📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto saiu vivo de Liverpool!

- Advertisement -

Já se sabia que seria um duelo duríssimo contra uma das melhores equipas do mundo e o “trauma” da época passada ainda pairava na cabeça quer dos adeptos, quer dos jogadores. O que eu não esperava é que o treinador portista modificasse de forma significativa a matriz de jogo do FC Porto.

O FC Porto abordou este jogo num 5-2-3 que demonstrou, no processo defensivo, não estar minimamente rotinado. Jogar com Maxi Pereira como central pelo lado direito foi, na minha opinião, um erro estratégico, porque obrigou Corona a um posicionamento sempre muito próximo do uruguaio e, com isso, a fase de construção teve sempre problemas, porque quer Corona, quer Alex Telles (devido as dificuldades físicas notórias), nunca conseguiram dar profundidade no seu corredor e, transformar o 5-2-3 no processo defensivo em 3-4-3 no processo ofensivo como era idealizado pelo treinador portista. Se era essa a ideia então Diogo Leite faria mais sentido no onze.

Depois deixar o corredor central entregue apenas a Danilo e Oliver mostrou, tal como na época passada, que contra uma equipa como o Liverpool FC, que pressiona e tem uma reação à perda de bola fortíssima, é um erro e fez com que as linhas de passe nunca surgissem e que o FC Porto nunca conseguisse respirar com bola. Juntar Otávio no centro fazendo um triângulo com Danilo e Oliver podia ter sido uma boa opção. O 5-2-3 que foi utilizado podia, com os mesmos jogadores, ter sido transformado num 5-3-2 que, na minha opinião, seria mais eficaz. A nível individual gostaria de destacar as exibições de Corona, Éder Militão e Marega que realizaram excelentes exibições.

Marega esteve em destaque na exibição dos azuis e brancos
Fonte: FC Porto

É evidente que os castigos de Pepe e Herrera e as limitações nas inscrições foram importantes e limitaram bastante as opções de Sérgio Conceição. Apesar de tudo isto penso que a abordagem podia ter sido outra. Relativamente à entrega dos jogadores nada pode ser apontado, bem pelo contrário, tem de ser enaltecido o profissionalismo dos atletas do FC Porto que deixaram tudo em campo e, em alguns casos, com grandes dificuldades físicas sem nunca desistirem.

Com este resultado dificilmente o FC Porto vai conseguir atingir as meias-finais mas ainda existe uma ténue esperança. Só um jogo perfeito no dragão permite sonhar. Apesar de achar e criticar as opções de Sérgio Conceição e a abordagem feita neste jogo, continuo achar que o treinador portista é de top mundial e que ainda esta época vai voltar a conquistar títulos ao serviço do FC Porto. Por último gostaria de referir que a arbitragem foi péssima com claro prejuízo para o FC Porto.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan e City Group de olho em Alex Amorim: Alverca já definiu preço do médio

O AC Milan e o City Group observaram Alex Amorim no Estoril x Alverca. Clube definiu preço nos 6 milhões de euros por 80% do passe.

Benfica: Conhecida a nova composição da SAD

Está eleito o novo Conselho de Administração da SAD do Benfica. Assembleia Geral Ordinária decorreu esta segunda-feira.

As 5 melhores contratações do futebol internacional em 2025

Podemos identificar os clubes mais ‘sortudos’ com as suas contratações e os jogadores que realizaram aquela transferência no momento certo.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Tem muito potencial e é um rapaz que quer muito crescer e ser melhor»

Francesco Farioli falou aos jornalistas na conferência de imprensa, após a vitória do FC Porto na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.