FC Porto 2016/17: O que falhou e o que urge mudar

- Advertisement -

Refletindo acerca do futuro, e tendo por base os dados anteriormente apresentados, parece claro que o primeiro passo a tomar deverá passar por procurar uma alternativa para ocupar o lugar de treinador na próxima época futebolística. Se por um lado a estabilidade é extremamente importante numa equipa de futebol, por outro lado não faz sentido apostar numa estabilidade sem qualidade e, claramente, Nuno Espírito Santo nunca apresentou um modelo de jogo que refletisse ideias nas quais valha a pena acreditar a ponto de lhe ser dada uma segunda oportunidade. Quanto ao cargo de treinador, as alternativas claramente existem e têm nomes concretos (dentro daquilo que são as presumíveis possibilidades financeiras do clube): Marco Silva, Vítor Pereira, …e Luís Castro. Se os dois primeiros são treinadores que já deram provas de saber trabalhar equipas sob o ponto de vista coletivo, conduzindo-as a vitórias em campeonatos europeus, Luís Castro é o responsável por uma equipa (Rio Ave FC) com dinâmicas coletivas das mais interessantes que existem na Liga NOS.

Fonte : Rio Ave FC
Fonte : Rio Ave FC

Sob o ponto de vista individual é provável que Diogo Jota, emprestado pelo C Atletico Madrid, venha a abandonar o plantel do FC Porto no final da época. Analisando o plantel atual, parece faltar uma alternativa adicional a Marcano e Felipe para a posição de defesa central, bem como para as laterais. Com a saída de Diogo Jota ficará a faltar, igualmente, uma alternativa a Corona e Brahimi para os corredores laterais do ataque. Contudo, todas as contratações a realizar deverão ser estratégicas, enquadradas no modelo de jogo e estratégia que o treinador defina para a equipa, já que o plantel apresenta já uma qualidade individual acima da média.

A época 2016/17 aproxima-se a passos largos do seu final e, para os adeptos do FC Porto, constitui mais uma frustração. Houve momentos nos quais a esperança renasceu mas, analisando atentamente “o jogar” da equipa, sempre pareceu que os bons resultados assentavam em dinâmicas coletivas muito frágeis, pelo que acabou por não surpreender o revés ocorrido ao nível dos resultados. Face a isto, Jorge Nuno Pinto da Costa e os restantes dirigentes do clube têm o dever de perceber o que falhou e agir tendo em vista a resolução dos problemas existentes; porém, uma coisa é certa: a equipa não carece de uma “revolução” igual àquela que foi levada a cabo aquando da contratação de Julen Lopetegui, pelo que, aos dirigentes, o que se pode de deve pedir é responsabilidade e bom senso.

Foto de Capa: FC Porto

 

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Miguel Lopes reforça estrutura do Estrela da Amadora

O antigo capitão do Estrela da Amadora, Miguel Lopes, regressa ao clube para integrar a equipa técnica e a estrutura do clube.

Edmond Tapsoba renova com o Bayer Leverkusen até 2031

O defesa-central Edmond Tapsoba prolongou a ligação ao Bayer Leverkusen. O internacional pelo Burkina Faso é uma das principais figuras da equipa alemã.

Imprensa brasileira aponta Filipe Luís ao comando técnico do Benfica

Filipe Luís está na lista do Benfica para suceder a José Mourinho. Nome do treinador brasileiro é do agrado do clube encarnado.

Rui Borges depois de mais um desaire do Sporting: «Não era o melhor treinador do mundo há 15 dias e agora não sou o...

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 para a jornada 26 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança assume: «O que fizemos nestes 2 jogos não chega para a exigência que este clube pede. Não estivemos ao nível Sporting»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 para a jornada 26 da Primeira Liga.

Cícero saltou do banco para ser herói do Tondela contra o Sporting: «Estamos vivos»

Cícero analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 marca a jornada 26 da Primeira Liga.

Eis os 5 destaques do Sporting x Tondela para a Primeira Liga

O Sporting empatou 2-2 com o Tondela na jornada 26 da Primeira Liga. Fica com os principais destaques do jogo.