Galeno | Chegou a hora de ser convocado?

    Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno é um dos destaques deste arranque, menos bom, da temporada do FC Porto e, consequentemente, tem vindo a ser assunto recorrente quando se aproximam os dias para as convocatórias da seleção nacional, principalmente depois de Sérgio Conceição ter proferido algumas palavras em relação a este tema.

    Em declarações à TNT Sports, o técnico que mais venceu com as cores dos dragões, admitiu ter falado com o selecionador das quinas sobre as características do extremo que tem sido umas das peças fulcrais do esquema portista. Na temporada transata disputou, segundo dados do zerozero, 52 jogos (36 titular), fez 15 golos e seis assistências e na atual os números caminham para o mesmo, sendo que já “leva” 11 partidas (dez titular), três tentos e dois passes para golo.

    Os números falam por si e o crescimento individual e coletivo tem vindo a ser crescente. Individualmente, a tomada de decisão no último terço foi, quiça, o fator decisivo para Galeno merecer esta sequência por Sérgio Conceição, pois não só na sua primeira passagem pelo FC Porto como no SC Braga, o extremo era muito errático, fosse na “hora” de driblar, passar ou até mesmo finalizar, algo que atualmente, ainda acontece em certos momentos, mas com menos frequência.

    Coletivamente, o “13” dos dragões melhorou no requisito do individualismo e as suas suas estatísticas transparecem isso mesmo. O seu jogo associativo vem sendo algo a destacar-se e automaticamente, os golos e as assistências aumentaram, pois estes dados são, por norma, sinal de entendimento coletivo.

    Galeno FC Porto Vitória SC
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Na minha opinião será muito complicado que esta convocação aconteça, por diversos motivos factuais. Numa seleção com tanta opção de alto nível para a posição que desempenha, fica difícil que Galeno seja selecionado.

    Diogo Jota (Liverpool FC), Bruma (SC Braga), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (FC Barelona) e até mesmo Pedro Neto (Wolves), todos estes estão “à frente” do extremo portista, muito pelo gosto próprio do treinador, mas também, claro, pela qualidade individual que estes nomes aportam ao jogo da seleção nacional, sem esquecer os contextos mais desafiantes onde estes atletas estão inseridos (clubes e campeonatos). Além disso, e apesar das boas palavras de Roberto Martinez sobre o atleta do FC Porto, é visível que existe um grupo já traçado para o Euro 2024 e, possivelmente, para o Mundial 2026.

    A qualidade de Galeno é incontestável e no campeonato português destaca-se como um dos jogadores mais desequilibradores, mas, e felizmente para os portugueses, a seleção das quinas é das equipas com mais potencial na Europa e existe muita concorrência para as 11 posições no campo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Borussia Dortmund decidido em manter Jadon Sancho

    O Borussia Dortmund continua com o mesmo plano: manter...

    Barcelona não pretende entrar em loucuras por João Cancelo e João Félix

    João Cancelo e João Félix estão emprestados atualmente ao...

    Leicester City sagra-se campeão do Championship

    O Leicester City sagrou-se vencedor do Championship 2023/24, depois...
    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.