Se há coisa de que os adeptos portistas se podem orgulhar é do departamento de scouting do FC Porto. Não é segredo para ninguém, os dragões têm uma política de contratações de comprar jogadores promissores a baixo preço para vendê-los a um alto valor no futuro. Depois de Radamel Falcao, James Rodríguez, Fredy Guarín e Jackson Martínez, segue-se Luis Díaz, um diamante que vai propiciar um grande encaixe financeiro à SAD portista.

De salientar que Luis Díaz foi contratado ao CPD Junior Barranquilla, uma equipa mediana do campeonato colombiano, por um valor próximo aos oito milhões de euros, sendo que o jogador na altura contava com vários interessados no seu serviço.

Luis Díaz
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Depois de duas épocas ao serviço do FC Porto conta com 59 jogos e 12 golos no campeonato português e 9 jogos e 2 golos na Liga dos Campeões. Foi por diversas vezes titular, no entanto era mais um suplente utilizado que entrava para agitar o jogo. De certa forma, demonstrava-se algo inconstante – fazia uma sequência de cinco jogos a alto nível, onde era o chamariz dos dragões, no entanto, nos jogos seguintes, não se mostrava.

Todos os adeptos portistas sabem o real valor e talento do jogador colombiano, mas esperamos há dois anos a sua real afirmação. Na fase de grupos da passada edição da Liga dos Campeões, fez exibições estonteantes que nos fizeram afirmar “é desta que se vai assumir como protagonista”, porém, como já referi, “desaparecia” nos jogos seguintes.

Anúncio Publicitário

Com a exibição de Luis Díaz na Copa América 2021, esta expetativa de afirmação total volta a reacender-se. Com quatro (grandes) golos na competição, que lhe valeram o prémio de melhor marcador da Copa América, e com exibições deslumbrantes em todos os jogos, o extremo do FC Porto foi eleito para a equipa da competição, figurando no ataque a par de Leo Messi e Neymar.

Com isto, a Copa América deu-lhe uma grande visibilidade, catapultou-o para a elite mundial – chamou, inclusive, a atenção de vários clubes europeus, de entre eles o AS Roma, comandado por José Mourinho, que, segundo rumores, prepara uma oferta de 25 milhões de euros pelo internacional colombiano.

Acredito que é uma quantia baixa para o real valor de Luiz Díaz. Ficando mais uma época no Dragão, acredito que realmente exponenciará ainda mais o seu talento e, consequentemente, o seu valor de mercado que se encontra atualmente nos 25 milhões de euros.

Foi a referência da Colômbia, mostrou o máximo do seu potencial e entrega ao longo da competição, se for da sua vontade ficar mais um ano no FC Porto, e com a saída eminente de jogadores do plantel como Tecatito Corona, o colombiano poderá tornar-se o principal protagonista do FC Porto 21/22.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome