É a sétima jornada da Primeira Liga 2022-23. Após o último jogo, de terça-feira, cuja derrota surpreendente e arrasadora do FC Porto contra os Belgas do Club Brugge KV, ainda paira sobre os Dragões, Sérgio Conceição pretende uma resposta imediata, eficaz e vitoriosa da sua equipa, que se lança a este duelo no maior momento de dificuldade na era “Conceição”.
A forma surpreendente como os campeões nacionais foram goleados por 0-4 no seu forte, no jogo a contar para a 2.ª jornada da UEFA Champions League, elevou uma pressão em toda a estrutura do clube.
Após os tumultos do pós-jogo, Sérgio Conceição acabou mesmo por poupar-se nas palavras, cancelando a sua antevisão para este jogo. É igualmente esperado que o treinador evite a conferência de imprensa após o encontro frente ao Estoril.
O episódio da semana abalou com o técnico sendo esperado que, no limite, e se a equipa não corresponder à exigência pretendida, sejam tomadas medidas consideradas necessárias, pelo treinador.
O FC Porto é uma equipa que vai definitivamente perder um dos seus jogadores-chave, até ao Clássico com o Sport Lisboa e Benfica. Otávio, pelo que se pode apurar, sofreu uma recaída no seu boletim médico. A lesão contraída na passada terça-feira, após o jogo, caraterizou exatamente a noite de Champions do FC Porto “a de uma nódoa negra”. O pneumotórax diagnosticado vai mesmo encostar com o jogador.
Tal paragem implicará que Sérgio utilize Pepê de volta, sobre a posição de Otávio, pelo menos para este jogo.
O treinador do Estoril Praia, Nelson Veríssimo, considerou na antevisão que será uma “dificuldade acrescida” receber os dragões após a goleada sofrida pelos ‘dragões’ na Liga dos Campeões.
“Será um jogo difícil contra uma equipa que certamente vem procurar a vitória, como em todos os jogos o faz, e sabemos de antemão que temos de estar com o nível de concentração muito elevado. Temos de ser muito intensos na forma de jogar e acima de tudo desfrutar do jogo”, disse Veríssimo, em declarações reproduzidas nas redes sociais do clube canarinho.
10 DADOS RÁPIDOS
O Estoril Praiaganhou em casa ao FC Porto pela última vez para o campeonato, em 1977/78 (2-0)
A última vitória do Estoril Praia em casa, frente ao FC Porto foi em 1978/79: 3-0, para a Taça de Portugal
A última vez que o Estoril Praia não perdeu para o FC Porto foi em 2014/15,um empate a dois golos no Estádio António Coimbra da Mota
Os azuis e brancos venceram as quatroúltimas deslocações, em casa do Estoril
Nas 10 últimas deslocações ao Estádio António Coimbra da Mota, o FC Porto marcou sempre, dois golos, no mínimo.
Na Liga Portugal, realizaram-se 54 jogos entre as duas equipas, com 9 vitórias para o Estoril Praia, 12 empates registados e 33 ganhos do FC Porto
O FC Porto perdeudois dos trêsúltimosjogos disputados;
A equipa de Sérgio Conceição nãosofreuqualquergolo nos doisúltimosencontros, na Liga Portugal
Na Liga Portugal, o FC Porto soma duas vitórias consecutivas
Nélson Veríssimoperdeu os três jogos disputados, frente ao FC Porto
JOGADORES A TER EM CONTA
Taremi (FC Porto) – Este é um jogo que precisa de Taremi. A falta de Taremi na equipa também se sentiu no último jogo, para a Champions. Os dragões não finalizaram, apesar das oportunidades. A capacidade goleadora, e produtiva de jogo do iraniano, é sentida na equipa. O Iraniano regressa, após o castigo e estará disponível para resolver e chutar a debilidade portista, para dentro das redes do Estoril Praia.
Erison (Estoril Praia) – O ponta de lança foi importante no triunfo por 0-1, frente ao Vizela. O jogador emprestado pelo Botafogo FR foi decisivo na jornada passada, pois deu os três pontos, ao Estoril. Recebeu nesta antevisão tecidos elogios, do seu técnico. É o homem elegido. É o jogador que se espera que seja titular, e que faça a diferença contra o FC Porto, e nele se deposita a confiança, do tal tanto.
XI´S PROVÁVEIS
FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Pepe, David Carmo, João Mário e Zaidu; Uribe, Eustáquio, Galeno e Pepê; Taremi e Toni Martínez.
Treinador: Sérgio Conceição
Não houve Conferência de Imprensa para lançamento do jogo.
Estoril Praia (4x3x3): Daniel Figueira; Tiago Santos; Joãozinho: Pedro Álvaro e Bernardo Vital; Rosier; Ndiaye e Francisco Geraldes; Rodrigo Martins; Erison e Tiago Gouveia
Treinador: Nelson Veríssimo
«Sabemos que vai ser um jogo extremamente difícil e, se calhar, naturalmente com uma dificuldade acrescida pelo facto de virem de um resultado negativo. Independentemente disso, não estamos à espera de um FC Porto com nenhum tipo de fragilidade, temos de preparar-nos dentro do que é a forma de jogar do FC Porto e prepararmo-nos para um jogo difícil…Sabemos que será um jogo difícil, mas acreditamos que poderemos fazer um bom resultado».
PREVISÃO DO RESULTADO: GD Estoril Praia 0-2 FC Porto
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.