Maturidade Tática do FC Porto de Sérgio Conceição

- Advertisement -

fc porto cabeçalho Quando no início da época foi anunciada a contratação de Sérgio Conceição para orientar os “Dragões” a minha reação não foi propriamente de grande entusiasmo. Particularmente, sou admirador de treinadores mais racionais e menos emocionais. É evidente que a competência é sempre o critério de avaliação mais importante, mas os treinadores muito emocionais, aqueles que gerem o grupo de uma forma muito intensa, são sempre uma aposta mais arriscada e, na minha opinião, o FC Porto precisava e precisa de estabilidade. Por isso achei que Sérgio Conceição não seria a escolha mais acertada.

Feita esta introdução e passados alguns meses desde o início da época, a minha avaliação do trabalho realizado pelo técnico dos azuis e brancos é extremamente positiva. Ao nível da comunicação tem sido exemplar, quer para dentro do grupo quer para fora (imprensa e adeptos). Ao nível tático mostrou uma maturidade e racionalidade que me surpreendeu, a forma como trabalha a equipa em função do adversário tem sido notável. Cometeu um erro, que foi o jogo em casa com os turcos do Besiktas JK, mas o mais importante é que percebeu o erro e desde esse momento a equipa ficou muito mais equilibrada, com as alternâncias táticas que vão sendo feitas entre o 4-3-3 e o 4-4-2, com ambos os sistemas a apresentarem várias variantes.

Neste momento, qualquer adversário que defronta o FC Porto tem dificuldade em antecipar de que forma Sérgio Conceição vai colocar “as peças” em campo, e mesmo durante os encontros as alternâncias que vão sendo feitas mostram o excelente trabalho que o treinador portista tem vindo a realizar.

Sérgio Conceição tem o plantel e os adeptos do seu lado Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição tem o plantel e os adeptos do seu lado
Fonte: FC Porto

As duas últimas partidas (frente a SL Benfica e AS Monaco FC) são bons exemplos disso. Contra os encarnados o FC Porto entrou num 4-4-2 clássico, com Herrera no corredor direito e Marega a explorar o espaço entre Grimaldo e Jardel. Um 4-4-2 que rapidamente se podia transformar num 4-3-3 com a passagem de Herrera para o corredor central ficando Marega na ala direita. Contra o AS Monaco FC o FC Porto entrou num 4-2-3-1, com André André a fazer a função de “10”. Esta capacidade de variar sistemas táticos e movimentações mantendo o alto rendimento e potenciando ao máximo a qualidade dos jogadores é obra de uma equipa técnica liderada por Sérgio Conceição que, para mim, tem sido uma agradável surpresa.

O plantel não é extenso mas isso, na minha opinião, não é um problema quando existe uma equipa B. Até digo mais: esse tem que ser o caminho! Um plantel mais curto é mais fácil de ser motivado, visto que todos são opção regularmente, e é mais fácil lançar jovens valores cujos custos são bem mais baixos. Só esta época já cinco jogadores da equipa B tiveram oportunidades na equipa principal: Jorge Fernandes, Dalot, Luizão, Galeno e André Pereira. Em suma, se no início da época não era um admirador e um entusiasta da opção por Sérgio Conceição, passados seis meses estou convertido.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira 

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Chaves após Benfica x FC Porto: «Queríamos muito ganhar este troféu, mas parabenizar o adversário que foi superior a nós»

Daniel Chaves analisou o desfecho do Benfica x FC Porto. Dragões perderam com as águias por 2-0 na final da Taça de Portugal Feminina.

Caroline Moller comenta bis no Benfica x FC Porto: «Foram golos fáceis, porque a minha equipa fez o trabalho todo»

Caroline Moller analisou o desfecho do Benfica x FC Porto. Médio de 27 anos marcou os dois golos na final da Taça de Portugal Feminina.

West Ham de Nuno Espírito Santo perde com Newcastle e está mais perto de descer na Premier League

O West Ham de Nuno Espírito Santo perdeu com o Newcastle por 3-1 na penúltima jornada da Premier League. Tottenham com a bola do seu lado.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica diante do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica venceu o FC Porto por 2-0 e conquistou a Taça de Portugal Feminina. Eis os cinco destaques do encontro jogado no Jamor.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva e o futuro: «Temos falado com a direção e vamos voltar a conversar na próxima semana»

Marco Silva confirma que terá novas conversações com a direção do Fulham na próxima semana. Técnico português volta a abordar futuro.

Manuel Neuer explica lesão e tranquiliza adeptos: «Não quis correr mais riscos»

Manuel Neuer tem um ligeiro problema no gémeo esquerdo. Esta situação não afeta a final da Taça da Alemanha nem o Mundial de 2026.

Atalanta perde com o Bolonha e já sabe em que lugar vai terminar a Serie A

A Atalanta foi derrotada na tarde deste domingo pelo Bolonha por uma bola a zero, em jogo da 37.ª jornada da Serie A.