“O pior campeão da década”? – Os números do FC Porto 2019/20

- Advertisement -

A turma de Sérgio Conceição acumulou, ao longo das trinta e quatro jornadas, oitenta e dois pontos, números que não são piores do que aqueles apresentados pelo Benfica de Rui Vitória em 2016/17. Para além disso, somou vinte e seis triunfos, um a mais do que o campeão da época anteriormente referida.

No que toca a derrotas, os azuis e brancos somaram quatro, números que, uma vez mais, não são novidade: na primeira época da era Rui Vitória na Luz, os encarnados foram campeões também com quatro derrotas.

E em relação aos golos marcados e sofridos? Ora, vamos lá ver. O FC Porto marcou setenta e quatro golos, algo que pode ser transformado numa média de, aproximadamente, 2.2 golos por jogo. Novamente, este registo está longe de ser o pior dos últimos dez campeonatos. Quer o Benfica de 13/14, quer o de 16/17, possuíram médias inferiores (1.9 e 2.1, respetivamente). Relativamente a golos sofridos, Conceição viu a sua equipa sofrer o maior número de golos desde que chegou ao comando técnico dos dragões, em jogos a contar para o campeonato: vinte e dois (média de 0.6 golos sofridos por jogo). Para além do Benfica de Rui Vitória/Lage, que sofreu trinta e um golos na temporada passada, temos o exemplo do Benfica de 15/16 que, na caminhada para o título, sofreu os mesmos vinte e dois golos.

Em adição a estes dados, temos ainda os números referentes às clean sheets: nesta edição do campeonato, por dezanove vezes o FC Porto conseguiu manter as suas redes invioláveis, registo idêntico àquele alcançado no título de 17/18. Conseguiu, ainda, superiorizar-se, neste ponto, aos encarnados campeões nas épocas 15/16 e 18/19 (dezassete e quinze jogos sem sofrer, respetivamente).

 

E as vitórias pela margem mínima? Relativamente a este tópico, não há margem para dúvidas: o campeão 19/20 foi aquele que mais vitórias somou pela margem mínima (onze). No entanto, por outro lado, detém uma percentagem de goleadas (vitórias por três ou mais golos de diferença) superior à do FC Porto de Villas-Boas e à do Benfica de Jesus, em 13/14.

E a campanha europeia? Não é suposto um campeão ser eliminado tão precocemente das competições da UEFA… Bom, se é ou não suposto não me cabe a mim dizer; o que posso dizer é que está longe de ser caso único: o FC Porto, no primeiro ano de Vítor Pereira, também caiu nos dezasseis-avos de final da Liga Europa.

“A verdade é que o nosso campeonato é bastante desigual e isso acabou por facilitar a vida ao Porto” – subscrevo a ideia de que o nosso campeonato é desigual, no entanto é um facto que todos os campeões nesta década tiveram, de uma maneira ou de outra, de “lidar”. Inclusive, esta edição do campeonato esteve longe de ser a mais desequilibrada dos últimos anos. Ora, vejamos: o Rio Ave faz o melhor campeonato da história, o Famalicão faz a melhor campanha de um recém-promovido na década, o Vitória SC termina a prova com o melhor registo ofensivo pessoal do século, o Santa Clara alcança a sua mais alta pontuação de sempre na primeira divisão e presenciamos o despromovido que mais pontos fez na década, o Portimonense.

Por fim, um último aspeto (este sim, uma novidade): o FC Porto venceu os quatro clássicos a contar para o campeonato, um feito que nenhum outro campeão na década conseguiu.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Yeremay Hernández cai com estrondo: Sporting cancela negociações com o extremo e já se sabe a razão

Yeremay Hernández não deve ser jogador do Sporting. O emblema de Alvalade não está disposto a chegar à verba pedida pelo extremo.

FC Porto realiza novo treino e continua com 3 nomes no boletim clínico

O FC Porto realizou esta sexta-feira mais um treino no Olival. Este é terceiro dia da pré-temporada dos dragões.

AC Milan de Ruben Amorim já tem acordo com defesa espanhol: eis os detalhes e toda a situação

O AC Milan de Ruben Amorim tem acordo com Mario Gila. Lazio quer pacote de 30 milhões de euros pelo defesa-central.

Braga determina 3 saídas e 1 dos jogadores pode render vários milhões de euros

O Braga determinou que alguns jogadores vão sair da equipa. Francisco Chissumba é um dos nomes que deve abandonar o Minho.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: extremo é para sair e conta com abordagens

O FC Porto não tem nos seus planos Gabriel Veron. O extremo tem abordagens e termina contrato no verão de 2027.

Leonardo Jardim garante: «Vamos utilizar os principais jogadores contra Benfica e River Plate, com algumas trocas de jovens depois»

Leonardo Jardim falou sobre os próximos jogos de preparação do Flamengo. River Plate (3 de julho), Lausanne (8) e Benfica (11).

Sporting: jogador vai saltitar entre equipas A e B

Eduardo Felicíssimo é considerado uma jovem promessa do Sporting e vai integrar os trabalhos da equipa principal em certas ocasiões.