📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um grande “NÃO” aos que querem estragar o futebol | FC Porto

- Advertisement -

O futebol vive um dos piores momentos desde a sua existência, com o anúncio da Superliga Europeia e a ingressão de clubes lendários, fica marcada uma página negra na história do desporto que tanto gostamos. Ficam a ganhar os ricos e poderosos, no entanto os clubes com menos capacidade financeira, como o FC Porto, perdem a oportunidade de competir e surpreender os adversários.

Ainda assim, os milhões não compram história. Neste capítulo o FC Porto tem para dar e vender. Foi conhecido através do presidente Pinto da Costa que os Dragões foram uma das equipas sondadas para ingressar na competição, rejeitando esta aproximação não oficial, fica clara uma posição que acompanhada a desaprovação mundial perante este movimento do futebol europeu. Vejamos, é impossível negar que os milhões gerados pela participação seriam como um colete salva-vidas para a situação financeira delicada que os azuis e brancos atravessam, mas o respeito e a admiração que os adeptos e sócios sentem torna-se mais importante neste momento.

Esta é uma posição importante também para o futebol português, um dos grandes a passar esta mensagem significa que a competitividade (que tantas vezes é posta em causa no nosso país) é relevante para o bem do desporto, e a liga pode continuar a oferecer surpresas. A entrada nesta competição de qualquer clube nacional seria um franco desrespeito para os projetos existentes.

Para o FC Porto a competição europeia mais importante é a Liga dos Campeões, é essa que traz os milhões necessários para manter o clube, a emoção em cada jogo e a oportunidade de fazer história tal como aconteceu em 1987 e 2004, com prestações eufóricas para quem acompanha. Jogar contra a Juventus FC ou o Chelsea FC é especial porque são jogos que acontecem com um espaço de tempo longínquo. Numa Superliga seria como jogar um clássico todas as semanas – eventualmente os níveis de motivação tornar-se-iam mais baixos ao longo da competição.

O futebol são as ligas nacionais, os Europeus e Mundiais, o futebol é Champions e Liga Europa, o futebol não são milhões e desdém perante a opinião de quem o apoiou e o tornou o que é hoje, amor incondicional pelo símbolo que carregam ao peito. Todas as equipas que ingressaram na competição, e os que ainda vão ingressar, mostram um desrespeito total pela história, e apresentam também as suas verdadeiras intenções – encher as contas bancárias.

A frase “created by the poor stolen by the rich” (criado pelos pobres, roubado pelos ricos) nunca fez tanta sentido como agora. Um bem-haja a todos aqueles que se opõem a esta aberração desportiva.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira descreve derrota frente ao Fulham como: «Foi a pior, na minha opinião»

Vítor Pereira denominou a derrota deste sábado frente ao Fulham por 3-0 como a pior desde a sua chegada ao Wolves.

Gonçalo Ramos chega aos 100 jogos pelo PSG: eis os números do internacional português

Gonçalo Ramos chegou ao centésimo jogo pelo PSG. O avançado marcou o golo da vitória da sua equipa frente ao Nice.

Nápoles empata frente ao Como 1907 e pode perder a liderança da Serie A

O Nápoles e o Como 1907 empataram a zero durante o final de tarde deste sábado, em jogo da décima jornada da Serie A.

Marco Silva após a vitória frente ao Wolves: «Queremos garantir que este lugar seja a nossa fortaleza e vencemos novamente»

Marco Silva, reagiu à vitória do Fulham deste sábado frente ao Wolves de Vitor Pereira por 3-0, na 10.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: há novidades em relação a Iván Fresneda

Iván Fresneda vai falhar o próximo jogo do Sporting, frente à Juventus e corre o risco de falhar o desafio contra o Santa Clara.

João Noronha Lopes critica debate contra Rui Costa: «O formato não ajudou. Espero que o próximo debate ajude a esclarecer, que deixemos de discutir...

João Noronha Lopes não gostou do formato do seu primeiro debate frente a Rui Costa, relativo à segunda volta das eleições do Benfica.

João Noronha Lopes ao ataque: «Ontem ouvi falar de baboseiras, baboseira é não defender o interesse do Benfica»

João Noronha Lopes fez mais um forte ataque à direção do Benfica, além de criticar a arbitragem do Sporting x Alverca.