FC Porto 1-1 Sporting CP (1-3 GP): Valeu a eficácia, na hora da lotaria

 

O Sporting CP venceu o FC Porto nas grandes penalidades e voltou a sagrar-se Campeão de Inverno. Os azuis e brancos chegaram primeiro à vantagem, por Fernando, mas viram os leões conquistarem a igualdade, já para lá dos 90, através da conversão de uma grande penalidade. No desempate da marca dos onze metros foi mais forte a formação de Keizer, que conquistou assim o primeiro troféu da época.

Numa final inédita da Taça da Liga, FC Porto e Sporting CP mediram forças pela conquista de um título que, para os azuis e brancos, seria o primeiro mas, para os leões, seria uma repetição do conseguido na época passada. Das meias-finais até este último duelo as duas formações protagonizaram dois embates polémicos, tendo ultrapassado SL Benfica e SC Braga, respetivamente.

Sérgio Conceição optou por manter a receita vencedora a que recorreu frente aos encarnados, não fazendo qualquer alteração no onze inicial. Danilo voltou assim a ficar de fora e André Pereira voltou a assumir a titularidade.

Já Keizer mexeu na equipa, tanto no centro da defesa como no ataque. André Pinto rendeu Mathieu ao lado de Coates, depois de o francês ter saído lesionado na quarta-feira, e Bas Dost voltou à frente do ataque, para o lugar de Phellype.

Numa primeira parte com muitas faltas e sem golos, as melhores oportunidades chegaram perto do intervalo. Logo aos dois minutos o FC Porto conquistou canto, mas sem conseguir criar perigo para a baliza de Renan e, do lado dos leões, a primeira ameaça chegou por Nani, que após passe de Bas Dost atirou por cima, sem incomodar Vaná.

O guarda-redes dos dragões acabou por estar em destaque à passagem do quarto de hora, embora que pela negativa, depois de falhar na reposição e atirar contra Raphinha, que não conseguiu, ainda assim, concretizar o chapéu.

Num primeiro momento de maior perigo, ao minuto 38, foi André Pereira a atirar por cima, depois de Corona ultrapassar Acuña e conseguir tirar o cruzamento na direita do ataque. Já do lado do Sporting CP o primeiro aviso sério ocorreu depois dos 45, na sequência de um livre batido por Bruno Fernandes. O lance nasceu de um erro de Pepe, que colocou a bola à disposição do adversário e Felipe, para evitar males maiores, fez falta, viu o amarelo e cedeu pontapé livre. O internacional português dos leões, na cobrança, atirou ligeiramente ao lado.

O Sporting acabou por conseguir ser mais forte nas grandes penalidades
Fonte: Bola na Rede

O segundo tempo iniciou-se com a mesma tónica com o que o primeiro tinha terminado, mas trouxe cedo uma contrariedade para Keizer. Ao minuto 53 o treinador foi obrigado a realizar a segunda substituição, depois de ter trocado Acuña por Jefferson no intervalo. André Pinto saiu lesionado e Petrovic, suplente utilizado nos últimos encontros, foi chamado a jogo.

Instalado no meio campo adversário, foi o FC Porto a criar a primeira situação de perigo após o intervalo, ao minuto 60. Na sequência do pontapé de canto batido por Telles na esquerda, Felipe apareceu nas alturas para o cabeceamento, mas Renan defendeu e evitou o primeiro da noite.

Numa segunda parte de sentido único, os azuis e brancos iam dominando e controlando o jogo, mas sem conseguir chegar com perigo à área de Renan. Até ao minuto 79. Herrera rematou, de fora de área e Fernando aproveitou a sobra do guarda-redes leonino, que não agarrou a bola. O reforço de inverno apareceu no meio da confusão para, dentro da pequena área, abrir o marcador em Braga e colocar o FC Porto na frente da final.

O Sporting CP reagiu ao golo apenas ao minuto 88, com Vaná a ser obrigado a aplicar-se para assegurar a vantagem da sua equipa. Jefferson apareceu perto da linha final e, num cruzamento/remate, esteve perto de repor a igualdade. Já para lá dos 90 João Pinheiro recorreu ao VAR para analisar o lance entre Óliver e Diaby e deu grande penalidade para a formação de Alvalade. Na conversão, Bas Dost não desperdiçou, igualou o marcador e fez antever uma decisão por penaltis.

Com o um igual a prevalecer, foi da marca dos onze metros que se apurou o novo Campeão de Inverno. Foi o Sporting o primeiro a falhar, por Coates, mas Militão, logo a seguir, atirou ao lado e não permitiu que os dragões se adiantassem. Hernâni permitiu depois a defesa de Renan e Felipe, no último penálti cobrado, atirou à barra. Festejou o Sporting, que voltou a ser mais forte do desempate por grandes penalidades.

ONZES E SUBSTITUIÇÕES

 FC Porto: Vaná, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Corona (Danilo 82’), Herrera, Óliver (Hernâni, 90+3’), Brahimi, André Pereira (Fernando, 64’) e Marega

Sporting CP: Renan Ribeiro, Ristovski, André Pinto (Petrovic, 53’), Coates, Acuña (Jefferson, 45’), Raphinha, Gudelj (Diaby, 82’), Wendel, Bruno Fernandes, Nani e Bas Dost

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos antevê Santa Clara x Larne: «Temos muita ambição de dar continuidade ao que temos feito»

Vasco Matos fez a antevisão do Santa Clara x Larne, da segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Conference League. O técnico apontou ao triunfo.

Definidos os árbitros da 2.ª jornada da Primeira Liga

Já foram divulgadas as nomeações dos árbitros para os jogos da 2ª. jornada da Primeira Liga. Hélder Malheiro será o árbitro do Sporting x Arouca , Hélder Carvalho no Estrela da Amadora x Benfica e Ricardo Baixinho no Gil Vicente x FC Porto.

Os onzes iniciais do PSG x Tottenham com 3 portugueses em campo

Já são conhecidos os onzes iniciais da Supertaça Europeia entre PSG e Tottenham, com três portugueses a titulares. O encontro está marcado para as 20h00 desta quarta-feira.

Como joga o Fenerbahçe de José Mourinho que vai ser o adversário do Benfica no playoff da Champions League?

O Benfica está apurado para os playoffs da Champions League e vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho. Após terem medido forças na Eusébio Cup, as duas equipas voltam a jogar, agora a sério, para disputar o acesso à prova milionária.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca oficializa mais 2 jogadores e chega aos 30 reforços neste verão

O Alverca oficializou mais duas contratações. Julián Martínez e Francisco Chissumba apresentados no emblema ribatejano.

Eis os detalhes e valores da proposta do Sporting para contratar Yeremay Hernández

O Sporting apresentou uma proposta oficial junto do Deportivo da Corunha para contratar Yeremay Hernández. Valores chegam aos 30 milhões de euros. De acordo com o canal Now, os leões apresentaram uma proposta oficial de 27+3 milhões de euros.

Bernardo Fontes renova com o Tondela até 2029

Bernardo Fontes renovou contrato com o Tondela até 2029. Guarda-redes segue para a segunda época no clube. Depois de uma época de destaque na Segunda Liga, Bernardo Fontes viu o Tondela retribuir o protagonismo e renovar contrato. Guarda-redes de 23 anos fica ligado ao clube até 2029.