📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Três centrais: uma alternativa?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O futebol pode ter diversos sistemas táticos e várias dinâmicas dentro dos mesmos. No Sporting, Jorge Jesus tem optado sempre pela mesmo sistema, mas com algumas nuances táticas, em virtude dos jogadores que estão disponíveis. Porém, de uma coisa Jesus raramente tem abdicado: a linha de quatro no setor defensivo.

Uma das raras vezes em que Jesus alterou essa regra foi no dia dois de novembro, na deslocação a Dortmund para a Liga dos Campeões. Os leões perderam por 1-0, devido a um golo apontado por Adrián Ramos, avançado colombiano que, entretanto, já deixou o clube alemão. Nesse encontro, Jesus surpreendeu, colocando um trio composto por Paulo Oliveira, Sebastián Coates e Ruben Semedo à frente de Rui Patrício. Os laterais Schelotto e Zeegelaar ocuparam as alas direita e esquerda, respetivamente. Sem Adrien Silva, que estava a recuperar de lesão e apenas entrou na segunda parte, foram William Carvalho e Bruno César a ocupar o meio campo, com Gelson Martins e Bryan Ruiz a serem “falsos extremos”, no apoio ao ponta de lança, que foi Castaignos.

Com esta disposição em campo, a equipa leonina surpreendeu, dando uma boa resposta num dos campos mais difíceis da Europa, em Dortmund. Melhor na segunda parte, depois da entrada de Bas Dost para o lugar do seu compatriota Castaignos, os leões tiveram oportunidades para marcar mais do que um golo na Alemanha e perderam o jogo por manifesta ineficácia. O que eu pretendo tirar desse jogo é o bom desempenho dos jogadores, alinhando num sistema totalmente diferente do que é normalmente apresentado em competição. Assim sendo, a minha questão é: será que este desenho tático não poderia ser mais vezes utilizado, tanto como alternativa durante as partidas ou logo a partir do início dos encontros?

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United respira com lucros de 15 milhões graças a cortes e à venda de Alejandro Garnacho

A reestruturação em Old Trafford começa a dar frutos com o clube a apresentar um resultado positivo de 15,2 milhões de euros, apesar da dívida recorde.

Antigo jogador do FC Porto elogia resistência de Ruben Amorim: «O mundo inteiro está a observar e a julgar»

Benni McCarthy elogia a força do Ruben Amorim, que sobreviveu a um início caótico e começa agora a colher frutos no Manchester United.

Paulo Bento e a evolução da Seleção: «Portugal não depende tanto de Cristiano Ronaldo como dependia há uns anos»

Paulo Bento passou em revista quase 40 anos de carreira. Do acaso que o lançou no Estrela da Amadora à mágoa dos títulos perdidos no Sporting.

Eis os onzes oficiais de Nice e Braga para o jogo da Europa League

O Nice recebe o Braga na 6.ª jornada da Europa League. Minhotos em França perante uma equipa que ainda não pontuou na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador da Juventus recorda chegada de CR7 ao balneário e deixa conselho: «Sigam um exemplo como o do Cristiano Ronaldo e não como...

Claudio Marchisio recordou a chegada de Cristiano Ronaldo à Juventus em 2018. Antigo médio falou no português como uma «superestrela».

Decisões em janeiro: eis os próximos adversários e datas dos jogos do Benfica e do Sporting na Champions League

O Benfica e o Sporting procuram fechar o apuramento para a próxima fase da Champions League. Próximos passos só em janeiro.

Portugal recebe Espanha na luta pelo Euro Feminino Sub-19 2026: eis a constituição do grupo

Sorteio difícil para a Portugal, o apuramento decide-se em solo nacional, mas obriga a bater a poderosa Espanha.