FC Porto 2016/17 vs. FC Porto 2017/18

- Advertisement -

fc porto cabeçalho A temporada futebolística chegou ao final para o FC Porto e, da mesma, restam poucas recordações positivas para os adeptos do clube azul e branco. Houve, contrariamente a épocas anteriores, momentos de alguma euforia resultante das vitórias consecutivas que a equipa ia conseguindo e, sobretudo, da longa sequência de jogos sem que o FC Porto conhecesse o sabor da derrota. Porém, se as derrotas eram poucas os empates eram demasiados e, acima de tudo, os resultados mascaravam perversamente as debilidades táticas que a equipa sempre apresentou.

Com um Sporting CP desde cedo arredado do título, muito por culpa de um plantel extremamente desequilibrado na sequência de opções no mínimo duvidosas tomadas por Jorge Jesus no que concerne às contratações (o treinador da equipa verde e branca, se taticamente está ao nível dos melhores do mundo, está longe de ter o mesmo talento para identificar futebolistas a contratar, tarefa para a qual Rui Costa, no SL Benfica, era um precioso auxílio), e com um SL Benfica que não conseguia transpor para o terreno de jogo, na totalidade, a qualidade individual do seu plantel, alcançar o título de campeão nacional chegou a parecer possível para o FC Porto. Rui Vitória, à semelhança da época transata, nunca conseguiu desenvolver dinâmicas ofensivas com qualidade similar às das defensivas (com a equipa a depender sempre muito dos desequilíbrios individuais no momento ofensivo), razão pela qual o SL Benfica nunca pareceu imbatível e, como tal, sempre pareceu alcançável. Mas o FC Porto era menos competente do que aquilo que parecia.

Deu para vencer muitos jogos na Liga NOS (na qual o desequilíbrio entre as equipas ditas “grandes” e as restantes é gritante), deu para atingir os oitavos de final na Liga dos Campeões (após um play-off no qual a AS Roma terminou a segunda mão reduzida a nove jogadores e uma fase de grupos na qual os adversários foram, todos eles, extremamente acessíveis), mas nunca deu para esconder aos mais atentos as lacunas coletivas da equipa. Individualmente a qualidade era muita, até mais do que parecia no início da época (Casillas, Felipe, Marcano, Danilo, Otávio, Óliver, Brahimi, Corona, Diogo Jota, André Silva, etc.), mas Nuno Espírito Santo nunca foi capaz de formar uma máquina bem oleada a partir destas magníficas peças.

Nuno Espírito Santo não teve uma época feliz ao serviço do FC Porto Fonte: Facebook Oficial de Nuno Espírito Santo
Nuno Espírito Santo não teve uma época feliz ao serviço do FC Porto
Fonte: Facebook Oficial de Nuno Espírito Santo

O desempenho na Taça de Portugal ficou muito aquém das expetativas, com o FC Porto a “cair” logo na quarta eliminatória frente ao GD Chaves. Assim, a meio do mês de novembro, os azuis e brancos estavam já arredados da luta pela segunda competição mais importante a nível interno. Na Taça da Liga, competição na qual não se percebe porque razão o FC Porto ainda participa (dada a displicência com que sempre a aborda), logo a abrir o ano 2017 os azuis e brancos sentenciaram a sua eliminação após derrota, em Moreira de Cónegos, contra o Moreirense FC. E daí em diante pouco mais há a acrescentar à história que todos já conhecem…

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Eléctrico vencem meias-finais e está definida a final da Taça da Liga de Futsal

Está definida a final da Taça da Liga de Futsal. Eléctrico e Benfica vão disputar o título no próximo domingo depois de vencer nas meias-finais.

Max Verstappen critica Fórmula 1: «Tenho treinado no Mario Kart»

Max Verstappen voltou a criticar as mudanças nos novos carros da Fórmula 1. Na antevisão do Grande Prémio da China, o piloto falou do tema com ironia e admitiu que nem tem passado muito tempo no simulador antes da qualificação.

Benfica assegura Simão Lopes com contrato profissional

O médio de 16 anos Simão Amorim Lopes assinou contrato profissional com o Benfica. O jovem jogador cumpre a nona época no clube, ao qual chegou em 2017. 

Carlos Vela torna-se proprietário do Los Angeles FC

O Los Angeles FC anunciou que o antigo avançado Carlos Vela passou a ser acionista do clube.Carlos Vela adquiriu uma participação minoritária e vai integrar o grupo de proprietários responsável pela gestão e estratégia do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Lima volta aos treinos no AVS SAD após lesão

Pedro Lima regressou aos treinos no AVS SAD sem qualquer limitação física e está disponível para o próximo jogo frente ao Santa Clara.

Gabriel Morais termina carreira aos 24 anos por doença cardíaca

Gabriel Morais, avançado brasileiro de 24 anos, viu a sua carreira terminar de forma inesperada após ser diagnosticado com uma condição cardíaca durante uma avaliação médica detalhada.

Sporting continua de olho em Yeremay Hernández e já conhece preço pedido pelo Deportivo da Corunha

O Sporting quer contratar Yeremay Hernández no verão. Extremo continua a ser a prioridade para o próximo mercado e é avaliado em 50 milhões de euros.