Maturidade Tática do FC Porto de Sérgio Conceição

- Advertisement -

fc porto cabeçalho Quando no início da época foi anunciada a contratação de Sérgio Conceição para orientar os “Dragões” a minha reação não foi propriamente de grande entusiasmo. Particularmente, sou admirador de treinadores mais racionais e menos emocionais. É evidente que a competência é sempre o critério de avaliação mais importante, mas os treinadores muito emocionais, aqueles que gerem o grupo de uma forma muito intensa, são sempre uma aposta mais arriscada e, na minha opinião, o FC Porto precisava e precisa de estabilidade. Por isso achei que Sérgio Conceição não seria a escolha mais acertada.

Feita esta introdução e passados alguns meses desde o início da época, a minha avaliação do trabalho realizado pelo técnico dos azuis e brancos é extremamente positiva. Ao nível da comunicação tem sido exemplar, quer para dentro do grupo quer para fora (imprensa e adeptos). Ao nível tático mostrou uma maturidade e racionalidade que me surpreendeu, a forma como trabalha a equipa em função do adversário tem sido notável. Cometeu um erro, que foi o jogo em casa com os turcos do Besiktas JK, mas o mais importante é que percebeu o erro e desde esse momento a equipa ficou muito mais equilibrada, com as alternâncias táticas que vão sendo feitas entre o 4-3-3 e o 4-4-2, com ambos os sistemas a apresentarem várias variantes.

Neste momento, qualquer adversário que defronta o FC Porto tem dificuldade em antecipar de que forma Sérgio Conceição vai colocar “as peças” em campo, e mesmo durante os encontros as alternâncias que vão sendo feitas mostram o excelente trabalho que o treinador portista tem vindo a realizar.

Sérgio Conceição tem o plantel e os adeptos do seu lado Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição tem o plantel e os adeptos do seu lado
Fonte: FC Porto

As duas últimas partidas (frente a SL Benfica e AS Monaco FC) são bons exemplos disso. Contra os encarnados o FC Porto entrou num 4-4-2 clássico, com Herrera no corredor direito e Marega a explorar o espaço entre Grimaldo e Jardel. Um 4-4-2 que rapidamente se podia transformar num 4-3-3 com a passagem de Herrera para o corredor central ficando Marega na ala direita. Contra o AS Monaco FC o FC Porto entrou num 4-2-3-1, com André André a fazer a função de “10”. Esta capacidade de variar sistemas táticos e movimentações mantendo o alto rendimento e potenciando ao máximo a qualidade dos jogadores é obra de uma equipa técnica liderada por Sérgio Conceição que, para mim, tem sido uma agradável surpresa.

O plantel não é extenso mas isso, na minha opinião, não é um problema quando existe uma equipa B. Até digo mais: esse tem que ser o caminho! Um plantel mais curto é mais fácil de ser motivado, visto que todos são opção regularmente, e é mais fácil lançar jovens valores cujos custos são bem mais baixos. Só esta época já cinco jogadores da equipa B tiveram oportunidades na equipa principal: Jorge Fernandes, Dalot, Luizão, Galeno e André Pereira. Em suma, se no início da época não era um admirador e um entusiasta da opção por Sérgio Conceição, passados seis meses estou convertido.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira 

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.

PUB

Mais Artigos Populares

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.