Os campeonatos das modalidades estão, neste momento, no ponto mais alto da competição. Como não poderia deixar de ser, o FC Porto tem estado a lutar pelo primeiro lugar, jogue-se basquetebol, hóquei em patins ou andebol. Ainda assim, não podemos deixar de referenciar que esta foi uma semana de profunda tristeza para a nação portista e para a todas as modalidades, com a perda do guardião da equipa de andebol Alfredo Quintana.

Os dragões estão em primeiro lugar no campeonato nacional de andebol com 57 pontos, e perfazem um pleno de 19 vitórias em 19 partidas. Sem perder qualquer ponto, a equipa liderada pelo sueco Magnus Andersson está a fazer um brilharete na principal prova portuguesa, estando já com oito pontos de vantagem do segundo classificado, Sporting CP. Quanto à Taça de Portugal, os donos do Dragão Arena aguardam para saber o adversário dos oitavos de final, uma vez que o jogo entre o Artística de Avanca e o AD Sanjoanense está marcado apenas para 6 de março.

No grupo A da EHF Champions League, os dragões não têm estado tão bem como queriam, posicionando-se, neste momento, no sexto lugar e a nove pontos dos polacos, primeiros classificados VIVE Kielce. A partida entre o Meshokv Brest e o FC Porto foi adiada devido ao terrível acidente que acontecera na segunda feira com Alfredo Quintana.

Anúncio Publicitário

Fazendo uma passagem pelo hóquei em patins, as coisas não poderiam estar a correr melhor, ainda que nada esteja garantido. Os Dragões, neste momento, estão em primeiro lugar, com uma distância de dois pontos para o segundo classificado, OC Barcelos, e a seis do terceiro, SL Benfica. O português Gonçalo Alves tem vindo a fazer uma excelente temporada e é o segundo melhor marcador do campeonato, levando já 33 golos em 20 partidas.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Agora, é a única competição que a equipa do FC Porto está disputar, tendo em conta o cancelamento da Taça de Portugal de Hóquei em Patins na semana passada, uma decisão tomada pela Federação Portuguesa de Patinagem. A pandemia proibiu a realização de toda a prova e os azuis e brancos iriam disputar a passagem aos oitavos de final frente ao Biblioteca IC, que não compete desde janeiro por força das restrições do confinamento. Outra competição a ser adiada nesta época foi a Liga Europa de Hóquei em Patins, mas, à partida, retomará em abril. Os Dragões estão no grupo B com os espanhóis do HC Liceo, os suíços do Genève RHC e os franceses do La Vendéenne.

A última das modalidades abordada é o basquetebol, na qual portistas já contam com um título arrecadado, a Taça da Liga de Basquetebol, numa final ganha ao Sporting CP por 72-68. Ainda assim, os Leões estão na primeira posição na Primeira Liga de Basquetebol, com 35 pontos e um jogo a mais do que o FC Porto, segundo classificado com 33 pontos em 17 partidas. A luta tem sido renhida, uma vez que, logo a seguir, vem o SL Benfica, com 32 pontos, e o Imortal BC em quarto lugar, com 31 pontos. Já o quinto lugar é ocupado pelo UD Oliveirense, com 30 pontos.

O base portista Max Landis é o segundo melhor pontuador do campeonato, com uma média de 20,17 pontos por jogo, e tem tido um grande impacto no desenrolar da principal prova portuguesa de basquetebol. Quanto às restantes provas, a equipa treinada por Moncho López está nos quartos de final da prova, depois de eliminar o CD Póvoa, e disputará a passagem à próxima fase frente ao CP Esgueira, no próximo mês de março. Num plano global, podemos afirmar que as modalidades estão a fazer uma época muito positiva, a competir por praticamente todas as competições ainda em aberto.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Mariana Plácido

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome