Habemus Central | FC Porto

    A saída de Mbemba foi um duro golpe na estrutura do FC Porto, tendo em conta que foi um dos jogadores mais utilizados durante a época, e com o qual o FC Porto não conseguiu chegar a um acordo para a renovação de contrato. Com Fábio Cardoso, Marcano e João Marcelo (subiu da B) como opções para fazerem par com Pepe no centro da defesa, era necessário o Porto avançar rapidamente para a contratação de um central com créditos firmados.

    A escolha recaiu sobre David Carmo, jogador do Braga avaliado em 15 milhões de euros, pelo qual o FC Porto pagou 20 milhões de euros, podendo ter de pagar mais 2 milhões por objetivos. Sendo um jogador com 22 anos, já convocado para a seleção portuguesa, e com uma enorme margem de progressão, tendo sido pretendido no passado pelo Liverpool antes da lesão grave que teve, esta é na minha opinião uma excelente contratação, apesar dos altos valores envolvidos na negociação.

    Pinto da Costa afirmou que David Carmo foi sempre a primeira opção, no entanto foram muitas as páginas de jornais e programas televisivos que associaram o nome de João Vítor quase como fechado no Porto, sendo que o jogador acabou por assinar pelo Benfica. Não colocando em causa as qualidades de João Vítor, e também a margem de progressão que acredito que pode alcançar, considero que a solução arranjada pelo Porto para fazer companhia a Pepe no centro da defesa foi a melhor.

    Sem dúvida alguma, se fosse dirigente, preferiria dar 20+2 milhões de euros por 100% do passe do David Carmo, do que dar 10 milhões de euros por 75% do passe de João Vítor.

    Com a contratação de David Carmo, o FC Porto vai continuar a ter a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal, no entanto esta temporada vai ser um teste muito grande ao Porto, a nível de centrais.

    Com o Campeonato do Mundo a ser realizado entre os meses de novembro e dezembro, mantendo-se os jogos das restantes competições (exceto a taça da liga, que vai ser disputada durante a paragem para o campeonato do mundo), os jogadores internacionais vão ter uma época mais desgastante e com mais jogos a realizar.

    Dado que a chamada de Pepe à seleção ser certa, e a de David Carmo muito provável, caso assuma a titularidade do Porto, estes dois jogadores vão ter uma época muito longa, e tendo em conta a idade de Pepe, seria ideal o Porto avançar para a contratação de mais um central capaz de lutar pela titularidade.

    Existem diversas opções no mercado, algumas com apenas mais um ano de contrato, sendo que os dragões vendendo Diogo Leite e permitindo a saída de Marcano, poderão poupar em salários e ganhar algum dinheiro de modo a poder investir num terceiro central, fazendo companhia a Pepe, David Carmo e Fábio Cardoso (a melhor opção para João Marcelo penso que seria um empréstimo a uma equipa de primeira divisão, tanto em Portugal como para uma liga relevante do estrangeiro).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Aidos
    Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
    O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.