Saudades de Casa

    Depois dos factos, chega a parte mais complicada. A busca de explicações para que tal se suceda. Podemos partir das mais básicas explicações como os relvados de menor qualidade que existem pelos estádios dos clubes ditos pequenos até às mais subjetivas como a vertente psicológica dos jogadores.

    Mas uma coisa é certa, a forma como o FC Porto aborda os jogos fora é substancialmente diferente da forma como o faz perante o seu público. Desde a entrada em jogo, mais autoritária no Dragão, e mais tímida longe de casa, até à qualidade e ideia de jogo, pressão e posse em casa, jogo mais direto fora. Pode parecer, e até acaba por ser, uma visão excessivamente simplista do que se passa, mas interessa perceber porque é que uma equipa como o FC Porto apresenta duas faces tão distintas dependendo do local onde joga. Histórica e estatisticamente é mais fácil jogar em casa do que fora, mas uma equipa grande como o é o Porto não pode nunca ter tantas discrepâncias no seu desempenho.

    Fonte: FC Porto
    Fonte: FC Porto

    Bem sei que cada jogo é um jogo e que, por exemplo, no passado fim-de-semana  as dificuldades se prenderam com a intenção de Nuno de “voar sem asas”, numa alusão à falta de extremos e de criatividade. Ainda assim, existem denominadores comuns em todos esses empates e é a eles que nos temos que agarrar na procura de explicações e, acima de tudo e muito mais importante, na busca por soluções. O futebol da equipa é mais lento, menos rendilhado, mais direto, menos organizado e, até, menos pressionante neste tipo de jogos. Como tal, compete à equipa técnica, a NES e aos seus adjuntos , encontrar a fórmula para debelar todas estas questões porque o Porto está bem vivo na luta pelo título (com todo o mérito que treinadores e jogadores merecem por isso) e, para lá chegar, urge melhorar o desempenho da equipa longe da invicta.

    Por fim, e como por todas as razões e mais algumas, as saudades de casa são muitas, desejar um Estádio do Dragão cheio no próximo sábado para um embate de cariz decisivo frente ao Sporting, e que o FC Porto faça uma exibição plena de garra, crer e ambição e, acima de tudo, qualidade. Só os três pontos interessam.

    Vamos com tudo. Até sábado. Somos Porto.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.