📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sérgio Conceição 1-2 Vasco Seabra

- Advertisement -

À terceira foi de vez. Depois das derrotas por 0-1 no Estádio do Dragão para o campeonato, e do 3-1 no Estádio António Coimbra da Mota para a Taça da Liga, o FC Porto de Sérgio Conceição conseguiu vencer, e golear, o Estoril Praia na prova-rainha.

O treinador do FC Porto elogiou bastante a formação de Vasco Seabra na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, destacando dois aspetos onde os estorilistas são bastante fortes. Alas a receber por dentro, isto é, tendo em conta que a equipa de Vasco Seabra joga tipicamente num 3-4-3, os seus ‘extremos’ vêm jogar para dentro criando superioridade no jogo interior. Abrindo dessa forma espaço no corredor para os alas se projetarem e darem largura e profundidade ao jogo da equipa (este é o segundo aspeto).

Duas vertentes onde os canarinhos são muito fortes e onde se destacam jogadores como João Marques, Rodrigo Gomes, Rafik Guitane, Heriberto, entre outros. Tendo isto em conta era essencial para as aspirações azuis e brancas que Sérgio Conceição conseguisse anular estas duas situações onde o adversário era mais forte e que lhe causaram tantos problemas nos confrontos anteriores.

Para tal a solução passou essencialmente pelo posicionamento de três jogadores: Pepê, Nico González e Alan Varela. Os ajustes foram simples: Pepê que no papel seria segundo avançado ao lado de Evanilson jogou como terceiro médio (um bocadinho aquilo que Otávio fazia) baralhando as marcações adversárias e criando superioridade no setor intermediário; Nico e Alan estavam responsáveis por saltar na pressão sempre que a bola entrasse nos médios do Estoril (Koba e Mateus) para evitar que o passe entrelinhas chegasse ao ‘extremo interior’ (João Marques e Heriberto); ou então deixavam essa pressão para Pepê e Evanilson (dependendo se fazia sentido saltar na pressão ou ficar na contenção) e preocupavam-se única e exclusivamente com os movimentos interiores desses mesmos extremos; para combater a profundidade dada pelos alas (Wagner e Rodrigo Gomes) teve que existir uma comunicação muito grande entre os jogadores laterais do FC Porto.

Num lado Wendell e Galeno, no outro Francisco Conceição e João Mário. Pegando nos dois jovens portugueses que tiveram pela frente um dos jogadores em melhor forma do futebol nacional, Rodrigo Gomes. ‘Chico’ Conceição ficou com a missão de o acompanhar até praticamente meio do seu meio-campo defensivo, sendo que a partir daí, e em circunstâncias normais, quem ficaria com a ‘fava’ era João Mário. Esta coordenação médio-ala/lateral foi um dos fatores chave, tanto de um lado como do outro, para que o Estoril não conseguisse dar largura ao seu jogo. Largura essa que é essencial no modelo de jogo canarinho para que se crie espaço por dentro para os extremos poderem aparecer com bola em espaços interiores.

Na conferência de imprensa Sérgio Conceição falou disto mesmo. Em resposta ao colega Francisco Martins do Observador, o treinador do FC Porto esclareceu que quis “Utilizar o Pepê como terceiro médio (…) para anular o jogo interior [do Estoril]”. Um ponto para Conceição que soube identificar as maiores ameaças da formação de Vasco Seabra e, além de as conseguir identificar, anulou-as na perfeição, carimbando assim a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Não esquecer é que Vasco Seabra ainda leva vantagem, dois-um, em vitórias esta temporada. O próximo encontro entre os dois treinadores está marcado para a 27.ª jornada. Até lá é desfrutar do conhecimento técnico-tático de cada um.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho quer Paulo Dybala no Benfica: eis os detalhes

José Mourinho está interessado em trazer Paulo Dybala para o Benfica. O técnico das águias já trabalhou com o internacional argentino na Roma.

Luis Enrique compara Vitinha a antigo médio do Barcelona e aborda lesão de Nuno Medes: «É sempre uma preocupação»

Luis Enrique fez a antevisão ao Mónaco x PSG, comparou Vitinha a Sérgio Busquets e abordou a lesão de Nuno Mendes.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «O Nice pressionou de forma ligeiramente diferente, especialmente na primeira parte»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Nice. Os dragões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Europa League.

Ronaldo vs. Messi: Uma discussão sem sentido no duelo do século

Há quem lhes chame extraterrestres. Outros tratam-nos por deuses. Mas Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são apenas dois seres humanos

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e a conquista de Portugal no Mundial sub-17: «O Benfica e a sua formação estão de parabéns»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho e a ausência de Richard Ríos: «Não há Ríos, há outro… acho que esta é a filosofia correta»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho: «Acho que é uma boa maneira de encararmos todas as contrariedades que podemos ter»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.