Rúben Neves no Wolverhampton: Um Exemplo de Má Gestão

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Ainda não é oficial mas trata-se de um facto quase consumado: Rúben Neves irá jogar, na temporada futebolística 2017/18, no Wolverhamptom WFC. O valor da transferência deverá rondar os 18 milhões de euros, valor esse que poderá ascender a 20 milhões por objetivos.

É certo que o FC Porto precisa de vender alguns dos seus ativos para cumprir com o fair play financeiro imposto pela UEFA, mas também é certo que o clube precisa, urgentemente, de regressar às vitórias e à conquista de títulos. Rúben Neves, pese embora não integrasse regularmente o 11 inicial do FC Porto nas últimas duas épocas, era um jogador “da casa”, oriundo da formação do clube e, acima de tudo, era um futebolista com uma tremenda margem de progressão. Tem muito a melhorar ao nível do posicionamento defensivo de modo a ser capaz de controlar esse momento do jogo mas, no momento ofensivo, consegue sempre ser uma opção válida para os colegas de equipa, decide rápido e quase sempre bem, e executa com igual qualidade.

Olhar para Rúben Neves é olhar para um trinco do futebol moderno, isto é, para um dos primeiros homens com quem se pode contar para sair a jogar com qualidade e para ligar a fase de construção com a criação. Este é, a este nível, um futebolista muito mais capaz do que Danilo Pereira e que faz lembrar aquele que é, atualmente, o melhor trinco do futebol mundial: Sergio Busquets. Existem também algumas semelhanças entre Rúben Neves e Julian Weigl, provavelmente o trinco com maior potencial no futebol atual, bem como com Xabi Alonso, um dos médios defensivos mais interessantes do século XXI.

Rúben Neves já foi várias vezes capitão do FC Porto Fonte: FC Porto
Rúben Neves já foi várias vezes capitão do FC Porto
Fonte: FC Porto

O negócio, pese embora pareça essencial para equilibrar as contas do FC Porto, revela-se como um exemplo de má gestão a dois níveis: 1) para o clube; e 2) para o jogador. O clube perde um futebolista que, caso viesse a integrar o 11 inicial com maior regularidade e a evoluir, poderia render muito mais aos azuis e brancos no futuro, tanto desportiva como financeiramente. O jogador perde porque sai num momento em que ainda não se afirmou em definitivo, vai para uma liga (inglesa) que parece não ser a melhor para o seu estilo de jogo, e irá disputar um campeonato secundário no qual, caso o Wolverhampton WFC não venha a apresentar bons resultados, dificilmente poderá aspirar a transferir-se para um clube de maior dimensão.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix faz o primeiro golo da ‘era Jorge Jesus’ e Portugal está a vencer o País de Gales

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. João Félix abriu o marcador.

Vincenzo Italiano confessa: «A oportunidade de treinar o Benfica abriu-me a mente»

Vincenzo Italiano revelou detalhes dos bastidores da decisão de assinar pelo Besiktas, depois de negociações com o Benfica.

Pedro Proença deseja que a Seleção Nacional volte a jogar na Luz

Na antevisão ao duelo com o País de Gales, Pedro Proença respondeu comentários de Cristiano Ronaldo sobre a falta de jogos no Estádio da Luz.

Sporting volta aos treinos sem 17 internacionais e com sangue novo na equipa

Esta quinta-feira, o Sporting regressou a Alcochete. Rui Borges chamou Mauro Couto, Lucas Taibo, Samuel Justo, Rodrigo Dias e Paulo Cardoso.

PUB

Mais Artigos Populares

Coreia do Sul domina o Equador com a ajuda de Heung-Min Son

Heung-Min Son marcou um dos golos da vitória da Coreia do Sul por 3-0 sobre o Equador, num jogo particular.

1.º onze de Jorge Jesus por Portugal: mais de metade dos jogadores já foram treinados pelo treinador em clube

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. Vários nomes já conheciam o treinador.

Só 1 jogador mudou entre o último onze de Roberto Martínez e o primeiro de Jorge Jesus por Portugal

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. Técnico só fez uma alteração no onze.