Pressão alta: o denominador comum nas vitórias europeias | FC Porto

- Advertisement -

Na semana passada, o FC Porto fez uma grande exibição contra a Juventus FC, e conseguiu uma vitória no maior palco europeu – a Liga dos Campeões. Não são muitos os triunfos que os Dragões e os clubes portugueses em geral têm conseguido contra as grandes equipas na Europa. Os azuis e brancos têm duas no passado próximo, e as ambas em jogos que jogou de olhos nos olhos com o adversário, sempre com uma pressão muito competente.

Há pouco menos de um ano, no primeiro confinamento e em pausa do futebol, escrevi sobre o jogo do FC Porto contra o FC Bayern Munchen de 2015, a contar para a Liga dos Campeões, para a rubrica “O que fazer na quarentena”. E ao ver o jogo da passada quarta-feira não pude deixar de me lembrar desse grande jogo contra os alemães.

Não só porque a vitória é por si só comparável, no Dragão e contra equipas dentro do lote dos favoritos, mas porque o jogo teve também ele algumas similaridades. Tal como em 2015, o FC Porto começou o encontro com uma pressão muito alta, e marcou nos primeiros minutos precisamente numa recuperação aos defesas adversários.

Mas contrariamente ao que se calhar seria normal, o FC Porto não baixou as linhas em nenhuma das partidas. Continuou a tentar importunar o adversário, sabendo que ambas equipas tinham centrais com dificuldades na construção, e acreditando que essa não só era a melhor forma de defender, como de atacar também.

É certo que nem sempre vai funcionar, e, no estado atual do futebol português comparado com o das outras principais ligas, é sempre preciso que o adversário esteja num dia menos bom. Mas esses dias menos bons também podem ser forçados, e não vai ser com uma exibição “trancada” nos últimos 30 metros que isso vai acontecer.

Se deres a este tipo de equipa muito tempo com a bola, a probabilidade de estes ganharem confiança e começarem a jogar cada vez melhor é muito grande. Agora se os pressionares logo desde o início, estás, no mínimo, a testá-los. A ver se estão preparados para te enfrentar e se te estão a levar a sério.

A última equipa fora das cinco principais ligas a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões foi o AFC Ajax, precisamente num ano em que a equipa jogava olhos nos olhos com os adversários, sempre com uma pressão muito alta, e sem nunca ter medo dos grandes nomes que tinha pela frente. É certo que depois também tinham imensa qualidade com a bola nos pés, e era uma geração claramente especial para o clube holandês, mas os princípios de jogo da equipa de Ten Hag foram também fundamentais.

E é isso que se pede ao FC Porto e a Sérgio Conceição para a segunda mão. Porque, infelizmente, também houve outra coisa parecida entre os dois jogos: o golo sofrido. Foi esse golo que deu a crença aos bávaros que conseguiriam dar a volta à eliminatória (isso, e toda a qualidade que tinham), e a Juventus FC irá também sentir-se mais capaz e com um trabalho “mais facilitado” devido ao golo.

O trabalho dos Dragões é tirar essa sensação aos italianos logo desde o início, tal como fez na primeira mão. Deixar a Vecchia Signora desconfortável, e obrigá-la no mínimo a esforçar-se se quiser passar à fase seguinte. Pede-se uma segunda mão com a mesma coragem, ambição e qualidade. Mas claro, é sempre mais fácil dito que feito.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.