Polivalência de Mangas gera dividendos

- Advertisement -

O Vitória SC somou mais um triunfo na temporada, o primeiro na edição 2024/25 da Primeira Liga, frente ao Arouca. Nélson Oliveira brilhou, mas é Ricardo Mangas quem tem chamado à atenção dos gigantes do futebol europeu.

Adaptado a extremo-esquerdo para “tapar” a saída de Jota Silva, vendido aos ingleses do Nottingham Forest por sete milhões, o lateral de raiz leva três golos em quatro jogos, um dos quais de bicicleta, na vitória frente ao Floriana, a contar para a Liga Conferência, e promete não ficar por aqui.

Conhecido por ser um poço de trabalho, Ricardo Mangas já havia estado em destaque, noutras posições, a representar outros clubes. Emprestado pelo Boavista ao Bordeaux atuou como central, numa linha de três. Ao serviço dos axadrezados brilhou como lateral-esquerdo (posição de origem), extremo-esquerdo e extremo-direito. Independentemente da posição que ocupa em campo, Mangas parece conseguir adaptar-se a qualquer sistema, com sucesso.

Contratado ao Boavista, Mangas chegou a Guimarães em 2023 com um valor de mercado de um milhão e meio de euros. Um ano depois vale quatro e continua a gerar dividendos, com os vitorianos a terem mais um elemento capaz de encher os cofres do D. Afonso Henriques.

Com arestas ainda por limar, como a finta curta, já referido por Rui Borges, técnico dos vitorianos, aos 26 anos o Algarvio leva o melhor arranque na carreira e está a dois golos de atingir o melhor registo individual, desde que se tornou profissional – fez seis golos nos juniores do Tondela e cinco como sénior, no Boavista, antes de rumar ao Vitória de Guimarães.

A “dar coisas que um extremo de raiz não dá”, frase de Rui Borges, Ricardo Mangas pode dar, muito brevemente, o salto para outros patamares, seja na posição em que se formou, seja nas posições às quais se foi adaptando consoante as necessidades das estruturas por onde passou.

Betclic banner

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.