📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 3-0 Vitória SC: Game Over

- Advertisement -
A CRÓNICA: DRAGÕES DOMINARAM DO INÍCIO AO FIM, MAS NÃO CONSEGUIRAM ULTRAPASSAR UM DESTINO QUE NÃO DEPENDIA DE SI

Em jogo a contar para a 34.ª e derradeira jornada do campeonato português, o FC Porto recebeu o Vitória SC, quinto classificado, num duelo de capital importância para as duas equipas nas contas do campeonato. Para os dragões, uma derrota do SL Benfica e uma vitória daria o bicampeonato – 31.º da sua história. Vimaranenses queriam segurar o quinto lugar e evitar ter mais uma pré-eliminatória da Conference League na próxima temporada – tudo o que não fosse vitória e caso o FC Arouca vencesse, faria com que perdessem o quinto lugar.

Num jogo que era de dificuldade máxima para qualquer uma das equipas, foram os dragões a entrar forte – como é seu apanágio – e não foi preciso esperar muito para o primeiro momento de relevo no jogo. Entrada ríspida de Handel, aos dois minutos, valeu uma expulsão e os conquistadores ficaram a jogar com menos um elemento.

A entrada foi fortíssima – uma expulsão faz sempre mais bem do que mal para quem dela beneficia – e os azuis e brancos foram rápidos a criar perigo e a concretizarem. Taremi esteve na construção e no final aproveitou um passe atrasado de Pepê para finalizar de forma certeira. Ainda antes dos dez minutos, o FC Porto deixava claro que se o SL Benfica fosse campeão, teria que ser mesmo por si próprio.

O Vitória SC não conseguia responder e era a formação de Sérgio Conceição que ditava o ritmo do jogo, controlando a seu bel-prazer. O segundo parecia uma questão de tempo e tornou-se uma realidade ao minuto 33, com Otávio a rematar cruzado, colocado, sem dar hipóteses a Bruno Varela.

Cinco minutos depois, o FC Porto ampliou o marcador. A pressão portista sufocou o Vitória, que perdeu a bola em zona perigosa. Taremi não foi egoísta e serviu Evanilson, que fez o terceiro da partida. Dragão implacável.

Apesar de dois ou três bons apontamentos dos conquistadores com combinações no meio-campo, o resultado não estava em discussão ao intervalo. Taremi ainda teve uma bela oportunidade de fazer o quarto antes da paragem, mas Varela travou o iraniano. Jogo de sentido único.

No regresso das cabines, o FC Porto entrou com vontade de marcar mais. Nesse capítulo, Taremi estava com ‘fome de golo’ e tentou por duas vezes bater Bruno Varela, no entanto, os seus remates não tiveram a força e precisão pretendidas. Com quinze minutos de segunda parte, Otávio continuava a mostrar porque é que é um jogador fundamental na forma de jogar dos dragões – estava em todo o lado.

A gestão azul e branca consistia em atacar e atacar, sem deixar o Vitória organizar a sua defesa. As alas eram a principal zona de incidência, com vários lances de um para um no último terço. O último passe acabava por ser uma barreira, com os vimaranenses a fazerem um melhor trabalho que na primeira parte a impedir que a bola chegasse a zonas letais.

Apesar do resultado positivo, foi game over para os dragões. A vitória não foi suficiente, uma vez que o SL Benfica também venceu o CD Santa Clara, e os azuis e brancos não conseguem repetir a conquista do título. Uma segunda volta quase imaculada – apenas perderam pontos em duas partidas – não chegou, ficando ainda assim uma recuperação de oito pontos, que levou a disputa até à última.

O Vitória SC, com a derrota deste jogo e a vitória do FC Arouca no seu, foi ultrapassado no quinto lugar, tendo como castigo de começar a época um pouco mais cedo, devido aos compromissos das pré-eliminatórias da UEFA Conference League. Ainda assim, de realçar o percurso francamente positivo dos vitorianos, numa época conturbada, conseguiram apurar-se pela segunda época consecutiva para as provas europeias. Um trabalho muito acima do esperado de Moreno Teixeira.

Nota: Com 22 golos, Mehdi Taremi sagrou-se o melhor marcador desta edição da Primeira Liga. Os adeptos do FC Porto também merecem um destaque: apoio incansável, mesmo numa altura difícil.

A FIGURA

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – Igual a si mesmo. É difícil adjetivar algo que vemos com tanta regularidade, com tanta naturalidade e ainda assim ficámos sempre espetacularizados. O médio portista é brutal do ponto de vista defensivo e tudo o que faz ofensivamente eleva sempre o jogo da equipa. A cereja no topo do bolo é o golo, mas o seu jogo foi muito mais que um lance isolado

O FORA DE JOGO

Tomás Handel
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede


Tomás Händel – Imaginar o que seria o jogo sem a expulsão poderia levar a várias hipóteses, mas graças à expulsão do médio português, ficámos pelo imaginário. Ninguém é expulso porque quer, no entanto, a sua entrada imprudente retirou qualquer chance ao Vitória de sair do Estádio do Dragão com um resultado positivo. Esperava-se mais do médio.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Não foi possível fazer qualquer pergunta ao treinador Sérgio Conceição

Vitória SC

Bola na Rede: Dentro do balanço da época, como é que vê toda a evolução do plantel, tendo em conta que é um plantel jovem, com muitos jogadores vindos da Liga 3, como é que vê esse percurso de agosto até agora e sente que os passos foram dados e a próxima época será ainda mais positiva para o Vitória?

Moreno: Fazendo uma avaliação daquilo que é uma época, enquanto líder senti-me super orgulhoso. Se existisse sinceridade de quem está no meio, ninguém acreditaria que a gente conseguisse as competições europeias. Foi possível porque tivemos um grupo de atletas fantástico, o staff…nunca permitiu que nos faltasse nada, uma administração que nos deu sempre todo o apoio, a mim em especial, porque tive fases difíceis ao longo da época. Acreditou em nós.

Terei que falar dos adeptos, vocês viram o espetáculo que os nossos adeptos deram, fazer a avaliação da época como líder…muito satisfeito e muito orgulhoso de ter feito parte deste grupo de trabalho.

Não há muito a falar [do jogo], fica ao minuto e meio muito condicionado, aos sete, oito minutos sofrer um golo e depois passados outros minutos sofrer o 2-0, não escondo que tive medo do desfecho final, podia ser pior, e até nisto tivemos um grupo equilibrado, responsável. Podia falar da média de idades, mas ainda assim a resposta esteve lá. Do jogo é uma vitória normalíssima do FC Porto. Ficámos com uma sensação do jogo de hoje algo negativa, não conseguimos manter o quinto lugar, era isso que a gente queria, mas terá que passar essa sensação. Pelo menos a mim vai-me passar rapidamente, estou aqui com uma cara um pouco triste, porque enão dá para esconder, queríamos muito o quinto lugar, mas voltámos a qualificar o clube para as competições europeias.

Não achar que pelo jogo de hoje foram mal feitas, uma época fantástica e acabei de falar disto no balneário a toda a gente, o pessoal pode ir de férias com a consciência que são uns grandes profissionais.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Xabi Alonso elogia médio do Real Madrid: «É uma mistura entre o Mesut Ozil e o Guti»

Na antevisão ao Real Madrid x Juventus, Xabi Alonso deixou rasgados elogios a Vinicius Júnior, Arda Guler e Kylian Mbappé.

Barcelona anuncia lista de convocados para a Champions League com novidade e ausência nas contas de Hansi Flick

O Barcelona revelou a lista de 23 convocados para a receção ao Olympiacos. Hansi Flick conta com novidade e ausência nas contas.

Nuno Moreira e Fernando Diniz elogiam alvo do Sporting e do FC Porto: «É parecido com o Rafael Leão. Acredito que vai jogar nos...

Nuno Moreira e Fernando Diniz deixaram rasgados elogios a Rayan. O jovem avançado de 19 anos está a ser um dos destaques do Vasco nesta época.

Nuno Espírito Santo lamenta nova derrota do West Ham: «Não vamos dormir. Em 4 dias precisamos de melhorar muito»

Nuno Espírito Santo abordou a derrota do West Ham na receção ao Brentford. Treinador português destacou necessidade de melhorias.

PUB

Mais Artigos Populares

Muitas boas notícias e apenas 2 baixas para Rui Borges na véspera do Sporting x Marselha

O Sporting recebe o Marselha esta quarta-feira. Rui Borges só não pode contar com Daniel Bragança e Nuno Santos para o duelo.

Bayern Munique afasta-se de Bruno Fernandes: eis as 2 justificações do gigante alemão

O Bayern Munique cogitou avançar para a contratação de Bruno Fernandes. Ainda assim, o salário do médio colocou um travão nos interesses alemães.

Bolonha confirma hospitalização de Vincenzo Italiano com quadro de pneumonia

Vincenzo Italiano está internado com um diagnóstico de pneumonologia. Treinador italiano ficará no hospital por cinco dias.