📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Primeira Liga: E à quinta jornada já se traçam horizontes

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Costuma dizer-se, entre os adeptos de futebol, que só a partir da 5.ª jornada da Primeira Liga é que o campeonato começa a entrar nos eixos. É assim que se refresca o calor da euforia de uma liderança isolada à segunda jornada, acalmando as expectativas dos adeptos menos informados sobre esse assunto tão culturalmente importante que é o “da bola”.

Esta edição da liga não poderia ser mais “informativa” nesse sentido, pois muito se decidiu na 5.ª jornada e, estima-se, terá efeitos no longo prazo. Desde logo, em Setúbal, o Vitória local empatou com o de Guimarães a 2 bolas, mesmo jogando com um elemento a menos durante mais de 90 minutos (incluindo descontos – Fabio Pacheco foi expulso ao minuto 1), o que acabou por ditar a saída do técnico Armando Evangelista, há muito contestado, e a entrada de Sérgio Conceição para o seu lugar, o que vem apimentar, e de que maneira, o dérbi minhoto da jornada 6, pois para além do efeito chicotada psicológica que os jogadores vitorianos deverão sentir, Sérgio Conceição treinou o rival Braga na temporada passada, e os arsenalistas encontram-se num excelente momento de forma, depois de baterem, por 5-1, o Marítimo.

As demissões de treinadores não ficaram por aqui. José Viterbo, treinador da Académica, também saiu do comando técnico dos estudantes, depois da derrota com o Boavista, em casa, por 2-0. Resta saber como reagirão os estudantes sob o comando de Filipe Gouveia, novo treinador, em Vila do Conde, frente a um Rio Ave moralizado, depois de bater, de forma clara, o Paços por 3-0, acercando-se dos lugares europeus… à semelhança do Estoril, que também venceu fora – 1-0 em Tondela. Os canarinhos terão no jogo com o União (empatou a zero em casa, com o Arouca) uma hipótese de prolongar o bom momento, os pacenses e os tondelenses quererão dar a volta ao mau resultado obtido na ronda anterior, apesar das difíceis deslocações que terão pela frente (Benfica e Marítimo, respectivamente), tarefa de um nível de dificuldade semelhante ao do Boavista, que para manter os bons resultados terá de pontuar, em casa, frente ao Sporting, que venceu o Nacional por 1-0, num golo no último suspiro do encontro, com Montero a servir de herói para os leões e de carrasco para os madeirenses, que quererão manter a boa performance protagonizada em Alvalade na recepção ao Vitória de Setúbal.

André André festeja um golo que se pode vir a revelar importante Fonte: Facebook do FC Porto
André André festeja um golo que se pode vir a revelar-se importante
Fonte: Facebook do FC Porto

Também o Belenenses quererá manter os bons desempenhos em Arouca, depois da primeira vitória na Liga, imposta ao Moreirense de forma clara, por 2-0, equipa que irá ver-se a braços com uma tarefa complicadíssima. É que os cónegos irão receber um Porto que deixou um dos rivais directos na luta pelo título a quatro pontos, num jogo decidido perto do final, numa jogada de génio, finalizada, de forma sublime, por André André. O médio-centro demonstrou que a boa exibição em Arouca não fora um acaso e sentenciou o clássico frente ao Benfica com o único golo do encontro, coroando, assim, uma enorme exibição.

Restam 29 jornadas, mas já se começam a delinear distâncias… e horizontes.

Treinador da jornada:

Fabiano Soares – A pouco e pouco, o Estoril vai subindo na classificação e já se encontra em lugares europeus, perdendo apenas para os grandes, somando vitórias nos restantes encontros. Frente ao Tondela, Fabiano Soares soube dispor bem a sua equipa em campo e reagiu, quando foi preciso, devidamente, depois da expulsão de um jogador seu.

Antes e durante do jogo, soube ler a realidade que este ia ditando e reagiu às imprevisibilidades de forma a que não comprometesse três pontos tão preciosos quanto difíceis de arrancar.

Jogador da jornada:

André André – No momento em que Varela ganha a bola para o colocar frente a Júlio César já tinha a certeza de que a bola iria entrar e que um dos seus sonhos de criança se iria cumprir. Estava escrito no destino e visualizado no seu imaginário de miúdo que iria, um dia, decidir um clássico. E assim foi. Um golo sublime a culminar uma jogada colectiva fantástica, que também teve o condão de coroar uma exibição aguerrida do centro-campista do FC Porto.

Foto de capa: Facebook do FC Porto

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda do Brasil gostaria de ver Abel Ferreira na Seleção: «Nada contra o Ancelotti, mas…»

Roberto Rivellino, lenda do Brasil, daria uma oportunidade a Abel Ferreira para a Seleção. Português alvo de elogios.

FC Porto x Vitória SC: Já é conhecido quem arbitrará

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Vitória SC para os quartos de final da Taça da Liga. Hélder Carvalho será o árbitro.

Neto de Pinto da Costa critica direção do FC Porto após Gala Dragões de Ouro: «Eu tenho a certeza que não fariam isto com...

Nuno Pinto da Costa, neto de Jorge Nuno Pinto da Costa, deixou críticas à atual direção do FC Porto, após a Gala Dragões de Ouro.

Real Madrid tem nova baixa no plantel

Ferland Mendy é o mais recente lesionado do Real Madrid. Lateral esquerdo tem paragem estimada de cerca de três semanas.

PUB

Mais Artigos Populares

Cruzeiro de Leonardo Jardim anuncia contratação de Neyser Villareal

Neyser Villareal foi oficializado como reforço do Cruzeiro. O avançado colombiano de 20 anos estava ao serviço do Millonarios.

Nuno Espírito Santo e a expulsão de Lucas Paquetá: «Não está bem. Está a sofrer»

Nuno Espírito Santo revela que Lucas Paquetá pediu desculpa após expulsão frente ao Liverpool. Técnico português aborda sucedido.

Portugal: o pequeno país que voltou a provar que é um gigante no futebol mundial

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.