A “democracia” verde e branca

Após uma conturbada e polémica Assembleia-Geral do Sporting CP, onde houve beijinhos à mistura, Frederico Varandas foi alvo de contestação por parte de muitos associados, que o assobiaram no Pavilhão João Rocha. À saída, nas curtas declarações que foi deixando à imprensa, o atual presidente do clube leonino afirmou que no Sporting CP impera a democracia. Será mesmo assim?

O método de voto do clube beneficia os sócios mais antigos. Quero com isto dizer que, quanto mais anos de sócio um indivíduo tiver, maior o seu número de votos a favor. Assim, o número total de votos numa eleição não significa que seja a vontade da maioria, mas sim do número de pessoas que tem mais anos de afiliação ao clube. Justo? Na minha ótica, não.

Olhemos agora para o caso do atual presidente do Sporting CP. Frederico Varandas por várias vezes, para se defender das críticas, reforçou que no clube o que existe é democracia. Contudo, a sua própria eleição não é, quanto a mim, digna de uma situação democrática. No ano passado, em Setembro, decorreram umas eleições das mais quentes na história do clube, e foi o ex-médico do clube o vencedor com 42,32% dos votos, enquanto que João Benedito, candidato que ficou em segundo lugar, teve 38,64%. Contudo, olhando para a percentagem de votantes, o caso muda de figura. Se o Sporting CP utilizasse um sistema de votação totalmente democrático, com um voto por sócio, teria sido João Benedito o vencedor, com 43,46% dos votos, enquanto que Frederico Varandas ficava apenas pelos 38,92%, na segunda posição.

A contestação à direção leonina tem subido de tom
Fonte: Sporting CP

Se analisarmos também os resultados da última Assembleia Geral, verificamos que o caso é semelhante. O Relatório e Contas do clube, do exercício da época 2018/2019, foi aprovado por 52,95% dos votos, mas se analisarmos o número de votantes, constatamos que 756 sócios votaram contra e apenas 596 é que deram o parecer positivo às contas do clube.

Concluindo, a democracia que Frederico Varandas apregoa não é correta. A maneira como foi eleito não representa a vontade da maioria dos sócios e o atual sistema de votação não é, nem nunca será, justo enquanto se der mais votos a uns do que a outros. Julgo que deveria ser um tema discutido, mas duvido que o atual presidente tenha intenções de mudar, uma vez que tem sido o principal beneficiado desta situação.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

PUB

Mais Artigos Populares

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...

Nuno Espírito Santo deixa o Nottingham Forest

O Nottingham Forest deverá anunciar nas próximas horas a saída de Nuno Espírito Santo do cargo de treinador principal.