CD Santa Clara 2-2 Moreirense FC: Empate com sabor a derrota

    A CRÓNICA: OS RESTANTES 15 “BRAVOS AÇORIANOS”

    O Estádio de São Miguel abriu as suas portas, neste domingo calorento, para a segunda jornada da Primeira Liga, entre o CD Santa Clara e o Moreirense FC. A equipa açoriana apresentava-se com grande baixa no plantel, com apenas 15 jogadores disponíveis, após um surto de Covid-19 ter afetado os mesmos. Apesar do pedido de adiamento de jogo, a equipa do Moreirense não acedeu ao pedido, e viria a jogo com apenas com três mudanças na sua equipa principal, em comparação ao último jogo, frente ao Benfica onde acabou por sair derrotado por 2-1. Desta partida fica o desejo mútuo pela conquista dos 3 pontos.

    Se esperávamos uma primeira parte tranquila estávamos enganados. Primeiros segundos da partida e, o suspeito do costume, Carlos Jr., apareceria entre a defesa do Moreirense e acabava por rematar, ao lado das redes de Pasinato, deixando o aviso de que o jogo será quente.

    Apesar deste primeiro momento de tensão, a partida acabou por acalmar e a centrar-se a meio campo.

    Os espaços deixados pelo Moreirense permitiria ao Santa Clara criar corredores de passagem e, assim,  chegar com mais facilidade à baliza. Costinha é a peça fundamental nesses momentos pois, os defesas do Moreirense esqueciam-se dele e acabariam por marcar Rui Costa ou Lincoln o que lhe dá mais oportunidade para aparecer e rematar. Toda essa calma da turma de João Henriques deixa a equipa da casa mais à vontade e sem pressão.

    Nos primeiros momentos da segunda parte, o Moreirense tentou mostrar mais alguma energia, no entanto, esta seria por pouco tempo e escassa durante todo o jogo. Por outro lado, Carlos Jr. e Ricardinho, em pouco tempo, tentariam aproveitar duas tentativas para marcar mas sem grande efeito. Mas o golo estava guardado para Carlos Jr., aos 59 minutos, que inauguraria o marcador.

    A segunda parte já ia a meio e os ânimos aqueceram, o recém entrado Rodrigo Conceição, aos 76 minutos acabaria expulso por palavras ditas da “boca para fora”.

    Quando se pensava que tudo estaria encaminhado para a vitória, um erro de João Afonso à entrada da área que, em vez de cortar a bola, acabaria por causar falta e seria marcada grande penalidade e, surge o golo de Yan, aos 89 minutos.

    Já em tempo complementar, depois dum canto a bola, e dum toque com a mão de Derik, o árbitro da partida assinala grande penalidade, esta é marcada por Carlos Jr.  que bisa na partida.

    Num jogo impossível de tirar os olhos das quatro linhas, com muita coisa a acontecer, o Moreirense aparece na partida através de André Luis, que de cabeça, à entrada da área, iguala o marcador e fecha o empate ao cair do pano.

    Sem dúvida que este foi um jogo emocionante. No entanto, os Bravos Açorianos, apesar e todas as adversidades, mostraram que honram o nome que levam e o Moreirense, com um pouco de sorte, conseguiu levar um ponto dos açores.

    A FIGURA

    Carlos Júnior é a ameaça maior para o SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Carlos Jr. – Em dia do seu 26º. aniversário, o avançado açoriano voltou a aparecer e acabou por bisar na partida. Apesar do resultado, Carlos Jr. foi sempre atrás da oportunidade para fazer mais e melhor, como já é costume.

     

    O FORA DE JOGO

    João Afonso – O capitão dos encarnados esteve nos dois golos dos cónegos. O penálti cometido, pese embora o natural cansaço, foi displicente para um atleta com a sua experiência. 

     

    ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

    A turma de Daniel Ramos alinhou-se em 3-4-3. Santa Clara jogou num esquema de três centrais com Mansur a baixar para terceiro central do lado esquerdo. Paulo Henrique e Rafa Ramos ficaram responsáveis por dar largura nas alas enquanto o miolo do terreno ficou encarregue de Morita, a atual como pivot defensivo e Lincoln, jogando com maior liberdade. Na frente, Costinha e Carlos Jr. jogam mais descaídos pelas alas, fletindo para terrenos interiores e Rui Costa foi o garante da profundidade insular.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Ricardo Fernandes (3)

    Rafael Ramos (5)

    Mikel Villanueva (4)

    João Afonso (2)

    Mansur (4)

    Lincoln (5)

    Costinha (5)

    Carlos Jr. (6)

    Paulo Henrique (4)

    Morita (5)

    Rui Costa (4)

    SUBS UTILIZADOS

    Ricardinho (5)

    Jean Patric (4)

    Allano (3)

     

    ANÁLISE TÁTICA – MOREIRENSE FC

    A turma de João Henriques jogou em 3-4-3. Steven Vitória, Artur Jorge e Rosic formaram o eixo central. Frimpong e Ismael ficaram responsáveis por conferir largura ao jogo dos cónegos. No centro, Fábio Pacheco teve a companhia de Filipe Soares e, à frente destes, e deambulando pelas alas surgiu Pires. Na frente, a equipa orientada por João Henriques fez atual Rafael Martins, principal referência ofensiva, secundado por Yan.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Pasinato (3)

    Rosic (3)

    Artur Jorge (4)

    Fábio Pacheco (Franco 73’) (4)

    Pires (Ibrahima 84’ )(2)

    Yan Matheus (6)

    Steven Vitória (3)

    Filipe Soares (3)

    Frimpong (4)

    Ismael (3)

    Rafael Martins (3)

    SUBS UTILIZADOS

    Franco (3)

    Derik Lacerda (3)

    Rodrigo Conceição (73’)

    André Luis (4)

    Ibrahima (3)

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    CD SANTA CLARA

    BnR: Foi este um empate com sabor a derrota?

    Daniel Ramos: Este resultado sabe a um ponto mas deviam ter sido três. Fizemos mais q o suficiente por merecer, fomos a melhor equipa em campo. O resultado final também é fruto do cansaço, aparece no final, e não é só físico é mental e isso pesou. A equipa teve fantástica durante o jogo, procurou jogar para ganhar, para marcar. Está de parabéns, fomos novamente, o Santa Clara, com ideia de jogo e disponíveis. Eles mereciam ser premiados e ter festejado a vitoria.

    MOREIRENSE FC

    BnR: Resultado lisonjeiro para o Moreirense que demonstrou grandes dificuldades na primeira parte do jogo. O empate satisfaz-lhe?

    João Henriques: Não acho que sentimos grandes dificuldades. Apenas as dificuldades de uma equipa que defrontou bem uma equipa como o Santa Clara. Viemos à procura da vitória e apenas isso.

    Quem viu o jogo saiu satisfeito. Viemos defrontar a 6 melhor equipa, estão cada vez melhor, equipa forte. Viemos fazer um jogo muito bom, com ambição, mas respeitando as pessoas: o Santa Clara e os seus jogadores.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Benfica pode entrar diretamente na Champions League 2024/25

    O Benfica pode qualificar-se diretamente para a Champions League...

    Faleceu Paulo Abreu, jogador do Xico Andebol

    Paulo Abreu faleceu esta sexta-feira aos 26 anos de...

    FC Porto com grande novidade na preparação do jogo frente ao Sporting

    O FC Porto continuou esta sexta-feira a preparação do...
    Raquel Roque
    Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
    A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.