Maturidade Tática do FC Porto de Sérgio Conceição

- Advertisement -

fc porto cabeçalho Quando no início da época foi anunciada a contratação de Sérgio Conceição para orientar os “Dragões” a minha reação não foi propriamente de grande entusiasmo. Particularmente, sou admirador de treinadores mais racionais e menos emocionais. É evidente que a competência é sempre o critério de avaliação mais importante, mas os treinadores muito emocionais, aqueles que gerem o grupo de uma forma muito intensa, são sempre uma aposta mais arriscada e, na minha opinião, o FC Porto precisava e precisa de estabilidade. Por isso achei que Sérgio Conceição não seria a escolha mais acertada.

Feita esta introdução e passados alguns meses desde o início da época, a minha avaliação do trabalho realizado pelo técnico dos azuis e brancos é extremamente positiva. Ao nível da comunicação tem sido exemplar, quer para dentro do grupo quer para fora (imprensa e adeptos). Ao nível tático mostrou uma maturidade e racionalidade que me surpreendeu, a forma como trabalha a equipa em função do adversário tem sido notável. Cometeu um erro, que foi o jogo em casa com os turcos do Besiktas JK, mas o mais importante é que percebeu o erro e desde esse momento a equipa ficou muito mais equilibrada, com as alternâncias táticas que vão sendo feitas entre o 4-3-3 e o 4-4-2, com ambos os sistemas a apresentarem várias variantes.

Neste momento, qualquer adversário que defronta o FC Porto tem dificuldade em antecipar de que forma Sérgio Conceição vai colocar “as peças” em campo, e mesmo durante os encontros as alternâncias que vão sendo feitas mostram o excelente trabalho que o treinador portista tem vindo a realizar.

Sérgio Conceição tem o plantel e os adeptos do seu lado Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição tem o plantel e os adeptos do seu lado
Fonte: FC Porto

As duas últimas partidas (frente a SL Benfica e AS Monaco FC) são bons exemplos disso. Contra os encarnados o FC Porto entrou num 4-4-2 clássico, com Herrera no corredor direito e Marega a explorar o espaço entre Grimaldo e Jardel. Um 4-4-2 que rapidamente se podia transformar num 4-3-3 com a passagem de Herrera para o corredor central ficando Marega na ala direita. Contra o AS Monaco FC o FC Porto entrou num 4-2-3-1, com André André a fazer a função de “10”. Esta capacidade de variar sistemas táticos e movimentações mantendo o alto rendimento e potenciando ao máximo a qualidade dos jogadores é obra de uma equipa técnica liderada por Sérgio Conceição que, para mim, tem sido uma agradável surpresa.

O plantel não é extenso mas isso, na minha opinião, não é um problema quando existe uma equipa B. Até digo mais: esse tem que ser o caminho! Um plantel mais curto é mais fácil de ser motivado, visto que todos são opção regularmente, e é mais fácil lançar jovens valores cujos custos são bem mais baixos. Só esta época já cinco jogadores da equipa B tiveram oportunidades na equipa principal: Jorge Fernandes, Dalot, Luizão, Galeno e André Pereira. Em suma, se no início da época não era um admirador e um entusiasta da opção por Sérgio Conceição, passados seis meses estou convertido.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira 

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hidemasa Morita deixa mensagem: «Quando faltar a inspiração que não falte a atitude»

Hidemasa Morita reagiu à passagem do Sporting à final da Taça de Portugal, depois de eliminar o FC Porto nas meias-finais.

River Plate começa negociações com Nicolás Otamendi

O River Plate começou as negociações para garantir a contratação de Nicolás Otamendi, defesa que representa o Benfica.

Mercado: Liverpool faz abordagem por Rafael Leão e AC Milan estabelece preço de muitos milhões

Rafael Leão pode sair do AC Milan no próximo mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pelo Liverpool.

Morten Hjulmand em risco de falhar o resto da temporada e Sporting avança com participação

O Record adianta que o Sporting vai apresentar uma participação ao CD contra Gabri Veiga pelo lance que causou a lesão de Morten Hjulmand.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Calzona deixa a seleção da Eslováquia

Francesco Calzona deixa comando da seleção da Eslováquia após quatro anos, optando por não renovar contrato com a federação.

Imanol Idiakez é o novo treinador do Cádiz

O Cádiz confirmou a contratação de Imanol Idiakez como novo treinador da equipa principal até ao final da temporada.

Defesa do PSG condenado a 20 dias de prisão: Eis os detalhes

Yoram Zaque, defesa de 19 anos do PSG, foi condenado na Dinamarca a 20 dias de prisão por condução perigosa.