Rio Ave FC: Uma equipa sem novidades e margem para inventos

A época 2016/2017 do Rio Ave avizinha-se tranquila, sem sobressaltos e, à semelhança da temporada transata, talvez seja possível os vilacondenses almejarem novamente uma vaga europeia.

Com uma preparação naturalmente antecipada comparativamente à maioria dos clubes nacionais devido aos seus compromissos europeus, os orientados de Nuno Capucho, treinador estreante no escalão máximo do futebol profissional português, esboçaram frente ao Slavia de Praga aquilo que viria a ser a face dos rioavistas ao longo da época. Apesar da despedida precoce da competição e dos resultados desfavoráveis frente ao Porto e Braga a contar para a Liga NOS, o afortunado triunfo caseiro no período de descontos diante do Feirense motivou sorrisos no Estádio dos Arcos.

Desengane-se quem pensa que a elevação dos cantos da boca é sol de pouca dura, dado que o plantel rotinado e a manutenção dos pilares de épocas anteriores conferem condições suficientes para ambicionarem a conquista do número máximo de pontos em cada um dos seus futuros encontros.

Cássio permanece intocável na baliza, nesta que é a sua terceira época com o símbolo do Rio Ave ao peito, relegando Rui Moreira e o ex-júnior Carlos Alves para o banco de suplentes.

O quarteto defensivo conta com os indiscutíveis Roderick Miranda e Marcelo no eixo, Rafa Soares na lateral esquerda e Pedrinho na direita. Em adição às jovens soluções que são parte integrante da formação de Vila do Conde, o experiente André Vilas Boas, Aníbal Capela e o recém-regressado Lionn, que poderá assumir a curto prazo a titularidade, são igualmente opções válidas.

Nuno Capucho é o homem do leme
Nuno Capucho é o homem do leme

A mobilidade do meio campo promove ao 11 inicial Pedro Moreira, o elemento mais recuado no terreno que tem a árdua missão de fazer esquecer o bielorrusso Bressan, Wakaso, Tarantini e Rúben Ribeiro, que oscila entre as alas e frequentemente constrói o jogo ofensivo em zonas mais recuadas.

Na frente de ataque, a perda de Hélder Postiga enquanto referência fixa originou uma interessante luta entre os jovens Gil Dias e Ronan, ficando Guedes com escassos minutos em campo. Como suporte ao ponta-de-lança, o extremo cabo-verdiano Héldon ou Yazalde ocuparão uma das zonas laterais de acordo com as movimentações dos médios ofensivos da equipa.

A volubilidade do plantel potencia a utilização deste 4-4-2, não sendo de descartar, com as devidas modificações, a opção por um 4-3-3 mais rígido e de menor registo criativo.

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Orkun Kokçu tem 3 interessados na Premier League e define clube onde quer rumar depois do Benfica

Orkun Kokçu pode deixar o Benfica neste mercado. Médio quer rumar ao Liverpool e tem interessados na Premier League.

Enzo Maresca elogia reforço do Chelsea e enaltece vitória contra o Palmeiras: «Uma noite perfeita»

Enzo Maresca abordou a vitória do Chelsea diante do Palmeiras nas meias finais do Mundial de Clubes 2025. Técnico destacou Estêvão.

Imprensa espanhola revela razão que motivou a ausência de Cristiano Ronaldo do funeral de Diogo Jota e André Silva

Cristiano Ronaldo não marcou presença no funeral de Diogo Jota e André Silva. Avançado visto num iate em Maiorca, garantem em Espanha.

Roberto Martínez à saída do funeral de Diogo Jota e André Silva: «Somos uma família e estamos todos juntos»

Roberto Martínez falou aos jornalistas após o funeral de Diogo Jota e de André Silva. Selecionador nacional realçou união.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Ferreira após eliminação do Palmeiras no Mundial de Clubes: «O Chelsea foi melhor que nós»

Abel Ferreira analisou a eliminação do Palmeiras do Mundial de Clubes 2025. Treinador português elogiou o Chelsea.

Philippe Coutinho fica em definitivo no Vasco da Gama e com uma novidade

Após o empréstimo de uma temporada, Coutinho desvinculou-se do Aston Villa e fica em definitivo no Rio de Janeiro.

Arsenal em silêncio após acusações formais de violação a Thomas Partey

Thomas Partey foi acusado formalmente de cinco crimes de violação um de agressão sexual. Arsenal garantiu que não se vai pronunciar.