O jovem guarda-redes de 22 anos de idade, que se encontra emprestado ao Gil Vicente FC, é um dos jogadores com mais curriculum na formação do FC Porto. Campeão em todos os escalões (sub-15, sub-17, sub-19 e equipa B), este é um registo verdadeiramente impressionante.

Fonte: FC Porto
João Costa fez a sua estreia como sénior no jogo Atlético CP 2-3 FC Porto, na época de 2015/16, quando os portistas eram orientados pelo mister Luís Castro. Conta já com impressionantes 32 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal, sendo internacional desde os sub-15 até aos sub-20 e tendo já 1978 minutos de utilização por Portugal.
Chegou ao Gil Vicente FC em janeiro e tem sido crucial na subida de rendimento da equipa. É um guarda-redes completo: muito ágil entre os postes, seguro nas saídas ao futebol aéreo, joga muito bem com os pés e controla muito bem a profundidade da equipa. João Costa junta a estas caraterísticas técnicas uma personalidade forte que faz dele um jogador com carisma de liderança que não deixa ninguém indiferente no balneário, um grande profissional.
João Costa tem contrato com o FC Porto até junho de 2020. Por isso podemos dizer que o futuro das balizas azuis e brancas está bem seguro.
Foto de Capa: FC Porto
artigo revisto por: Ana Ferreira