Aproxima-se o primeiro clássico da época com o confronto entre Sporting CP e o FC Porto à quarta jornada do campeonato. Ambas equipas têm, neste momento, 6 pontos, apesar dos leões terem um jogo em atraso.

O FC Porto começou bastante bem a época, com duas vitórias contra equipas mais fortes (SC Braga e Boavista FC), mas depois tropeçou contra o adversário que, pelo menos no papel, tinha menos qualidade. O início de campeonato do Sporting CP tem sido difícil de avaliar. Apesar de ter ganho os dois jogos e de não ter sofrido qualquer golo, é bastante consensual que a equipa de Alvalade não tem propriamente convencido.

O grande problema do FC Porto, que já vem de algumas épocas atrás, tem sido quando defronta equipas que apenas se preocupam em defender. O jogo muito direto dos Dragões torna-se altamente previsível e mais fácil de defender. Contudo, quando o adversário tenta jogar, tenta ter bola e avança as suas linhas, a equipa de Sérgio Conceição raramente dá hipóteses.

Por outro lado, o Sporting CP de Rúben Amorim tem sentido bastantes dificuldades nos jogos contra os grandes. A construção a partir de trás, que o treinador privilegia, abana muito quando os adversários pressionam e, por consequência, a equipa tem sempre bastantes dificuldades em entrar no bloco adversário e ter bola nas zonas perigosas do campo.

Anúncio Publicitário

Dessa forma, o Sporting irá sempre depender muito da qualidade individual dos seus melhores jogadores. Assim, apresento aqui os 5 jogadores que podem causar mais transtornos à defesa portista.