cheguei. Por isso, faço votos para que retorne.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Franco Israel foi operado e falha o resto da temporada do Sporting

    Franco Israel foi operado este domingo ao menisco e...

    Os onzes oficiais do Famalicão x Benfica para a Liga Portugal

    O Benfica vai enfrentar fora de casa o Famalicão...

    Benfica derrota FC Porto e conquista Taça Hugo dos Santos

    O Benfica conquistou a edição 2023/24 da Taça Hugo...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.