Sem o campeonato a época é um fracasso? | FC Porto

    A duas jornadas do fim e com as contas praticamente encerradas, dado que o SL Benfica precisa de apenas uma vitória para garantir a sua trigésima oitava conquista na Liga Portuguesa. Mas será que a perda, caso se concretize, desta competição coloca a época do FC Porto como um fracasso? Antes de argumentar o motivo, claro que não.

    Numa época onde os dragões conquistaram a supertaça, a taça da liga (conquista inédita na “era” de Conceição) e estão na final da taça de Portugal, não podemos considerar estes factos como um fracasso, pois conquistar duas competições que já foram disputadas e chegar à final de uma outra é notável. Reforçando que caso o adversário, o SL Benfica, deslize podem chegar à primeira colocação.

    A nível externo, na Liga dos Campeões, conseguiram um feito acima do esperado, na altura, passando à fase de grupos após terem perdido os dois primeiros jogos. Apesar da eliminação, na minha opinião, precoce tendo em conta que enfrentaram um FC Inter de Milão que não vivia, de todo, o melhor momento da época. Fizeram de tudo para passar tendo várias oportunidades desperdiçadas, umas por demérito próprio, outras por mérito de um dos melhores guarda-redes do mundo, Onana e de uma equipa que beneficiou do fator “sorte”.

    No campeonato que ainda não está definitivamente decidido os azuis e brancos conseguiram dar luta até ao fim, mesmo depois de vários tropeços ao longo desta caminhada. É impossível esquecer o jogo em Vila do Conde, o empate nos Açores, o empate frente ao Casa Pia AC e até mesmo com o GD Estoril Praia. Jogos que no fim das contas, podem fazer a diferença para que o campeonato vá para a capital, Lisboa.

    Óbvio que existe culpa própria na forma como o FC Porto, por vezes, se exibe e exibiu nos jogos da Liga e isso foi visível, por exemplo, na vitória sofrida frente ao Casa Pia. Porém, há que realçar a época do adversário, o SL Benfica, que fez uma competição muito regular, a todos os níveis, seja em resultados como em exibições, algo que não aconteceu com a equipa treinada por Sérgio Conceição.

    Acredito que para os adeptos a ideia de “fracasso” advenha das exibições da equipa, não pelos resultados, e as estatísticas comprovam isso mesmo. Nos últimos 10 jogos, apenas não venceu um jogo pela margem mínima e empatou outro, o que espelha um pouco o que tem sido os desempenhos dos azuis e brancos. Ainda assim, faltando duas jornadas para o fim, a esperança prevalece num clube com a envergadura e a mística do FC Porto, onde desistir nunca será, nem é opção.

    Em suma, os dragões acabam por fazer uma época muito boa, que convenhamos, não era de expectar analisando o início da temporada 2022/23, podendo mesmo ganhar todas as competições internas. E como diz Giannis Antetokounmpo “Não há fracassos no desporto” e concordo totalmente.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.