Que FC Porto no pós-clássico?

fc porto cabeçalho

É mais ou menos consensual, para a generalidade da crítica, que o FC Porto foi superior ao Sporting (como já o havia sido para o campeonato, diante de ambos os rivais) no jogo da última quarta-feira. Essa superioridade, no entanto, não foi tão evidente quanto havia sido nos dois clássicos anteriores e, por isso, o empate não escandaliza. Jorge Jesus, no seu estilo habitual, “culpou” Rui Patrício por desequilibrar uma balança que, na opinião do ‘mestre’, sempre se manteve equilibrada. Nada mais errado. Nem o guardião leonino fez a diferença (apesar de todo o mérito) nem o equilíbrio foi a nota dominante (apesar do resultado).

O que fica é, mais uma vez, a incapacidade do FC Porto transformar em golo as inúmeras oportunidades de que dispõe, destacando-se neste particular Moussa Marega. O maliano evolui a olhos vistos, fez mais um grande jogo e impulsionou grande parte das jogadas de maior perigo da equipa. Porém, continua a pecar copiosamente na finalização e isso (também) tem impedido os portistas de se superiorizarem aos rivais no confronto direto.

Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida Fonte: FC Porto
Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida
Fonte: FC Porto

Tempos houve em que se colava ao FC Porto o rótulo de implacável nos momentos decisivos, algo que poderá demorar a ser reconquistado, essencialmente graças à descaracterização do clube ao longo dos últimos anos e da ausência de mentalidade vencedora que só agora se vai impondo, aos poucos. Assim, falhado que está o primeiro grande objetivo da época, o jogo da próxima terça-feira, em Moreira de Cónegos, torna-se vital para se perceber em que ponto está a força mental de uma equipa que não pode dar-se ao luxo de desperdiçar não só a vantagem pontual que leva no campeonato, como também a obrigatoriedade de conquistar a Taça de Portugal. No decorrer da época, a resposta a resultados negativos (essencialmente pós-champions) foi sempre positivo e, por isso, exige-se uma reação forte e assertiva.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto investe 32 milhões de euros e detém agora 100% do passe de Samu Aghehowa

O FC Porto garantiu os restantes 35% do passe de Samu Aghehowa. Dragões investem 32 milhões de euros no total.

UEFA despromove Crystal Palace da Europa League para a Conference League e quem sorri é Nuno Espírito Santo

A UEFA anunciou que o Crystal Palace foi despromovido da Europa League para a Conference League. Lyon envolvido.

Já foi associado ao Benfica e FC Porto e ruma ao Mallorca por 5 milhões de euros

Pablo Torre vai deixar o Barcelona e assinar pelo Mallorca. Transferência de 5 milhões de euros pro 50% do passe.

Borja Sainz já está em Portugal para assinar pelo FC Porto: Há foto

Borja Sainz vai reforçar o FC Porto e já está em Portugal. Extremo espanhol assina contrato de cinco anos com os dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Joga no Bayern Munique e pode rumar à Luz: «Tanto quanto sei, vai para o Benfica»

Linda Dallmann pode estar a caminho do Benfica. Internacional alemã tem 30 anos e joga atualmente no Bayern Munique.

Qual o 11 titular e a tática do Sporting no particular com o Torreense?

O Sporting venceu esta sexta-feira o Torreense por 1-0 num jogo de preparação. Eis o onze inicial e a tática dos leões.

Bayern Munique vê recusada oferta de 40+5 milhões de euros por internacional alemão

O Bayern Munique apresentou uma proposta de 40+5 milhões de euros por Nick Woltemade. Estugarda deu nega à oferta.