📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Era uma vez um campeão?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Sou portista. O que me levou a tornar-me portista foram as vitórias. Não posso fazer um exercício de hipocrisia e afirmar que, como muitas vezes ouço dizer, me tornei adepto do FC Porto por quaisquer valores ou princípios que pudesse ver incutidos no clube. Tenho que ter a humildade de reconhecer que foram as conquistas o elemento diferenciador para que eu me tornasse um apaixonado pelo clube da minha cidade.

Para as pessoas da minha geração era fácil escolher ser portista. Representava a felicidade e comodidade de ganhar quase sempre. E para uma criança não há nada mais importante do que ser do clube que ganha. As influências familiares apontavam para a Académica de Coimbra e (com menos intensidade) para o Sporting CP mas cedo me afastei desses sopros porque, volto a dizer, a única coisa que me interessava era ganhar. Foi quase que uma racionalidade irracional que me fez optar por ser Dragão.

A minha aproximação ao clube não é, portanto, um conto de fadas ou uma história digna de um bestseller. No entanto, com o avançar da idade e a crescente consciencialização de que o futebol é muito mais do que ganhar ou perder, fui-me começando a identificar com os tais valores que outrora apenas ignorara. Foi como apaixonar-me outra vez, foi como, finalmente, encontrar a justificação aflorada para ser portista.

Jackson e James ajudaram na conquista do título, em 2012-2013  Fonte: FC Porto
Jackson e James ajudaram na conquista do título, em 2012-2013
Fonte: FC Porto

Era, de facto, um clube diferente. Percebi então porque ganhava mais vezes. O olhar de jogadores como Jorge Costa ou Bruno Alves, a genialidade de jogadores como Deco ou Hulk, mas acima de tudo, a atitude e rigor de todas as pessoas envolvidas no dia-a-dia do clube fizeram-me perceber, então, o porquê de o FC Porto ser um clube talhado para vitórias e, como tal, o porquê de ser portista.

Mais tarde ainda, quando comecei a entender de forma mais consistente o fenómeno do futebol, os meandros da modalidade e a forma como as altas instituições reguladoras desempenham um papel decisivo no sucesso ou insucesso de uma equipa, foi quando definitivamente reconheci toda a competência de um clube e de uma estrutura que havia ganho tanto respeito como receio junto dos lugares decisores do nosso futebol e que, fruto de um trabalho exemplar, o FC Porto era um clube intocável. Assim se constrói um campeão.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ferdinand elogia avançado do Manchester United e compara-o a antigo companheiro: «Nunca iria vencer a Bota de Ouro, mas trazia muito valor à...

Rio Ferdinand elogiou Benjamin Sesko e mostrou-se confiante nas características que o avançado pode oferecer ao Manchester United.

Besiktas quer Andreas Schjelderup e pode incluir Rafa Silva na negociação

O Besiktas está também interessado em Andreas Schjelderup. O clube turco pode incluir Rafa Silva na negociação com o Benfica.

Sporting mostrou interesse em avançado que está na segunda divisão de Espanha

O Sporting manifestou interesse em Sergio Arribas. O avançado espanhol de 22 anos está ao serviço do Almería e tem sido um dos destaques da prova.

Rasmus Hojlund explica saída do Manchester United: «O clube deixou bem claro»

Rasmus Hojlund explicou os motivos para deixar o Manchester United no mercado de verão e rumar ao Nápoles.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim explica empate do Manchester United frente ao Wolverhampton: «A fluidez não esteve lá porque há falta de conexão neste momento»

Ruben Amorim analisou o empate entre Manchester United e Wolverhampton. Encontro referente à 19.ª jornada da Premier League.

Gil Vicente recebe «reforço» para defrontar Sporting

Jonathan Buatu vai regressar ao Gil Vicente após a eliminação de Angola na fase de grupos da CAN. O defesa poderá ser opção para o jogo frente ao Sporting.

Jorge Jesus descontente na sala de imprensa: «Uma equipa que está na frente, tem 10 vitórias, e estão aqui a pôr questões do quê?»

Jorge Jesus analisou o empate entre o Al Nassr e o Al Ettifaq da 12ª. jornada da Liga Saudita. O técnico ficou desagradado com as perguntas dos jornalistas.