90 horas de teoria, mas só interessam 90 minutos de prática | FC Porto x Benfica

    FC Porto Cabeçalho
    Primeira Liga, 24.ª jornada: domingo, 3 de março de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: CLÁSSICO. É SÓ ISTO.

    Foram horas a fio a pensar-se neste e sobre este jogo entre FC Porto e Benfica, a perspetivar-se e prognosticar-se esta partida, a analisar-se e deslindar-se este confronto. Do ponto de vista da física, da química, da biologia, da motricidade, da filosofia, da teologia, da mecânica. Não vai interessar em campo.

    Não vai interessar quem está melhor ou pior, quem venceu mais vezes ou menos, quem tem mais a perder e quem tem mais a ganhar. Não vai interessar o peso do passado ou as consequências para o futuro. Só vai interessar a geometria, que dita que a bola é redonda. Parafraseando Alexandre O’Neill, o resto é o resto, e depois?

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto venceu mais, o Benfica fez mais golos: 101 triunfos portistas, 62 empates e 91 vitórias benfiquistas, com 367 golos azuis e 390 encarnados.
    2. Este século, o Benfica só por 10 vezes bateu o FC Porto, quatro delas no Estádio do Dragão, para a Liga Portuguesa.
    3.  O Benfica vem de dois triunfos consecutivos em partidas contra os dragões (todas as competições), algo que não sucedia desde março de 2010.
    4. O FC Porto é a segunda equipa com mais expected goals da Liga a jogar em casa (1,97), enquanto o Benfica é a melhor equipa nesse aspeto a jogar como visitante.
    5. O Benfica é, a par do Sporting, a equipa com mais golos de bola corrida do campeonato (48), mas o FC Porto é mais produtivo de bola parada (11 tentos contra oito).
    6. Para a Liga, Sérgio Conceição, ao serviço do FC Porto, tem vantagem nos confronts com o Benfica: seis vitórias, quatro derrotas e três empates.
    7. Só Rui Borges e Vítor Campelos fizeram mais substituições depois dos 70 minutos do que Roger Schmidt.
    8. Só o Braga (21 golos) tem mais tentos depois dos 75 minutos do que o Benfica (16, metade deles nos descontos da segunda parte).
    9. Vão estar em campo as duas defesas menos batidas da Primeira Liga.
    10. Este ano civil, o Benfica sofreu golos em nove partidas, o FC Porto em apenas cinco.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Alan Varela pelo FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Alan VarelaO Benfica tem perdido muitos jogos por não se impor na batalha do meio-campo. Deve, por isso, preocupar a equipa encarnada que, hoje, do outro lado, esteja um argentino que é, de momento, um dos melhores – e mais em forma – médios do futebol europeu sem bola. E com bola também não se desenrasca nada mal.

    Rafa Silva a jogar pelo Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Rafa Silva – Juntamos a qualidade e a experiência de Rafa a jogar (e a marcar) no Dragão ao momento de forma do português e obtemos o indiscutível foco de maior perigo encarnado para os pupilos de Sérgio Conceição.

    XI´s INICIAIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio, Wendell; Nico González, Alan Varela, Wenderson Galeno, Francisco Conceição; Evanilson, Pepê.

    Treinador: Sérgio Conceição

    Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato; João Neves, João Mário, Kokçu; Di María, Rafa, Casper Tengstedt.

    Treinador: Roger Schmidt

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 1-1 Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.