As 5 melhores prestações dos Leões na Liga Europa – Olhar a história e antever o “playoff”

    As andanças do Sporting pelas competições nacionais não estão nada favoráveis. Em semana de futebol internacional, e no que diz respeito ao Sporting CP, a Liga Europa mostra-se como a última chance de tentar, ao menos, salvar a época dos leões e resgatar grandes exibições pelo continente fora.

    É então necessário saber o caminho que o Sporting Clube de Portugal percorreu por terras de Liga Europa, analisando as cinco melhores prestações e antever a exibição leonina no play-off de acesso aos oitavos de final da competição, frente ao FC Midtjylland.

    Sporting CP 16-1 APOEL (1963)

    Não, não está a ler mal. O resultado fechou mesmo em 16-1 num jogo a contar para a Taça das Taças. Apesar da competição ter sido extinta ainda antes da Taça UEFA, juntámos este jogo pelo recorde de golos marcados e porque não existe, atualmente, uma competição que se possa considerar a sucessora. Ao intervalo, os leões goleavam já por 6-1, com a segunda parte a mostrar-se um autêntico massacre para a equipa do Chipre. O angolano Mascarenhas contou com seis golos durante a partida.

    Red Boys Differdange 0-7 Sporting CP (1981)

    A passos largos do século XXI, voltam a ser encontrados totais chacinas feitas pela equipa de leão ao peito. Desta vez, a viagem na década de 80 até ao Luxemburgo resultou num pesado 7-0 imposto ao clube de Differdange. No onze inicial, faziam parte os míticos Rui Jordão e Augusto Inácio, que assinalaram um golo cada.

    Sporting CP 7-0 FC Poli Timisoara (1990)

    Em cima da década de 90, o Estádio José Alvalade enchia para receber mais um encontro do Sporting na Liga Europa, antigamente chamada, também, de Taça UEFA. E, novamente, a história voltou a repetir-se com sete golos sem resposta perante a formação romena. Jorge Cadete marcou por três vezes e o mítico Fernando Gomes bisou. Nova goleada dos leões na competição.

    Sporting CP 6-1 Halmstads BK (2001)

    Já no virar do século, as grandes exibições do Sporting na Liga Europa continuavam a surpreender milhares e milhões de adeptos. Desta vez, frente aos suecos do Halmstads, o placar fechou com um pesado 6-1, com Jardel a assinalar três golos, e com Paulo Bento na lista de marcadores, tendo faturado uma vez nesta partida.

    Qarabag FK 1-6 Sporting CP (2018)    

    O último duelo dos leões na Liga Europa que se destaca foi mesmo o triunfo sobre o Qarabag. Com Bas Dost, Nani e Bruno Fernandes no onze, os leões ainda passaram a fase de grupos, mas caíram nos 16-avos de final da competição perante o Villarreal CF. Os caseiros ainda fizeram o 1-1, mas mal sabiam o que estava para vir.

    Num presente cada vez mais perto, as presenças do Sporting em terrenos de Liga Europa têm sido cada vez mais escassas, fruto das grandes prestações que os leões têm feito nos campeonatos nacionais dos últimos anos, podendo subir diretamente à Liga dos Campeões.

    Este ano, a história parece não se repetir. A má posição que ocupam na tabela classificativa coloca o Sporting em terrenos perigosos e muito longe da liga milionária. Esta quinta-feira, têm pela frente os dinamarqueses do Midtjylland. É hora de lançar a última cartada para a formação de Alvalade tentar, pelo menos, salvar a época.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Soares
    André Soares
    "O André está neste momento a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação, na mui nobre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mas não é em Vila Real que tem as suas raízes. Tondela foi, e é, a sua casa, e muita da paixão que tem, especialmente pelo futebol, deve-o ao seu avô, que lhe incutiu, e muito, o vício da bola desde pequeno". Escreve com acordo ortográfico.