A Esperança e o Natal são verdes

- Advertisement -

porta

E, de repente, chegou Dezembro. Hoje é dia de Natal, dia de família, de prendas e de Esperança. E tal como a Esperança, o verdadeiro Natal é verde, algo que nem a mais famosa marca de refrigerantes pode mudar.

2015 foi um ano cheio de misturas sentimentais; foi um ano de vitórias, conquistas, desilusões e poucas – mas marcantes – derrotas. Os meses de Janeiro e Fevereiro ditaram o afastamento de duas competições: Taça da Liga e Liga Europa, respectivamente. Algo encarado como normal, uma vez que uma delas é uma taça que só interessa ao “Menino Jesus” e a outra não era uma das prioridades da época. Ainda assim, ficou a sensação que o jogo de Alvalade frente ao Wolfsburgo poderia ter tido outro resultado e dado outro destino à eliminatória.

Já o mês de Março, trouxe um dos grandes dissabores da época. A derrota – vergonhosa – no Dragão, por esclarecedores 3-0, afastou definitivamente os leões do título e mostrou, acima de tudo, que os leões de Marco Silva não tinham a estaleca necessária para enfrentar os portistas e, sobretudo, o rival da Luz.

O último dia de Maio trouxe o maior e mais saboroso momento do ano de 2015. A vitória com contornos épicos no Jamor, conquistada nas grandes penalidades e depois de um empate alcançado já para lá dos noventa minutos, deu uma despedida condigna a Marco Silva e trouxe para Alvalade uma Taça que nos escapava há demasiado tempo.

A chegada do Verão a Alvalade pode ser descrita como “quente” ou até “a ferver”. De escorraçado da Luz à recepção apoteótica de Alvalade passaram pouco mais de um par de dias na vida de Jorge Jesus. O desejo de Virgolino Jesus cumpriu-se  – finalmente – e o treinador bicampeão chegava à sua “cadeira de sonho”. Com esta entrada, as posições entre os lados da segunda circular extremaram-se e o clima de guerra chegou para ficar. Situações vergonhosas de parte a parte, discursos encomendados e personalidades bacocas apareceram em cena e ridicularizaram duas das maiores instituições desportivas portuguesas.

O dia de aniversário do clube trouxe consigo uma das melhores prendas possíveis: O regresso de Jesus a casa Fonte: Sporting CP.
O dia de aniversário do clube trouxe consigo uma das melhores prendas possíveis: O regresso de Jesus a casa
Fonte: Sporting CP.

A época desportiva 2015/2016 não podia ter começado de forma melhor para o Sporting Clube de Portugal. A vitória na Supertaça de Portugal,  em terras algarvias, veio trazer justiça a Jorge Jesus e veio dar início à mudança de paradigma no universo leonino. Deixamos de procurar desculpas para as – demasiadas – derrotas frente aos encarnados e começamos uma sequência que vai, até ao momento, em três vitorias consecutivas.

Ainda assim, o mês de Agosto ditou também o afastamento da milionária Liga do Campeões. Uma eliminatória disputada até ao último segundo e em que o Sporting merecia seguir em frente.
O último trimestre trouxe o Sporting até à liderança do campeonato; com vitórias categóricas na Luz, três pontos conquistados a ferros nos últimos segundos e uma nova mentalidade em todo o grupo de trabalho. Mérito total para Jorge Jesus e para a cultura vencedora que conseguiu trazer a uma equipa jovem mas que por vezes falhava nos momentos capitais. Como momentos menos bons, a exibição horrível e o resultado trazidos da Albânia. Algo que nenhum Sportinguista pode – ou deve – esquecer, até porque tem que ser uma lição a ser aprendida: Não interessa o adversário ou o seu nome, quando se veste a camisola verde e branca, todos os jogos são para vencer.

Dezembro chegou, e com ele o afastamento da Taça de Portugal e uma derrota inesperada na Madeira. Confesso que tinha grandes esperanças em relação à prova rainha, queria voltar ao Jamor e a todo aquele ambiente que não existe em mais nenhum lado em Portugal. Os três pontos perdidos na Madeira foram apenas algo que faz parte do futebol, num jogo que parecia saído do “Football Manager”, inúmeros remates e posse de bola, guarda redes adversário como melhor em campo e um golo sofrido no único remate à baliza do União da Madeira.

Falta um jogo ainda até ao término do ano, mas o resultado é o menos importante no jogo frente ao Paços de Ferreira. A Taça da Liga deve ser utilizada como prova para apostar nos jovens leões e nos jogadores menos utilizados por Jorge Jesus. Digo isto porque o verdadeiro foco dos leões terá que estar no jogo que se vai disputar no dia 2 de Janeiro, e em recuperar a liderança perdida para o FC Porto. Voltar ao lugar que merecemos e, espero eu, com uma exibição convincente como a conseguida na Luz, terá que ser a prioridade. Quero um leão autoritário, mandão e cheio de vontade de ser campeão.

2015 foi o regresso dos leões aos títulos e ao topo do panorama futebolístico nacional, algo que terá que ter continuação no próximo ano. Confesso que tenho as Esperanças altas, que tenho grandes expectativas para o trabalho de Jesus e que quero festejar em Maio o título nacional que nos faltou este ano. Já é altura disso, temos equipa para tal, e temos os melhores adeptos do Mundo nas nossas bancadas.

Em nome da Bola na Rede, e como editor da Secção Sporting Clube de Natal, os meus sinceros votos de Feliz Natal para todos os nossos leitores. Para os Sportinguistas, que todos os vossos desejos se cumpram e que passem esta época junto das vossas famílias, com o máximo de felicidade possível.

O meu desejo para 2016 é simples: espero vos ver, Sportinguistas, a festejar comigo em Alvalade, no próximo mês de Maio.

Boas Festas a todos!

Foto de Capa: Sporting CP

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador luso-francês na Ligue 1: Le Mans anuncia a continuidade de Patrick Videira

O Le Mans anunciou a renovação do contrato de Patrick Videira, treinador luso-francês que levou o clube desde o terceiro escalão à Ligue 1.

Marco Silva e a sucessão a José Mourinho: «Eu era a primeira opção para o presidente. O que está para trás não me interessa»

Marco Silva foi apresentado como o novo treinador do Benfica. O técnico reforçou que era a primeira opção de Rui Costa para a sucessão de José Mourinho.

EM DIRETO: Marco Silva é apresentado como o novo treinador do Benfica

A apresentação de Marco Silva como o novo treinador do Benfica está marcada para as 17h desta sexta-feira, no Museu Cosme Damião.

Thibaut Courtois relembra memória com José Mourinho: «Também tivemos as nossas picardias…»

Thibaut Courtois falou sobre a chegada de José Mourinho ao comando do Real Madrid. Guarda-redes belga deixou elogios ao treinador português.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes comenta a saída de José Mourinho: «Foi uma honra trabalhar com ele. Tem um carisma e uma aura em redor dele»

Fredrik Aursnes deixou fortes elogios a José Mourinho e revelou o momento em que percebeu que o técnico estava de saída do Benfica para o Real Madrid.

André Silva e o regresso ao FC Porto: «Mais cedo ou mais tarde tinha de voltar»

Nove anos depois, André Silva foi confirmado como reforço do FC Porto. Avançado português refletiu sobre o regresso ao Dragão.

André Villas-Boas reflete sobre a nova contratação do FC Porto: «André Silva sabe o que é ser Porto»

André Silva foi anunciado como reforço do FC Porto esta sexta-feira. André Villas-Boas destacou a ligação do avançado aos dragões.