Aproveitar moral da Champions para recuperar terreno | Gil Vicente x FC Porto

    FC Porto Cabeçalho
    Primeira Liga, 23.ª jornada: domingo, 25 de fevereiro de 2024, 18h00.

    A ANTEVISÃO: GALOS RECEBEM DRAGÕES SEM MARGEM DE MANOBRA

    É em Barcelos que o FC Porto procura dar continuidade à sequência de triunfos para o campeonato. A noite de gala assinalada pelo golaço de Wenderson Galeno, na última quarta-feira reforçou o ânimo azul e branco, mas a margem de erro para Benfica e Sporting CP é nula. Os rivais de Lisboa estão com sete pontos de vantagem e por isso só a conquista dos três pontos interessa aos azuis e brancos. Pela frente, os dragões vão encontrar um Gil Vicente em crescendo anímico, depois do regresso às vitórias na sempre difícil deslocação ao terreno do Estoril Praia.

    Assim sendo, O FC Porto chega a este encontro com a moral em alta depois da vitória na Liga dos Campeões, no tempo de compensação. A equipa de Sérgio Conceição tinha vencido antes o Estrela da Amadora, para o campeonato, em partidas com abordagens muito distintas e que provam que os dragões chegam a esta fase da época com versatilidade. Se contra os estrelistas dominaram e só ficou a faltar um pouco mais de eficácia, com os ‘gunners’, verificou-se uma verdadeira lição tática e uma aula defensiva.

    Para esta partida espera-se que os dragões voltem a assumir o papel dominador, na tentativa de melhorar o fraco registo ofensivo (esta época só marcaram 37 golos no campeonato, embora defensivamente sejam a segunda melhor equipa, com 16). Em termos de resultados destaca-se o elevado número de derrotas (quatro), para o que o FC Porto tem habituado os seus adeptos, isto além de ter somado já três empates.

    Garantindo foco máximo para este embate, o treinador dos azuis e brancos admite uma ou outra alteração nas primeiras escolhas da sua equipa. Com Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano e Zaidu Sanusi fora de combate, existe ainda a dúvida sobre a utilização de Wendell – treinou condicionado – e Mehdi Taremi, em tratamento no último apronto antes do desafio.

    Após a sólida exibição frente ao Arsenal, é esperado que Otávio permaneça ao lado de Pepe, ficando a dúvida sobre quem rende Wendell à esquerda. João Mendes está convocado, mas não está fora de hipótese o desvio de João Mário para o flanco esquerdo da defesa e para a eventual entrada em ação de Jorge Sánchez. Do meio-campo para a frente, Marko Grujić e Stephen Eustáquio podem ser opções válidas, depois do desgaste acumulado por Alan Varela e Nico González a meio da semana.

    Já o Gil Vicente está numa senda intermitente, mas bateu o Estoril, pondo fim a uma série negativa de três derrotas, e já leva onze derrotas esta época. Os 25 pontos foram conquistados através de sete vitórias e quatro derrotas, o que deixa a equipa no meio da tabela, embora os candidatos à descida não estejam muito longe. A equipa de Vítor Campelos já mostrou, a espaços, muita qualidade ofensiva, mas deixa um pouco a desejar nos momentos defensivos tendo já sofrido 36 golos no campeonato.

    Quanto às escolhas, o técnico dos minhotos deve manter grande parte da base do último duelo, esperando-se que o duplo pivô mais recuado do miolo – Mory Gbane e Pedro Tiba – e Tidjany Touré permaneçam de início, em detrimento de nomes como Martim Neto, Kanya Fujimoto ou Ali Alipour.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Nos doze jogos realizados em casa, o Gil Vicente marcou em onze.

    2. Em casa, o Gil Vicente só perdeu um dos dez últimos jogos – precisamente o último, frente ao Vizela.

    3. O Gil Vicente vem de uma vitória, depois de três derrotas consecutivas.

    4. Fora de casa, o FC Porto sofre golos no campeonato há quatro jogos.

    5. Nos quatro últimos jogos realizados fora de casa na Liga, o FC Porto só ganhou um.

    6. O FC Porto não sofreu qualquer golo nos dois últimos jogos.

    7. Nos onze últimos jogos, o FC Porto só perdeu um.

    8. O FC Porto soma duas vitórias consecutivas.

    9. Em Barcelos, a última vitória do Gil Vicente frente ao FC Porto foi em 2019/20 (2-1).

    10. Nos dez últimos jogos realizados entre as duas equipas, o Gil Vicente só ganhou um: 1-2, no Estádio do Dragão, na época passada.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Maxime Dominguez a jogar pelo Gil Vicente
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Maxime Dominguez – A realizar uma primeira temporada de excelência em Portugal (já leva seis golos e cinco assistências, em 24 jogos), o médio suíço será certamente um dos principais motores de jogo da equipa gilista, que, se quiser fazer mossa ao FC Porto, terá de fazer a maior parte do seu jogo passar por ele. Além disso, o talentoso centrocampista tem uma forte apetência para as bolas paradas, onde pode ser decisivo.

    Wenderson Galeno FC Porto
    Fonte: UEFA

    Wenderson Galeno – Depois daquele golo espetacular ao Arsenal, dificilmente poderia escolher outro jogador portista para colocar aqui nesta secção. O extremo brasileiro estará certamente moralizado e quererá voltar a fazer o gosto ao pé, tal como o fez na época passada, quando o FC Porto venceu por 0-2 em Barcelos.

    XI´s PROVÁVEIS

    Gil Vicente: Andrew Ventura; Alex Pinto; Gabriel Pereira; Rúben Fernandes; Leonardo Buta; Mory Gbane; Pedro Tiba; Tidjany Touré; Maxime Dominguez; Murilo Souza; Félix Correia

    Treinador: Vítor Campelos

    «Ainda agora venceu o Arsenal e isso demonstra todo o poderio do FC Porto, mas nós também temos as nossas armas, somos das equipas com mais pontos em casa e, respeitando muito o adversário, queremos fazer um bom jogo, porque sabemos que jogando bem estamos mais perto de ganhar».

    FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez; Pepe; Otávio Ataíde; João Mário; Alan Varela; Nico González; Francisco Conceição; Pepê; Wenderson Galeno; Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Dentro daquilo que é a nossa base, os jogadores estão identificados com o que há para fazer, sempre com uma ou outra nuance. O Gil Vicente está a fazer um campeonato tranquilo, tem um treinador experiente nestas andanças. O Vítor Campelos trabalhou comigo no Vitória. Já conseguiram classificações interessantes, com bons jogadores. Espero dificuldades. Temos de fazer mais do que aquilo que fizemos na última deslocação [ao reduto do Arouca]».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente 1-2 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Angola consegue a primeira vitória na CAN 2024 de Futsal

    A seleção de Angola, orientada pelo português Marcos Antunes,...

    Bayern Munique com baixa importante até ao final da época

    O Bayern Munique não vai poder contar com Kingsley...

    Iván Fresneda voltou a entrar em campo pelo Sporting e já reagiu

    Iván Fresneda chegou esta temporada ao Sporting, mas não...
    Raul Saraiva
    Raul Saraiva
    Jovem entusiasta e curioso, o Raúl tem 18 anos e está prestes a ingressar na Universidade. O seu objetivo é fazer jornalismo, de preferência desportivo, até porque a sua paixão pelo desporto é infindável e inigualável. Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora ver, falar e escrever sobre futebol, nunca fugindo às táticas envolvidas no mesmo. O desporto-rei é, assim, a sua grande paixão e o seu refúgio para escapulir nos momentos em que a sua grave doença se faz sentir. Ainda assim, também se interessa bastante por NBA, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol e ténis. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.