A sorte nem sempre bate à porta de quem a procura

Ainda se sentia o cheiro a churrasco e a cerveja da afamada festa da Taça quando três freestylers de motocross entregavam a bola a Jorge Sousa para o pontapé de saída da prova rainha do futebol português. Com o Estádio Nacional muito bem composto, dava-se assim início à “repetição” do clássico de há uma semana, bem como da final da Taça da Liga. Aliás, a história da Taça da Liga repetiu-se e mais uma vez o Sporting CP venceu o FC Porto nas grandes penalidades, conquistando assim a 17ª Taça de Portugal da história do clube.

Sérgio Conceição apostou no mesmo esquema tático do jogo da semana passada, mas com o castigo de Jesús Corona, Brahimi ganhou lugar no onze inicial. Do lado do Sporting CP, Keizer foi a jogo num sistema 4-3-3 com Diaby, Raphinha e Luiz Phellype na frente, Bruno Gaspar e Acuña nas laterais, um meio campo a três com Wendel, Bruno Fernandes e Gudelj e a tradicional dupla de centrais Mathieu e Coates acompanhados de Renan na baliza.

Desde o início da partida que o FC Porto foi quem mais procurou o golo e chegou mesmo a estar a vencer por intermédio de Tiquinho Soares, mas não foi por muito tempo, pois Bruno Fernandes, num golpe de sorte (a bola desviou-se em Danilo Pereira), atirou para o fundo da baliza de Vaná. Na segunda parte os azuis e brancos cresceram e tomaram conta do jogo, ainda que sem conseguir concretizar. Os leões aguentaram bem a pressão que estavam a sofrer e tentaram levar o jogo para prolongamento.

Foi aí que a turma de Alvalade conseguiu a reviravolta no marcador e Bas Dost fez explodir a alegria no Jamor. Naquele que foi um prolongamento bastante faltoso, saindo quatro cartões amarelos para o lado do FC Porto e três para o lado do Sporting CP, o FC Porto conseguiu o empate no último lance do jogo, com Felipe a desviar de cabeça para golo. Havia jogo até ao fim no Estádio do Jamor e tudo se ia decidir nas grandes penalidades, onde mais uma vez, o Sporting CP levou a melhor, após Fernando Andrade falhar o penalti decisivo e Luiz Phellype marcar o golo que deu a 17ª Taça de Portugal ao seu clube.

Marega fez, provavelmente, o seu último jogo ao serviço do FC Porto
Fonte: FC Porto

O FC Porto, a nível exibicional, esteve por cima, mas mais uma vez o Sporting CP soube sofrer e gerir o jogo, ganhado novamente nos penáltis. A equipa não conseguiu finalizar nas oportunidades que teve e pagou caro o desperdício de algumas hipóteses de levar a Taça para o Estádio do Dragão. Na hora de bater os penaltis, o FC Porto não conseguiu levar a melhor e os adeptos ficam sem perceber o porquê de alguns titulares habituais não serem chamados a marcar a primeira série de grandes penalidades.

Do lado do FC Porto, Herrera teve uma vez mais uma exibição de encher o olho e foi dos melhores nesta final da Taça de Portugal. No conjunto leonino, Mathieu esteve intransponível na defesa e é um dos grandes responsáveis pela conquista desta taça.

Foi o jogo de despedida para muitos dos craques que estiveram em campo e o fechar da época futebolística em Portugal. Espera-se uma grande revolução no plantel do FC Porto no próximo mercado de transferências com muitas entradas e saídas. Até ao início da época 2019/2020, é necessário erguer a cabeça e começar tudo de novo com ainda mais trabalho e esforço.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim define próximo alvo no mercado depois de já ter gasto mais de 229 milhões de euros

O Manchester United continua a preparar o reforço do plantel. Red devils querem fechar a contratação de Pietro Commuzo.

Eis o primeiro golo de Viktor Gyokeres no Arsenal

O Arsenal está a vencer o Athletic Club por 2-0 num jogo de preparação. Viktor Gyokeres estreou-se a marcar pelos Gunners.

Newcastle fecha internacional alemão por pacote de 40 milhões de euros

O Newcastle garantiu a contratação de Malick Thiaw ao AC Milan. Defesa-central está a caminho da Premier League.

Gil Vicente derrota Nacional na entrada da Primeira Liga 25/26

O Gil Vicente venceu este sábado o Nacional por 2-0 na primeira jornada da Primeira Liga. Gilistas começam a ganhar.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting apresenta participação disciplinar contra Bruno Lage devido à Supertaça

O Sporting apresenta participação disciplinar contra Bruno Lage. Leões consideram haver ofensas do técnico do Benfica a Fábio Veríssimo.

Franjo Ivanovic e o processo de saída do Union Saint-Gilloise para o Benfica: «Sofres muito porque não sabes o que vai acontecer»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado recorda saída do Union Saint-Gilloise.

Franjo Ivanovic não esconde ambição pós-Benfica: «O meu objetivo é jogar nos maiores clubes do Mundo»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado quer jogar nos «maiores clubes do mundo».