
Depois do terramoto sentido não só em Lisboa, mas também – com dimensões futebolísticas, apenas – em Moreira de Cónegos, o Benfica reinventou-se. Bruno Lage regressou à Luz e, entre as emoções vincadas e à flor da pele de quem volta a uma casa que conhece bem, não descortinou grandes novidades quanto à pergunta que todos querem ver respondida: como jogará o novo Benfica.
Acima das águias na tabela, o Santa Clara volta ao continente para defrontar as águias feridas em confronto e que se quererão reerguer. O tribunal da Luz pode, finalmente, acalmar, mas é o resultado final do encontro que ditará a sentença. Benfica e Santa Clara defrontam-se em Lisboa este sábado a partir das 20:30 no tão esperado regresso de Bruno Lage aos encarnados.
3 odds para apostar no Benfica x Santa Clara na Betclic
3 aspetos táticos a observar no Benfica x Santa Clara
Novo sistema tático do Benfica: As águias têm material humano para jogar em praticamente todos os sistemas de jogo, excluindo aquele que junta três defesas centrais no onze. 4-4-2,4-2-3-1 ou 4-3-3 são apenas somatórios de números quando, na realidade, são as dinâmicas que mais faltam ao Benfica nesta temporada. Ainda assim, a formação base encontrada por Bruno Lage, que já se mostrou maleável e conciliador, desvendará algumas pistas consoante ao posicionamento de vários jogadores e ao rendimento subsequente a este. Do meio-campo para a frente, são várias as opções disponíveis, mesmo com as lesões de Fredrik Aursnes, Renato Sanches e Tiago Gouveia.

Verticalidade e procura dos extremos do Santa Clara: Os açorianos estão a ser um dos destaques positivos do arranque desta edição da Liga Betclic. As campanhas de Famalicão e Vitória SC têm permitido aos comandados por Vasco Matos trabalhar pela penumbra, longe dos holofotes, mas é preciso realçar a qualidade e eficácia do jogo dos açorianos. A capacidade de sair de forma apoiada, mas vertical, e de acionar os extremos em condições para jogar perto da baliza é destaque no Santa Clara e os números provam-no. Vinícius Lopes e Gabriel Silva estiveram em três dos oito golos marcados pelo clube (num deles ocupando os papéis de assistente e marcador).

Criação de oportunidades e eficácia: A única derrota do Santa Clara esta temporada aconteceu diante do FC Porto num jogo marcado por esta dicotomia. Apesar da superioridade dos dragões, os açorianos gozaram de duas oportunidades clamorosas com o resultado em 0-0 e 0-1 para marcar. Diogo Costa e Wenderson Galeno impediram o jogo de mudar de figura e colocaram Vasco Matos a falar de eficácia. Embora Roger Schmidt levasse os problemas do Benfica meramente para a questão da capacidade de converter em golos as oportunidades, ou seja, da eficácia, as reticências das águias partem da criação. São questões que Bruno Lage terá de responder.
3 registos que a história nos dá
- O Santa Clara só venceu o Benfica por uma vez em 17 jogos. Foi em 2020 e o treinador era… Bruno Lage.
- Foi no Estádio Luz que os açorianos conseguiram bater o Benfica. Ficou 3-4 num jogo com reviravoltas para ambos os lados.
- O Santa Clara está dois lugares acima do Benfica na tabela da Liga Betlic. À partida para esta jornada, defrontam-se o quinto e o sétimo lugares.
3 jogadores a ter em conta no Benfica x Santa Clara

Zeki Amdouni: O Benfica só regressou aos trabalhos na sexta-feira, portanto, os jogadores que marcaram presença nas seleções não deverão ser muito penalizados na estreia de Bruno Lage no comando técnico. O suíço foi destaque da seleção helvética e ainda procura a estreia pelas águias. Pode jogar atrás do ponta de lança ou a partir da esquerda e é um dos nomes que o técnico pode potenciar.

Kerem Akturkoglu: Na mesma linha de raciocínio, o extremo turco chega à Luz valorizado depois de uma paragem para as seleções coroada com um hat-trick de golos bonitos e com toda uma nação aos seus pés. A saída de Rafa Silva pode ser colmatada pelo extremo que joga preferencialmente à esquerda, procurando o pé contrário para definir de fora para dentro. A ligação com Orkun Kokçu ganha potencial.

Ricardinho: Parte do banco o jogador com mais tempo de Santa Clara no clube açoriano. Sem ter feito mais de 100 minutos na Liga Betclic, jogou nos quatro jogos e marcou dois golos. Não se espera que seja titular, mas saltando para dentro de campo como suplente utilizado pode ajudar na dinâmica defensiva de uma segunda linha e ser ameaça de luxo às costas da defesa do Benfica.
3 equipas em campo
Onzes prováveis
Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, António Silva, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Orkun Kokçu; Ángel Di María, Zeki Amdouni, Kerem Akturkoglu; Vangelis Pavlidis.
Santa Clara: Gabriel Batista; Lucas Soares, Sidney Lima, Frederico Venâncio, Luís Rocha, MT; Adriano Firmino, Pedro Ferreira; Vinícius Lopes, Gabriel Silva, Alisson Safira.

Arbitragem:
- Árbitro: Cláudio Pereira
- Assistentes: Tiago Costa e Fábio Silva
- 4.º árbitro: Flávio Jesus
- VAR: Rui Costa
- AVAR: Hugo Santos
REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: