Habemus Central | FC Porto

- Advertisement -

A saída de Mbemba foi um duro golpe na estrutura do FC Porto, tendo em conta que foi um dos jogadores mais utilizados durante a época, e com o qual o FC Porto não conseguiu chegar a um acordo para a renovação de contrato. Com Fábio Cardoso, Marcano e João Marcelo (subiu da B) como opções para fazerem par com Pepe no centro da defesa, era necessário o Porto avançar rapidamente para a contratação de um central com créditos firmados.

A escolha recaiu sobre David Carmo, jogador do Braga avaliado em 15 milhões de euros, pelo qual o FC Porto pagou 20 milhões de euros, podendo ter de pagar mais 2 milhões por objetivos. Sendo um jogador com 22 anos, já convocado para a seleção portuguesa, e com uma enorme margem de progressão, tendo sido pretendido no passado pelo Liverpool antes da lesão grave que teve, esta é na minha opinião uma excelente contratação, apesar dos altos valores envolvidos na negociação.

Pinto da Costa afirmou que David Carmo foi sempre a primeira opção, no entanto foram muitas as páginas de jornais e programas televisivos que associaram o nome de João Vítor quase como fechado no Porto, sendo que o jogador acabou por assinar pelo Benfica. Não colocando em causa as qualidades de João Vítor, e também a margem de progressão que acredito que pode alcançar, considero que a solução arranjada pelo Porto para fazer companhia a Pepe no centro da defesa foi a melhor.

Sem dúvida alguma, se fosse dirigente, preferiria dar 20+2 milhões de euros por 100% do passe do David Carmo, do que dar 10 milhões de euros por 75% do passe de João Vítor.

Com a contratação de David Carmo, o FC Porto vai continuar a ter a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal, no entanto esta temporada vai ser um teste muito grande ao Porto, a nível de centrais.

Com o Campeonato do Mundo a ser realizado entre os meses de novembro e dezembro, mantendo-se os jogos das restantes competições (exceto a taça da liga, que vai ser disputada durante a paragem para o campeonato do mundo), os jogadores internacionais vão ter uma época mais desgastante e com mais jogos a realizar.

Dado que a chamada de Pepe à seleção ser certa, e a de David Carmo muito provável, caso assuma a titularidade do Porto, estes dois jogadores vão ter uma época muito longa, e tendo em conta a idade de Pepe, seria ideal o Porto avançar para a contratação de mais um central capaz de lutar pela titularidade.

Existem diversas opções no mercado, algumas com apenas mais um ano de contrato, sendo que os dragões vendendo Diogo Leite e permitindo a saída de Marcano, poderão poupar em salários e ganhar algum dinheiro de modo a poder investir num terceiro central, fazendo companhia a Pepe, David Carmo e Fábio Cardoso (a melhor opção para João Marcelo penso que seria um empréstimo a uma equipa de primeira divisão, tanto em Portugal como para uma liga relevante do estrangeiro).

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «Tentámos alterar para impedir que a primeira fase do FC Porto pudesse empurrar-nos para trás»

Vasco Seabra fez a análise ao desaire do Arouca frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Eu gosto, às vezes, de colocar os jogadores numa posição mais calma para receber a bola»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Arouca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim elogia atitude do AC Milan na sua estreia oficial e explica celebração apaixonada: «Foi a comemoração de um adepto habituado a comemorar...

Ruben Amorim analisou a vitória do AC Milan sobre o Torino. Técnico teve estreia vitoriosa no primeiro jogo oficial pelos rossoneri.

FC Porto termina a 3ª jornada com registos quase iguais à última temporada e desta vez sem companhia na liderança

O FC Porto voltou a arrancar a época só com vitórias e sem golos sofridos. Registos semelhantes aos de 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Arouca: eis a conferência de imprensa

Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli elogia postura do FC Porto e ressalva: «O Arouca costuma pressionar com outra agressividade e acabaram por baixar metros»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.

Vasco Seabra aponta as melhorias necessárias ao Arouca e enaltece: «Mérito ao FC Porto. Temos de bater palmas quando conseguem impedir-nos de ter bola...

Vasco Seabra analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.