Vai-te embora, Tomás Esteves! | FC Porto

O tão famoso e cliché “querer às vezes não é suficiente”, encaixa-se perfeitamente com Tomás Esteves. Aos 19 anos é um dos laterais direitos mais promissores da sua geração e mesmo assim continua a ser visto como dispensável para o FC Porto e para Sérgio Conceição (o treinador nunca pareceu confiar no jogador).

A vontade do jovem é vencer neste Porto, já o afirmou em diversas ocasiões, e detém as capacidades para o fazer – é rápido, cheio de capacidade técnica e parece ter a capacidade mental para que estas novelas, que se vão arrastando, não afetem Tomás Esteves no momento em que seja chamado a jogo.

De relembrar que, em 2020, Pinto da Costa utilizou-o como um trunfo eleitoral, ao renovar o seu contrato, numa altura em que a sua utilização em campo começava a ser reclamada por todos. Seguiu-se o que todos pensávamos que seria um empréstimo para o jogador ganhar rotação e rendimento para assumir a posição nos dragões.

Foi o Reading FC que acolheu Tomás Esteves, e, entre o banco e a titularidade, o defesa tornou-se o terceiro mais jovem a participar numa série de 20 jogos pelos ingleses no século XXI, algo que diz muito sobre a sua qualidade.

Acabado o empréstimo, o regresso ao FC Porto pareceu consensual e faria todo o sentido, afinal, aos 19 anos reúne qualidades que lhe permitem ser uma referência dentro do clube e um exemplo para os jovens.

Imagine-se o choque quando foi anunciado que Tomás Esteves nem sequer faria parte dos planos para a pré-época (ainda que tenha sido posteriormente chamado). Neste momento tornou-se óbvio: Sérgio Conceição não conta de todo com o jovem nem sequer como suplente. Tentou-se então colocar o jogador num clube da primeira liga portuguesa. Mas, teimoso e cheio de vontade de vingar no clube, rejeitou a proposta e insiste ficar no clube.

No decorrer das ocasiões que vão assolando o clube, é completamente plausível assumir que o treinador não vê a formação como uma solução real para os objetivos do clube, no final das contas o clube está suficientemente saudável a nível financeiro para investir milhões em jogadores de qualidade duvidosa.

No momento de decidir que passos dar na carreira, afirmo ferozmente que o jogador apenas atingirá as capacidades que prometeu na formação se abandonar o clube em definitivo (o irmão, Gonçalo Esteves, já deixou o clube). A política de empréstimos é um tiro no pé dos jogadores que nunca conseguem ter a estabilidade suficiente para acrescentar e regressar jogadores feitos.

Temos o exemplo de Bruno Costa que abandonou o clube em definitivo e conseguiu regressar, após demonstrar que consegue ser uma mais-valia em qualquer equipa da liga.

Veremos qual será o próximo passo do Tomás, mas a posição do clube parece ser clara e esperemos que a sua teimosia não o leve a estagnar no clube.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal oficializa contratação de Kepa Arrizabalaga

Kepa Arrizabalaga é reforço confirmado pelo Arsenal. O guarda-redes espanhol deixou o Chelsea por cerca de seis milhões de euros.

Ansu Fati renova contrato com o Barcelona e é enviado para o AS Mónaco

Ansu Fati foi confirmado como o mais recente reforço do AS Mónaco. O extremo renovou igualmente contrato com o Barcelona.

Já há árbitra definida para o Portugal x Espanha do Euro 2025 Feminino

O Portugal x Espanha do Europeu de 2025 de Futebol Feminino vai ser arbitrado pela romena Iuliana Demetrescu.

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal. O treinador argentino rumou a Buenos Aires sem assinar a rescisão com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadora saiu lesionada do treino de Portugal

Portugal continuou a preparar o Euro Feminino 2025 durante esta terça-feira. Telma Encarnação sofreu uma lesão.

Médio do Championship novamente associado ao FC Porto

O FC Porto está interessado em contratar Hayden Hackney. O médio pertence aos quadros do Middlesbrough.

Martim Mayer apresenta a candidatura à liderança do Benfica no dia 9 de julho

Martim Mayer vai apresentar a sua candidatura à liderança do Benfica no dia 9 de julho, numa cerimónia que se vai realizar no Capitólio.