Belenenses SAD 0–3 SC Braga: O topo da Liga é dos Guerreiros

Ao final da sexta jornada do campeonato, o Braga é o líder campeonato português e continua sem saber o que é perder. A equipa minhota venceu no Estádio Nacional do Jamor o Belenenses SAD por três golos sem resposta.

Primeiro tempo começa com ambas as equipas a querer deter a posse de bola. Lances de perigo só começam a surgir à entrada do quarto de hora de jogo no Jamor e foram para a equipa da casa. Minuto 13, cruzamento de Licá vindo da direita e Keita acerta mal perto do segundo poste da baliza do Braga.

Seis minutos depois, os arsenalistas começam a explorar muito bem as costas da defensiva do Belenenses, chegando muito rápido à baliza.  Marcelo Goiano rouba a bola a Fredy e passa logo para Dyego Sousa perto do meio campo. O avançado brasileiro passa de primeira para Wilson Eduardo, já isolado. Muriel defende no frente a frente com o camisola 7 bracarense.

O Belenenses tem as melhores oportunidades da partida no minuto 22. Gonçalo Silva cabeceia ao poste – a partir de um cruzamento de Dálcio após receber a bola de um canto curto – e à barra – após o esférico ter sido aliviado para a faixa direita do ataque. Muito azar para a equipa de cruz de Cristo.

Não marcou o Belenenses, marcou o Sporting de Braga e nunca mais se viu a equipa de Belém em toda a primeira parte. Minuto 26 e chega o golo que Wilson Eduardo já ia procurando (0-1). O avançado adiantou-se bem à marcação de Sasso para encostar ao golo após um cruzamento vindo da esquerda por Ricardo Horta, que viria a estar em destaque nos minutos seguintes.

Depois da assistência, o golo de Ricardo Horta, mas o protagonista foi Muriel. O guarda redes adianta-se a um passe longo do Braga para cortar com o peito. Uma hesitação do brasileiro fez Dyego Sousa conseguir ficar com a bola e subir até ao lado esquerdo da pequena área. Vários jogadores do Braga chegavam no entretanto à área e o avançado entrega para Horta fuzilar e dilatar a vantagem (0-2).

Wilson Eduardo no momento que faz o 0-3 a favor do SC Braga.
Fonte: Bola na Rede

O Belenenses já não sofria golos há duas jornadas, desde o jogo louco contra o FC Porto que terminou 2-3 a favor dos «dragões» no último minuto. Nos últimos dois encontros do campeonato, tinha empatado a zero em casa com o Vitória Futebol Clube e na ilha da Madeira, frente ao Marítimo.

O segundo golo do Sp. Braga foi o atenuar do desânimo da equipa do Belenenses em campo a meio da primeira parte. As bolas ao ferro podiam ter dado o golo que colocaria os lisboetas em vantagem, mas isso não aconteceu. O Braga explorou muito bem as costas do quarteto defensivo do conjunto de Belém, destacando a disponibilidade e entrega de Ricardo Horta, Dyego Sousa e Wilson Eduardo no jogo. Por outro lado, o Belenenses ficava algo nervoso em partir para o ataque e até iniciar pressão alta na primeira fase de construção do adversário. Ainda antes de terminar a primeira parte, Dyego Sousa e Ricardo Horta efetuaram um remate perigoso cada por cima da baliza de Muriel.

Centenas de adeptos do SC Braga agitaram o ambiente no Jamor.
Fonte: Bola na Rede

A segunda parte começou como terminou a primeira. O Braga teve a partida absolutamente controlada a seu favor e ainda conseguiu fazer mais um golo, com Muriel – guarda-redes adversário – a surgir novamente como protagonista. O guardião derruba Ricardo Horta no lado esquerdo da área (há dúvidas se há de facto falta dentro de área) e o árbitro Fábio Veríssimo não teve dúvidas em marcar grande penalidade. Wilson Eduardo converteu com sucesso (3-0).

O Belenenses ainda marcou num lance de excelente execução por parte de Keita aos 85 minutos, que conseguiu fazer um chapéu a Tiago Sá rematando ainda com a bola no ar. No entanto, estava fora de jogo. Mais uma machadada na motivação do Belenenses nesta partida que tinha entrado muito bem, mas foi o Braga a vencer confortavelmente procurando fraquezas do adversário na altura certa. A próxima jornada dos bracarenses será em casa, frente ao Rio Ave, enquanto o FC Porto (com menos 1 ponto) desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica.

Onzes iniciais:

Belenenses SAD: Muriel; Sagna, Gonçalo Silva, Sasso e Reinildo; Nuno Coelho (Zakaria 71’), Lucca, Dálcio (Matija Ljujic 45’); Fredy, Licá (Henrique Almeida 59’) e Keita.

SC Braga: Tiago Sá; Marcelo Goiano, Bruno Viana, Pablo e Sequeira; Claudemir, João Novais, Ricardo Horta (Fábio Martins 82’) e Esgaio; Wilson Eduardo (Eduardo 73’) e Dyego Sousa (Paulinho 63’).

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiga glória do Machester United critica jogador contratado por Ruben Amorim: «Não se encontra nem perto da melhor forma»

Gary Neville deixou críticas a Benjamin Sesko, avançado que chegou ao Old Trafford no presente mercado de transferências. O antigo defesa admitiu que o avançado não se encontra em forma.

Casa Pia volta a emprestar antiga promessa do Celta de Vigo

O Casa Pia decidiu emprestar novamente Raúl Blanco, desta vez ao Alcorcón. O jogador fez a sua formação no Celta de Vigo, onde foi considerada uma jovem promessa.

Tiago Djaló vai deixar a Juventus e há um interessado no central

Tiago Djaló pode deixar a Juventus neste mercado de transferências. O Besiktas está muito interessado no português. O central deverá abandonar Turim a título definitivo.

Eis o valor da proposta do FC Porto por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior pode deixar o Arsenal neste mercado de transferências, com o FC Porto muito interessado no defesa. A proposta dos dragões poderá ser superior aos 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

O raio-x ao FC Porto de Francesco Farioli depois da goleada ao Casa Pia

Diante do Casa Pia, o FC Porto rubricou a sua melhor exibição, particularmente na primeira parte, aniquilando todas as chances dos gansos saírem em transição e matando qualquer hipótese de discutir o jogo.

5 Possíveis Surpresas da Primeira Liga em 2025/26

Os desempenhos da equipa na Liga vieram alimentar ainda mais os ânimos: nove pontos conquistados nos três primeiros encontros.

Os desenvolvimentos sobre Conrad Harder: AC Milan em negociações com agente e Sporting nesta segunda-feira e já há detalhes sobre o negócio

Continuam as negociações do AC Milan por Conrad Harder. O clube italiano está em conversas com o Sporting e o agente do avançado dinamarquês.