Era uma vez um campeão?

- Advertisement -

Por esta altura o leitor deve estar ainda confuso questionando-se onde quero chegar com tão apaixonado mas controverso preâmbulo. Vou passar, então, à explicação.

Na últimas 4 jornadas da Liga NOS, o FC Porto apenas saiu vencedor numa delas. Em 4 partidas, os azuis e brancos apenas foram capazes de vencer o Belenenses em casa. O que tinham os outros três jogos em comum? O seu carácter decisivo.

Ora vejamos, primeiro o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal no seu reduto com uma oportunidade de ouro de assumir a liderança e cedeu à pressão. No jogo seguinte deslocou-se ao Estádio da Luz com nova oportunidade de subir ao topo da classificação e voltou a falhar redondamente, podendo, até, dar-se por satisfeito por ter conseguido sair de Lisboa com um ponto.

O FC Porto apenas conseguiu um ponto na deslocação a Braga Fonte. FC Porto
O FC Porto apenas conseguiu um ponto na deslocação a Braga
Fonte. FC Porto

Por fim, deslocou-se a Braga para voltar a colocar pressão num líder que no próximo fim-de-semana vai jogar em Alvalade e voltou sucumbir. Em todos estes jogos foi notória a ansiedade e nervosismo, por outras palavras, aquilo que já aqui apelidei de fibra de campeão. O expoente máximo desta falta de estofo aconteceu no último jogo, no qual, a precisar de ganhar, o FC Porto desperdiçou os últimos 5 minutos do tempo regulamentar em confusões junto ao seu próprio banco. Isto seria impensável no passado. Era uma vez um campeão?

O FC Porto, desde há muito tempo, tem vindo a ter plantéis mais caros que os rivais e isso diferenciava-o e permitia-lhe uma enorme vantagem competitiva. Nos últimos anos o preço elevado dos plantéis mantém-se mas a vantagem competitiva esfumou-se. O FC Porto paga mais por plantéis menos competitivos do que o seu rival. Algo está mal e algo tem que ser alterado porque os insucessos somam-se e as contas estão na corda bamba. Era uma vez um campeão?

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.