📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto saiu vivo de Liverpool!

- Advertisement -

Já se sabia que seria um duelo duríssimo contra uma das melhores equipas do mundo e o “trauma” da época passada ainda pairava na cabeça quer dos adeptos, quer dos jogadores. O que eu não esperava é que o treinador portista modificasse de forma significativa a matriz de jogo do FC Porto.

O FC Porto abordou este jogo num 5-2-3 que demonstrou, no processo defensivo, não estar minimamente rotinado. Jogar com Maxi Pereira como central pelo lado direito foi, na minha opinião, um erro estratégico, porque obrigou Corona a um posicionamento sempre muito próximo do uruguaio e, com isso, a fase de construção teve sempre problemas, porque quer Corona, quer Alex Telles (devido as dificuldades físicas notórias), nunca conseguiram dar profundidade no seu corredor e, transformar o 5-2-3 no processo defensivo em 3-4-3 no processo ofensivo como era idealizado pelo treinador portista. Se era essa a ideia então Diogo Leite faria mais sentido no onze.

Depois deixar o corredor central entregue apenas a Danilo e Oliver mostrou, tal como na época passada, que contra uma equipa como o Liverpool FC, que pressiona e tem uma reação à perda de bola fortíssima, é um erro e fez com que as linhas de passe nunca surgissem e que o FC Porto nunca conseguisse respirar com bola. Juntar Otávio no centro fazendo um triângulo com Danilo e Oliver podia ter sido uma boa opção. O 5-2-3 que foi utilizado podia, com os mesmos jogadores, ter sido transformado num 5-3-2 que, na minha opinião, seria mais eficaz. A nível individual gostaria de destacar as exibições de Corona, Éder Militão e Marega que realizaram excelentes exibições.

Marega esteve em destaque na exibição dos azuis e brancos
Fonte: FC Porto

É evidente que os castigos de Pepe e Herrera e as limitações nas inscrições foram importantes e limitaram bastante as opções de Sérgio Conceição. Apesar de tudo isto penso que a abordagem podia ter sido outra. Relativamente à entrega dos jogadores nada pode ser apontado, bem pelo contrário, tem de ser enaltecido o profissionalismo dos atletas do FC Porto que deixaram tudo em campo e, em alguns casos, com grandes dificuldades físicas sem nunca desistirem.

Com este resultado dificilmente o FC Porto vai conseguir atingir as meias-finais mas ainda existe uma ténue esperança. Só um jogo perfeito no dragão permite sonhar. Apesar de achar e criticar as opções de Sérgio Conceição e a abordagem feita neste jogo, continuo achar que o treinador portista é de top mundial e que ainda esta época vai voltar a conquistar títulos ao serviço do FC Porto. Por último gostaria de referir que a arbitragem foi péssima com claro prejuízo para o FC Porto.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.