FC Porto 2016/17 vs. FC Porto 2017/18

    É agora hora de começar a preparar a temporada futebolística 2017/18 e, para a mesma, já existem duas certezas e uma “meia certeza”: 1) Marco Silva não será o treinador do FC Porto; 2) os azuis e brancos terão que vender alguns dos principais futebolistas de modo a cumprir o fair play financeiro imposto pela UEFA; 3) provavelmente Casillas não mais voltará a pisar o relvado do Estádio do Dragão. Tendo em conta estes dados parecem existir duas situações iminentes: 1) Sérgio Conceição é o mais provável sucessor de Nuno Espírito Santo no cargo de treinador do FC Porto; 2) é essencial introduzir no plantel principal e potenciar os futebolistas oriundos da formação do clube.

    Sérgio Conceição é um dos nomes que podem suceder a Nuno Espírito Santo Fonte: Facebook "FC Porto- Estilo de Vida"
    Sérgio Conceição é um dos nomes que podem suceder a Nuno Espírito Santo
    Fonte: Facebook “FC Porto- Estilo de Vida”

    Relativamente às vendas poucas dúvidas restarão que estas deverão ser, na sua maioria, do meio campo para a frente, colocando-se próximo da porta de saída nomes como os de Danilo, Brahimi ou André Silva. É também expectável que o FC Porto não exerça a opção de compra por Diogo Jota dada a necessidade de um avultado investimento na ordem dos 22 milhões de euros pelo futebolista. Finalmente, ficam dúvidas acerca do futuro de Felipe, jogador muito desejado na Europa do futebol. Quanto à opção Sérgio Conceição sobram sobretudo as incertezas. Enquanto treinador do SC Braga e do Vitória SC o treinador nunca teve “boa imprensa”, sempre tendo sobressaído mais a sua veemência nas conferências de imprensa do que as suas qualidades no domínio tático. Porém, importa não esquecer que, por exemplo, em Guimarães o treinador português encontrou uma equipa destroçada e, ainda assim, conseguiu construir algo.

    Em França, Sérgio Conceição “herdou” um FC Nantes que se encontrava em 19º lugar na tabela classificativa e viria a terminar a época no 7.º lugar. Mais importante do que isso, “herdou” uma equipa com escassa qualidade individual e conseguiu transforma-la num coletivo com uma excelente organização defensiva e com boas ideias no momento ofensivo, embora nem sempre exequíveis dada a reduzida qualidade individual dos executantes. C aso Sérgio Conceição venha efetivamente a estar ao leme dos azuis e brancos existe uma probabilidade e uma certeza: 1) é provável que a equipa se disponha, estruturalmente, num 4x4x2; 2) é certo que, comparando o FC Nantes 2016/17 com o FC Porto da mesma temporada futebolística, Sérgio Conceição traria ao FC Porto uma melhoria no que ao modelo de jogo diz respeito.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.