📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ricardo, a bola é tua

- Advertisement -

dosaliadosaodragao

Certa vez, Marcelo Bielsa, mítico treinador argentino, afirmou preferir a “transpiração inspirada à inspiração momentânea”. Vem isto a propósito de Ricardo Quaresma e do seu retorno ao Dragão.

Mustang”, “Cigano” ou “Harry Potter”, o extremo internacional português voltou a casa! À casa onde, entre 2004 e 2008, ajudou a escrever páginas de glória e assinou momentos de magia. O comum portista relembra a sua invulgar capacidade técnica – desde as trivelas às recepções de bola precisas e orientadas, passando pelos dribles estonteantes e cruzamentos tensos a “cheirar a golo”. Como recorda os enormes golos: ao Valência, na Supertaça Europeia; com nota artística, em Alvalade; com a “bola no sete”, em Guimarães; ou numa combinação de espectacularidade e eficácia, diante do Benfica.

Mas o portista lembra (talvez) a outra face de Quaresma: os ‘amuos’, os pedidos para sair, a rábula do Verão de 2008 ou o sentir-se maior e mais importante do que o colectivo. Laszlo Boloni acertou em cheio quando, numa palavra, o definiu – “Mustang“, disse, então, o ex-treinador do Sporting. Ou um verdadeiro cavalo selvagem.

Quaresma sempre necessitou de um espaço muito próprio dentro de uma equipa de futebol. Talvez por isso tenha tido pouco sucesso com o exigente Co Adriaanse; talvez por isso tenha demonstrado o melhor futebol com o pacifista Jesualdo Ferreira. Melhor do que ninguém, o actual treinador do Braga montou o FC Porto de então de forma a proteger Quaresma: com plena liberdade, tornou-se um verdadeiro ícone de magia com a bola nos pés. Sem ela, menos um a defender. Ou, se quisermos, um jogador de inspiração momentânea mas com muito pouca transpiração inspirada. E tudo menos aquilo que nós, portistas, definimos como ‘um jogador à Porto’!

Da mesma forma que recordo todos os momentos de plena magia assinados pelo Harry Potter, lembro os assobios e a sensação de desgaste profundo que a relação Quaresma-adeptos atravessava quando o “Mustang” partiu. Falhou em Milão, não apareceu em Londres, reinou algum tempo na Turquia e tirou férias no Dubai. Até aqui.

Sorrir. Eis o que Quaresma e os adeptos do FC Porto esperam voltar a fazer. / Fonte: A Bola
Sorrir. Eis o que Quaresma e os adeptos do FC Porto esperam voltar a fazer. / Fonte: A Bola

Ainda assim, quando mais precisava, Quaresma teve a mão estendida de quem lhe havia dado um berço para crescer. De quem o tinha mostrado ao Mundo e o havia deixado partir porque a casa já era pequena para tamanho ego. O ego que Ricardo Quaresma alimentava a cada trivela feita.

Só quem não assistiu ao primeiro treino do Dragão no novo ano não conseguiu descortinar a alegria que o reforço do FC Porto demonstrou. O adepto portista aprumou a casa e tratou de receber um dos seus filhos, esquecendo os mal-entendidos e recordando tão-só os momentos em que foi feliz graças à sua acção. Deu-lhe (provavelmente) a última oportunidade e devolveu-lhe a camisola com que sempre gostou de alinhar: o mítico 7. Perante isto, perceber o conforto e a comodidade do “Cigano”, o seu à-vontade e alivio mesclado com a gratidão que tem por sentir que a casa onde mais foi feliz não o esqueceu, traduzida nas palavras emocionadas de quem está a rebentar de alegria, não deixa indiferente o mais racional dos adeptos.

À semelhança do regresso de Lucho, espero e desejo que este retorno seja bem mais do que um paliativo administrado aos adeptos portistas; é certo que as minhas dúvidas quanto à utilidade desta contratação não se dissiparam totalmente. Porém, não duvido, hoje, que o lado emocional de Quaresma estará mais reforçado do que nunca – não há maior motivação do que sentir o carinho de quem o recebeu de braços abertos e lhe deu a possibilidade de voltar a ser feliz (como ele próprio o disse). Se, aliado a isso, atingir rapidamente os níveis mínimos de ritmo e capacidade física, então Quaresma terá legitimidade para exigir que “Harry Potter” volte a ser o seu nome do meio. Porque, no fundo, talento foi coisa que nunca lhe faltou.

Agora, Ricardo – como disse J.F. Kennedy –, terás de te olhar ao espelho e interrogares-te a ti próprio: não perguntes o que o FC Porto pode (mais) fazer por ti. Pergunta antes o que tu, com o Dragão no peito, podes fazer pelo FC Porto. Agora é contigo!

Filipe Coelho
Filipe Coelho
Ao ritmo do Penta e enquanto via Jardel subir entre os centrais, o Filipe desenvolvia o gosto pela escrita. Apaixonou-se pelo Porto e ainda mais pelo jogo. Quando os três se juntam é artigo pela certa.                                                                                                                                                 O Filipe não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Maxi Araújo bisa no Sporting x AVS SAD

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 4-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Maxi Araújo chegou ao bis na partida.

Atalanta vence na receção ao Cagliari e Lazio reduzida a nove bate o Parma: Eis os resultados deste sábado na Serie A

Na 15.ª jornada da Serie A, a Atalanta recebeu e venceu o Cagliari por 2-1 e a Lazio bateu o Parma por 1-0 com apenas 9 jogadores em campo.

Samu Aghehowa envolvido em acidente durante este sábado

Samu Aghehowa esteve envolvido num acidente de viação durante este sábado, depois do treino do FC Porto no Olival.

Chuva de golos em Alvalade: Sporting marca 3 num espaço de 5 minutos

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 3-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Luis Suárez, Maxi Araújo e Geny Catamo marcaram.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho está atento e pode dar oportunidades: os 5 jogadores do Benfica B com mais minutos jogo (e que ainda não atuaram pelos...

José Mourinho quer apostar nos jovens do Benfica, de maneira a conseguir ter mais alternativas para o plantel principal.

Aposta firme: José Mourinho volta a chamar jovens para desafio do Benfica

O Benfica já se encontra no norte de Portugal, mais precisamente em Gaia. A equipa vai enfrentar no domingo o Moreirense.

Mateus Fernandes encantado com jogador do FC Porto: «Via muitas semelhanças com o Seba Coates»

Mateus Fernandes cruzou-se com Jan Bednarek no Southampton e deixou elogios ao atual defesa do FC Porto.