Académico de Viseu | Um gigante adormecido 

O Académico de Viseu foi, é, e sempre será o maior das Beiras apesar de nos últimos anos ter sido ultrapassado desportivamente pelo rival Tondela, mas tendo em conta aquilo que já foi pode considerar-se um gigante adormecido como tantos outros clubes históricos que militam em divisões inferiores. 

Atualmente o clube encontra-se a disputar a Liga 2 do futebol português e persegue há algumas épocas a subida ao principal escalão do futebol português sem grande sucesso. 

Fundado em 7 de Junho de 1914, este clube histórico e já centenário e na altura sob a designação de Sport Clube Académico passou por muitas fases, umas felizes, outras nem tanto, mas que fizeram do clube viseense um bastião social e cultural da própria cidade. 

Baseado no icónico Estádio do Fontelo um local especial para todos os academistas que viveram neste seu espaço momentos de alegria e tristeza, mas sempre com o coração a pulsar de academismo e a nunca deixar de apoiar o clube da sua terra. 

Jogadores do Académico de Viseu
Fonte: Académico de Viseu FC

O Académico foi formado por um grupo de jovens do liceu Alves Martins juntamente com o Colégio da Via Sacra em conjunto com o Reitor desta instituição. Criaram um clube que ao longo das décadas viria a tornar-se cada vez mais um baluarte não só da região com também do país. 

O primeiro jogo ocorreu, segundo a comunicação social da altura, cerca de uma semana após a fundação frente ao Tondela, equipa à qual venceu, tendo sido entregue como prémio uma bola de futebol. 

Cinco anos depois o clube muda a sua designação para Académico Futebol Clube, nome que se manteria por apenas quatro anos, tendo a organização mudado para União Académica de Viseu. 

É finalmente no ano de 1927 que a agremiação toma o nome com que ficou conhecida durante 79 anos o Clube Académico de Futebol (CAF) e foi com este nome que alcançou os maiores êxitos da sua existência. Por curiosidade, na altura o equipamento alternativo era uma camisa branca listada de verde na horizontal à “Sporting”, calções pretos e meias listadas verdes e brancas. 

Depois de se ter sagrado várias vezes campeão distrital é na década de quarenta que surgem os primeiros feitos relevantes. Neste podemos incluir a primeira subida à II Divisão e o primeiro jogo oficial na Taça de Portugal, uma derrota frente à CUF por 4-2 e a primeira vitória na mesma competição frente ao Elvas por 2-1. 

Atletas do Académico a celebrar um golo
Fonte: Bernardo Benjamim/Bola na Rede

Depois de mais quatro subidas à II Divisão nas duas décadas seguintes, surge na década de 70, mais especificamente na época 1978/1979, a tão almejada por todos os academistas subida ao escalão principal. O primeiro grande feito do clube estava alcançado. 

Apesar de tudo, a experiência não correu bem, tendo o Académico descido na época seguinte, tendo conseguido a primeira vitória na I Divisão frente à Académica por 1-0. 

O Académico de Viseu, que conta com quatro presenças na divisão principal do futebol português, voltaria em 1980 e manter-se-ia pela única vez na época seguinte. A última vez até agora que o clube subiu à I Divisão ocorreu na época 1989/90 finda a qual voltaria a descer aos escalões secundários. 

Saudades dos tempos em que o Fontelo era, depois dos três grandes nessa altura, a equipa com mais lotação no estádio, inclusivamente com pessoas empoleiradas nas árvores à volta do recinto para ver os jogos. 

Como adepto acompanhei com entusiasmo as subidas à então II Divisão de honra em 92/93 e 94/95, mas era sempre pouco para os adeptos que ambicionavam o topo. 

E como nem todas as histórias são um mar de rosas em Janeiro de 2006 quando se encontrava na então II Divisão B por problemas financeiros o clube entra em insolvência e desaparece dos campeonatos nacionais. Voltou no ano seguinte através de um protocolo com o Farminhão, equipa que militava na I Divisão distrital da A.F. Viseu fez renascer o clube começando pelos distritais com a sua designação atual, Académico de Viseu Futebol Clube. 

Daí para cá tem sido uma ascensão meteórica, tendo chegado à Liga 2 em 2013/2014, tendo permanecido nesta divisão até à atualidade. 

Para finalmente alcançar o sonho, o ponto de viragem deu-se em Agosto de 2021 quando a SAD do clube viseense vendeu 61% à Hobra, empresa alemã de investimentos desportivos ligado ao Hoffenheim da Bundesliga que depois reforçou o seu investimento chegando agora a deter 90% da SAD academista.

Académico de Viseu e Marítimo
Fonte: Pedro Figueira/Bola na Rede

Os resultados são positivos e visíveis em muitos aspetos como a melhoria das infraestruturas, na comunicação e marketing do clube, chegaram jogadores com algum nome a Viseu, criaram-se equipas de sub-19 e de sub-23 e uma equipa de futebol feminino.  

Um clube que andava sempre com o credo na boca enfim profissionalizou-se, mas ainda não conseguiu o essencial que todos os sócios e simpatizantes sonham há 35 anos, o retorno ao principal escalão do futebol português. 

E ainda não vai ser este ano, já que se encontra a três jornadas do fim, no 11.º lugar da classificação, já sem hipóteses de subida, e com dois treinadores pelo meio.

Para agravar a situação, a equipa tem apresentado um futebol paupérrimo neste final de época pouco condizente com os pergaminhos do clube de Viseu com os objetivos com os quais começou a atual temporada. 

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Hungria: Charles Leclerc apanha bons ventos e surpreende

A melhor qualificação do ano de Fórmula 1 ficou guardada para a última ronda antes da pausa de verão de 2025

Fim da polémica: Alexander Isak vai voltar aos treinos do Newcastle

Alexander Isak vai voltar a treinar juntamente com os seus companheiros de equipa do Newcastle. O avançado sueco esteve a manter a forma em Espanha.

Boas notícias para Ruben Amorim: Newcastle leva nega por proposta milionária por Benjamin Sesko

O RB Leipzig rejeitou uma proposta milionária do Newcastle por Benjamin Sesko. O avançado esloveno está também na mira do Manchester United.

Mudanças à vista no Sporting? Conrad Harder pode rumar à Juventus e leões tentam contratar Jota Silva e Clayton

O Sporting pode fazer mudanças na frente de ataque. Os leões podem transferir Conrad Harder para a Juventus e receber Jota Silva e Clayton Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal rejeitou proposta de clube português por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior despertou a cobiça de uma equipa portuguesa. O defesa internacional polaco pertence aos quadros do Arsenal.

Andrea Belotti pode voltar a Portugal e está na mira de Braga e Vitória SC

Andrea Belotti tem vários interessados na Europa. O avançado internacional italiano é cobiçado pelo Braga e pelo Vitória SC.

FC Porto pode emprestar Iván Jaime a clube da Ligue 1

O Brest está muito interessado em contratar Iván Jaime neste mercado de verão. Emblema francês abre contactos por um empréstimo.