Habemus Central | FC Porto

A saída de Mbemba foi um duro golpe na estrutura do FC Porto, tendo em conta que foi um dos jogadores mais utilizados durante a época, e com o qual o FC Porto não conseguiu chegar a um acordo para a renovação de contrato. Com Fábio Cardoso, Marcano e João Marcelo (subiu da B) como opções para fazerem par com Pepe no centro da defesa, era necessário o Porto avançar rapidamente para a contratação de um central com créditos firmados.

A escolha recaiu sobre David Carmo, jogador do Braga avaliado em 15 milhões de euros, pelo qual o FC Porto pagou 20 milhões de euros, podendo ter de pagar mais 2 milhões por objetivos. Sendo um jogador com 22 anos, já convocado para a seleção portuguesa, e com uma enorme margem de progressão, tendo sido pretendido no passado pelo Liverpool antes da lesão grave que teve, esta é na minha opinião uma excelente contratação, apesar dos altos valores envolvidos na negociação.

Pinto da Costa afirmou que David Carmo foi sempre a primeira opção, no entanto foram muitas as páginas de jornais e programas televisivos que associaram o nome de João Vítor quase como fechado no Porto, sendo que o jogador acabou por assinar pelo Benfica. Não colocando em causa as qualidades de João Vítor, e também a margem de progressão que acredito que pode alcançar, considero que a solução arranjada pelo Porto para fazer companhia a Pepe no centro da defesa foi a melhor.

Sem dúvida alguma, se fosse dirigente, preferiria dar 20+2 milhões de euros por 100% do passe do David Carmo, do que dar 10 milhões de euros por 75% do passe de João Vítor.

Com a contratação de David Carmo, o FC Porto vai continuar a ter a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal, no entanto esta temporada vai ser um teste muito grande ao Porto, a nível de centrais.

Com o Campeonato do Mundo a ser realizado entre os meses de novembro e dezembro, mantendo-se os jogos das restantes competições (exceto a taça da liga, que vai ser disputada durante a paragem para o campeonato do mundo), os jogadores internacionais vão ter uma época mais desgastante e com mais jogos a realizar.

Dado que a chamada de Pepe à seleção ser certa, e a de David Carmo muito provável, caso assuma a titularidade do Porto, estes dois jogadores vão ter uma época muito longa, e tendo em conta a idade de Pepe, seria ideal o Porto avançar para a contratação de mais um central capaz de lutar pela titularidade.

Existem diversas opções no mercado, algumas com apenas mais um ano de contrato, sendo que os dragões vendendo Diogo Leite e permitindo a saída de Marcano, poderão poupar em salários e ganhar algum dinheiro de modo a poder investir num terceiro central, fazendo companhia a Pepe, David Carmo e Fábio Cardoso (a melhor opção para João Marcelo penso que seria um empréstimo a uma equipa de primeira divisão, tanto em Portugal como para uma liga relevante do estrangeiro).

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto continua a ser negociado entre Vitória SC e Tondela e jogadores podem ser envolvidos

Luís Pinto é o grande alvo do Vitória SC para o posto de treinador. O técnico conta com contrato com o Tondela, que foi recentemente promovido à Primeira Liga.

Benfica B prepara ‘revolução’: «Há aqui jogadores que claramente estão em fim de ciclo»

O Benfica B vai começar a preparar em breve mais uma temporada na Segunda Liga e vão existir várias mudanças no plantel.

Luís Castro prepara-se para seguir a sua carreira no Médio Oriente

Luís Castro vai assumir nos próximos dias o comando do Al Wasl. O técnico português está livre desde que deixou o Al Nassr.

Real Madrid pode perder jogador para o Alavés nas próximas semanas

O Real Madrid pode ver Youssef Enríquez rumar a outro destino. O jogador conta com o interesse do Alavés, equipa da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas comenta chamada de Rodrigo Mora à seleção: «Há muita responsabilidade colocada sobre os ombros do atleta»

André Villas-Boas ficou satisfeito com a chamada de Rodrigo Mora aos próximos compromissos da seleção de Portugal.

Ángel Di María muito próximo do regresso ao Rosario Central depois do fim da passagem pelo Benfica

Ángel Di María tem o futuro em aberto, mas muito próximo de estar definido. Extremo a um passo do Rosario Central da Argentina.

Tozé Marreco e Farense já chegaram a acordo para a rescisão de contrato

Tozé Marreco não vai ser o treinador do Farense na próxima temporada. Acordo para a desvinculação já foi assinado.