📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Era uma vez um campeão?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Sou portista. O que me levou a tornar-me portista foram as vitórias. Não posso fazer um exercício de hipocrisia e afirmar que, como muitas vezes ouço dizer, me tornei adepto do FC Porto por quaisquer valores ou princípios que pudesse ver incutidos no clube. Tenho que ter a humildade de reconhecer que foram as conquistas o elemento diferenciador para que eu me tornasse um apaixonado pelo clube da minha cidade.

Para as pessoas da minha geração era fácil escolher ser portista. Representava a felicidade e comodidade de ganhar quase sempre. E para uma criança não há nada mais importante do que ser do clube que ganha. As influências familiares apontavam para a Académica de Coimbra e (com menos intensidade) para o Sporting CP mas cedo me afastei desses sopros porque, volto a dizer, a única coisa que me interessava era ganhar. Foi quase que uma racionalidade irracional que me fez optar por ser Dragão.

A minha aproximação ao clube não é, portanto, um conto de fadas ou uma história digna de um bestseller. No entanto, com o avançar da idade e a crescente consciencialização de que o futebol é muito mais do que ganhar ou perder, fui-me começando a identificar com os tais valores que outrora apenas ignorara. Foi como apaixonar-me outra vez, foi como, finalmente, encontrar a justificação aflorada para ser portista.

Jackson e James ajudaram na conquista do título, em 2012-2013  Fonte: FC Porto
Jackson e James ajudaram na conquista do título, em 2012-2013
Fonte: FC Porto

Era, de facto, um clube diferente. Percebi então porque ganhava mais vezes. O olhar de jogadores como Jorge Costa ou Bruno Alves, a genialidade de jogadores como Deco ou Hulk, mas acima de tudo, a atitude e rigor de todas as pessoas envolvidas no dia-a-dia do clube fizeram-me perceber, então, o porquê de o FC Porto ser um clube talhado para vitórias e, como tal, o porquê de ser portista.

Mais tarde ainda, quando comecei a entender de forma mais consistente o fenómeno do futebol, os meandros da modalidade e a forma como as altas instituições reguladoras desempenham um papel decisivo no sucesso ou insucesso de uma equipa, foi quando definitivamente reconheci toda a competência de um clube e de uma estrutura que havia ganho tanto respeito como receio junto dos lugares decisores do nosso futebol e que, fruto de um trabalho exemplar, o FC Porto era um clube intocável. Assim se constrói um campeão.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem após chegar aos 956 golos na carreira: «Trabalho árduo»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais neste sábado. O avançado português reagiu após marcar mais dois golos pelo Al Nassr.

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges perto de receber dois “reforços” no Sporting já no início de janeiro

Rui Borges deve receber dois jogadores no início de janeiro. Zeno Debast e Daniel Bragança estão praticamente recuperados e perto de se juntarem à equipa do Sporting.

Fotis Ioannidis aponta diferenças para Luis Suárez e elogia Vangelis Pavlidis: «Gosto de vê-lo marcar»

Fotis Ioannidis concedeu uma entrevista onde abordou o momento do Sporting, as diferenças face a Luis Suárez e a relação de amizade com Vangelis Pavlidis.

Rio Ferdinand elogia jogador de Ruben Amorim: «Vai estar no Manchester United nos próximos dez anos»

Rio Ferdinand deixou muitos elogios para Senne Lammens. O antigo defesa-central do Manchester United falou após o triunfo da equipa de Ruben Amorim no Boxing Day.