O preço de ser campeão

- Advertisement -

O mercado de transferências da época 2014/2015 foi um dos mais agitados de sempre no Dragão. Lopetegui foi cedo anunciado e claramente preparou muito bem a abordagem ao mercado. No final desta janela de transferências, olho para o plantel e vejo uma equipa para ser campeã, com o máximo grau de certeza que é possível ter no futebol. Contudo, nem tudo nesta abordagem é positivo.

As muitas contratações que o FC Porto fez fecharam quase por completo a ténue abertura de progressão que havia para os jovens formados no clube (excepto para Ruben Neves) e isso aconteceu justamente quando surgiu uma fornada de jogadores na academia com a qualidade que há muito tempo já não se via. A contratação de Vincent Aboubakar e a permanência de Jackson hipotecaram as possibilidades (se não dos dois, pelo menos de um) que André Silva e Gonçalo Paciência poderiam ter na equipa principal – dois excelentes avançados que podem muito bem ser o futuro da selecção na posição 9. Por outro lado, as chegadas de Opare e José Angel impediram a promoção de Victor Garcia e Rafa, dois laterais de grande potencial que poderiam ser grandes soluções para as faixas laterais e que demonstram já demasiada qualidade para a Liga Cabovisão. Por último, as contratações de Óliver, Otávio e Evandro fecharam as portas a Tozé, ele que se poderia tornar numa excelente solução para a posição 8/10 ou ainda para actuar na ala esquerda como tantas vezes e tão bem o fez na época passada na liga Cabovisão.

rafa
Rafa poderia ser uma solução interessante para a equipa principal
Fonte: fcporto.pt

Este é o preço de reduzir ao máximo a incerteza de ser campeão. O desespero em voltar a conquistar o título pode significar para o FC Porto o eclipse de uma das mais promissoras e brilhantes fornadas de jogadores que a cantera azul e branca já produziu. Recorrendo ao mercado de modo a minimizar os riscos e a construir um plantel que oferecesse garantias, o FC Porto, implicitamente, ancorou Rafa, André Silva, Gonçalo Paciência e Victor Garcia à equipa B e cedeu Tozé ao Estoril. Contudo, é de ressalvar que nem todas as soluções encontradas no mercado trouxeram mais garantias, no imediato, do que aquelas que dão alguns dos jovens descartados!

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Oskar Pietuszewski no FC Porto: «Assinei para ganhar títulos e vou lutar e dar tudo»

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

Atenção: Eis os 14 convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal

Jorge Braz deu a conhecer esta quarta-feira a lista de convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal. Torneio começa no dia 21 de janeiro.

Os 4 jogadores do Sporting que Ruben Amorim sugeriu no Manchester United

Geovany Quenda, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Salvador Blopa estiveram na mira de Ruben Amorim no Manchester United.

FC Porto oficializa Oskar Pietuszewski e detalha pormenores do negócio

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Klismahn regressa ao Santa Clara e reforça opções de Vasco Matos para o meio-campo

Gustavo Klismahn está de volta ao Santa Clara. Médio incorporado na equipa principal depois do empréstimo ao Vissel Kobe.

Chelsea continua a surpreender e tem 150 milhões de euros reservados para destaque da Premier League

O Chelsea quer fechar a contratação de Morgan Rogers. Avançado do Aston Villa está a ser um dos grandes destaques desta Premier League.

Maioria dos jogadores do Manchester United ficou desiludida e insatisfeita com a saída de Ruben Amorim

Os jogadores do Manchester United não ficaram satisfeitos com a saída de Ruben Amorim. Treinador era apreciado pela maioria do grupo de trabalho.