A formação do FC Porto tem estado em destaque esta época, com vários jogadores a serem chamados à equipa principal, os sub-19 apurados para as meias-finais da Youth League e na luta pelo título, e a equipa B a realizar, uma vez mais, uma Segunda Liga de boa qualidade, tendo estado muito tempo na liderança e sendo a melhor classificada entre as equipas B. Outro destaque são os vários jogadores emprestados pelo FC Porto a clubes quer da Primeira Liga quer da Segunda Liga. Um desses casos é o de João Costa, um dos grandes talentos da formação azul e branca.

O jovem guarda-redes de 22 anos de idade, que se encontra emprestado ao Gil Vicente FC, é um dos jogadores com mais curriculum na formação do FC Porto. Campeão em todos os escalões (sub-15, sub-17, sub-19 e equipa B), este é um registo verdadeiramente impressionante.

João Costa é um valor seguro da formação do FC Porto
Fonte: FC Porto

João Costa fez a sua estreia como sénior no jogo Atlético CP 2-3 FC Porto, na época de 2015/16, quando os portistas eram orientados pelo mister Luís Castro. Conta já com impressionantes 32 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal, sendo internacional desde os sub-15 até aos sub-20 e tendo já 1978 minutos de utilização por Portugal.

Chegou ao Gil Vicente FC em janeiro e tem sido crucial na subida de rendimento da equipa. É um guarda-redes completo: muito ágil entre os postes, seguro nas saídas ao futebol aéreo, joga muito bem com os pés e controla muito bem a profundidade da equipa. João Costa junta a estas caraterísticas técnicas uma personalidade forte que faz dele um jogador com carisma de liderança que não deixa ninguém indiferente no balneário, um grande profissional.

João Costa tem contrato com o FC Porto até junho de 2020. Por isso podemos dizer que o futuro das balizas azuis e brancas está bem seguro.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários